Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > China está sob golpe militar e Xi Jinping está preso #boato

China está sob golpe militar e Xi Jinping está preso #boato

China está sob golpe militar e Xi Jinping está preso, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Xi Jinping foi preso após um golpe militar ser executado na China. Voos para o Tibet foram cancelados, tanques rumam a Pequim e o novo presidente será Li Qiaoming.

Nesta semana, estamos vendo diversos conteúdos que apontavam para algo “grandioso” que iria ocorrer no dia 24 de setembro de 2022. Estamos no dia 24 de setembro e, como muitos puderam perceber, não houve “grande reset mundial” ou mesmo “fim do mundo”. Porém, rumores apontam para algo da China.

De acordo com diversas mensagens que circulam na internet, o presidente da China Xi Jinping teria sofrido um golpe de estado por meio das forças militares e estaria preso. No seu lugar, entraria o militar Li Qiaoming.

A prova para a tese está em algumas supostas evidências. A primeira é que “voos” teriam cessado em diversas regiões da China, que veículos militares estariam rumando para a capital e que Xi Jinping teria “sumido”. Leia algumas das versões da história que circulam online:

Versão 1: Rumores no Twitter sobre um golpe militar na China, que a Saida de Xi Jinping do poder teria sido antecipada pelos militares, foi cancelado mais de 6000 voos, tráfego ferroviário totalmente suspenso, tropas militares são massivamente transferidas para Pequim, veja o vídeo abaixo.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 2: Rumores de que está tendo golpe militar na China. 80km de blindados militares na província de Hebei. Parece que estão afastando ou deixaram o presidente Xi em prisão domiciliar. Explosões foram ouvidas e na reunião militar do CCP não foi visto e nem falado no Xi. Até agora rumor!

China está sob golpe militar e Xi Jinping foi preso?

A história, que cairia como uma bomba na internet, não demorou para se espalhar com tudo. Só que, pelo menos com o que temos por enquanto, não é possível apontar que a tal prisão de Xi Jinping e o golpe militar na China não passam de boatos.

Para chegar à solução do caso, resolvemos buscar por informações em fontes confiáveis. Conseguimos notar que maioria absoluta trata a informação como um boato que só surgiu em fontes confiáveis.

De acordo com este artigo de checagem na Índia (a história cresceu no país após um político falar sobre o “rumor de prisão”), não há qualquer evidência de mudanças no tráfego aéreo no país. Há, inclusive, essa publicação que mostra que o fluxo de voos na China ainda é grande. Isso pode ser confirmado em uma averiguação no Flight Radar. O número de voos cancelados para o aeroporto internacional de Pequim é baixíssimo.

Sobre os veículos militares: há três pontos a se destacar. O primeiro é que o vídeo em questão é tão curto que não é possível dizer que há um número significativo de veículos (postagens falavam em 80km de veículos). O segundo é que exercícios militares são comuns na China e não significariam um golpe.

Sobre o presidente. A hipótese mais plausível é que ele esteja cumprindo quarentena após participar de um encontro com outros presidentes (como, por exemplo, Valdimir Putin) no Uzbequistão. Não há qualquer confirmação (nem pelo exército da China) de que ele tenha sido preso).

Vale apontar que, depois que a história viralizou na internet, diversos especialistas em China classificaram como fake as informações que circulam sobre golpe. Veja algumas das postagens aqui e aqui.

Resumindo: pelo menos até o momento (escrevemos isso porque informação sobre o país não é o forte da China), a informação que aponta que a China passou por um golpe militar e Xi Jinping está preso não passa de um boato baseado em evidências frágeis ou já refutadas.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso