Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Vídeo mostra caça MiG-25, do Azerbaijão, sendo abatido por artilharia antiaérea da Armênia #boato

Vídeo mostra caça MiG-25, do Azerbaijão, sendo abatido por artilharia antiaérea da Armênia #boato

Vídeo mostra caça MiG-25, do Azerbaijão, sendo abatido por artilharia antiaérea da Armênia, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um vídeo mostra o momento em que o sistema de defesa antiaéreo da Armênia abate um caça MiG-25 do Azerbaijão.

Enquanto o mundo tem os olhos voltados para a Covid-19 (nesta semana, tivemos, mais uma vez, o recorde de casos diários), ainda há países que, nem durante a pandemia, estão em paz. É o caso da Armênia e do Azerbaijão.

As duas ex-repúblicas da União Soviética protagonizam conflitos desde quando a Armênia declarou independência do Azerbaijão. O último deles ocorreu em setembro e outubro de 2020 e foi interrompido (na teoria) por um acordo de cessar-fogo entre países. No meio disso, um vídeo começou a circular na internet.

As imagens mostram o que seria um ataque de um caça MiG-25 do Azerbaijão na Armênia. As imagens mostram uma intensa troca de disparos entre a aeronave e o sistema antimísseis armeno. No final, o caça é abatido. Leia algumas mensagens que circulam online (o vídeo que está viralizando por aí você assiste mais abaixo):

Versão 1: Caça MIG 25 do Azerbaijão sendo abatido por artilharia anti-aérea da Armênia Versão 2: Aconteceu na Armênia : Mig 25 abatido por sistema de defesa antiaérea Versão 3: Confronto de um MiG-25 do Azerbaijão com o sistema de defesa aero-terrestre da Armênia

Vídeo mostra caça MiG-25, do Azerbaijão, sendo abatido por artilharia antiaérea da Armênia?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As imagens são incríveis e, de fato, Azerbaijão e Armênia enfrentam momentos de tensão. Porém, contudo, todavia, o vídeo em questão não tem nada a ver com um MiG-25 do Azerbaijão sendo abatido por um sistema de defesa antiaéreo da Armênia.

A mensagem, a ausência de notícias e o histórico já nos causam desconfianças. A mensagem tem características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e falta de citação de fontes confiáveis.

E, ao buscar pelo vídeo em questão em qualquer fonte confiável, nada encontramos. Vocês acham que um vídeo como esse ficaria se fora de notícias sobre os conflitos Armênia-Azerbaijão se fosse real?

Vale apontar que vídeos falsos de conflitos bélicos são comuns na internet. Apenas neste ano, desmentimos vídeos atribuídos a sistemas antimísseis dos Estados Unidos e Israel. E, assim como nos casos citados, o vídeo em questão vem de um canal do YouTube especializado em computação gráfica.

O vídeo em questão foi publicado no canal do YouTube Reisaionji no dia 22 de agosto deste ano. Na descrição do vídeo não há nada sobre “conflito Armênia-Azerbaijão”, “MiG-25” ou descrição da realidade. “A-10 Thunderbolt Warthog Thunderbolt CRAM Sius ARMA3 Armor 3”, diz a descrição do vídeo. No canal, há diversos vídeos feitos em animação gráfica.

Resumindo: a história que aponta que um vídeo mostra um caça MiG-25 sendo abatido pelo sistema antiaéreo da Armênia é falso. As imagens em questão são de um canal do YouTube do Japão especializado em animação gráfica.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK