Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Carros elétricos são abandonados e estão contaminando o solo em Paris (França) #boato

Carros elétricos são abandonados e estão contaminando o solo em Paris (França) #boato

Carros elétricos são abandonados e estão contaminando o solo em Paris (França), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Centenas de carros elétricos foram abandonados em Paris, na França, e estão contaminando o solo com suas baterias.

A cada ano são gerados 53 milhões de toneladas de resíduos de equipamentos elétricos e eletrônicos em todo o mundo, segundo os dados da Universidade das Nações Unidas. A maior parte desses produtos vai parar no lixo – e é aí onde está o grande problema. O descarte irregular de lixo eletrônico pode causar uma série de doenças devido a predominância dos metais pesados, além da contaminação do meio ambiente.

Apesar da falta de discussão sobre o assunto, o tema fez sucesso nas redes sociais depois que uma foto viralizou pelo Facebook e WhatsApp. A imagem mostra uma frota de veículos elétricos. De acordo com a publicação, os carros elétricos foram abandonados e estão contaminando o solo em Paris, na França. Leia o que diz a mensagem:

Centenas de carros elétricos no município de Paris apodrecem e espalham os seus produtos tóxicos para o solo. As empresas de reciclagem não as aceitam até as baterias saírem primeiro. A Índia, que tentou livrar-se deles, recusa-se a importá-los. Nenhuma empresa quer até agora lidar com a questão da “bateria”. Para que possamos sair lentamente do nosso conto de fadas verde. 

Carros elétricos são abandonados e estão contaminando o solo em Paris (França)?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A indignação em relação ao tema é legítima, mas (infelizmente) não podemos dizer o mesmo sobre a história, já que está baseada em uma informação falsa. A foto é real, mas os carros não estão abandonados ou contaminando o solo em Paris.

O primeiro indício que nos levou ao golpe, está nas características da mensagem, que é vaga, alarmista e não possui datas e fontes confiáveis. Outro detalhe que nos deixou com a pulga atrás da orelha foi o histórico de boatos com imagens fora de contexto (confira aqui, aqui e aqui).

Com isso em mente, resolvemos buscar mais informações sobre o assunto. Para a nossa surpresa, descobrimos que a foto é real, mas a história por trás dela é bem diferente. Na verdade, os carros não estão abandonados e nem estão “contaminando o solo”, como afirma a mensagem.

A história começou a circular em sites franceses. Na época, as mensagens apontavam que “dezenas de milhares de baterias que vazam e derramam os seus produtos tóxicos no solo”. O serviço de fact-checking do site LCI desmentiu a informação e explicou que, embora seja verdade que centenas desses carros estejam armazenados na cidade de Sologne, eles não estão abandonados. O site também informou que a prefeitura acompanha os locais onde os Autolibs estão armazenados.

No desmentido, o site também explicou que os veículos estão em bom estado de conservação e que o “depósito” é gerido pela empresa Autopuzz. A empresa realiza o reparo dos veículos e depois revende. Outro depósito, que também aparece nas imagens, pertence à empresa Atis Production. A empresa foi questionada pelo  France Info, mas não detalhou o que faria com os Autolibs. Apesar do estado de conservação, os carros não representam um risco imediato ao meio ambiente, pois suas baterias foram extraídas. Ou seja, tudo #boato.

Os carros também foram assunto no La Nouvelle République. De acordo com o site, os carros estão sendo alocados na região, mas não representam riscos. A imagem e a história também circularam em inglês e foram desmentidas por outros sites como, por exemplo, o Snopes.

Resumindo: os carros elétricos não foram abandonados e tampouco estão contaminando o solo em Paris, na França. Isso porque, embora a imagem seja real, a história por trás dela está equivocada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3aIzl5T
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3w3sv3d
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3wa3LY1