Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Bandidos não estão colocando bichinhos de pelúcia em carros para realizar assaltos

Bandidos não estão colocando bichinhos de pelúcia em carros para realizar assaltos

Bandidos colocam bichinhos de pelúcia em carros para realizar assaltos, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Bandidos estão colocando bichinhos de pelúcia em carros para assaltar e sequestrar pessoas para tráfico humano

Análise

Todos os dias descobrimos novos truques utilizados por bandidos para realizar assaltos, sequestros e outros crimes. Alguns são tão engenhosos que até Deus duvida. E de acordo com uma história que está circulando na internet, mais um truque foi revelado.

Segundo uma publicação, bandidos estariam usando bichinhos de pelúcia para assaltar e sequestrar pessoas para tráfico humano. Ainda segundo a história, os bichinhos de pelúcia podem ter GPS (para os bandidos saberem onde você mora) ou drogas que, ao serem tocadas, podem causar tontura e te fazer perder a consciência (e o sequestro ser realizado no local). Confira:

“Novo método usado pelos criminais do tráfico humano pra te sequestrar e te pegar. Aqui ó, eles colocam algum bichinho no carro, alguma coisa assim, alguma coisa no teu parabrisa, pra você ficar curiosa, tirar, passar aquele tempo tirando tudinho. Mas não faça isso! Deixa ali, entra no carro, tranca as portas, dirige ao redor um pouco, põe alguma sacola, alguma coisa na sua mãos e daí, você tira ali e joga no lixo, porque não vai pra casa, porque pode ter algum GPS ali dentro pra eles poderem ver onde você está.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

E também não encoste no bichinho, no objeto que estiver ali, porque pode estar drogado. Então, tem muitas drogas quando você encosta, você já pode começar a sentir mal, a passar mal e perder a consciência. Isso tá aconteendo ao redor do mundo inteiro, não só aqui nos Estados Unidos. Então, presta muita atenção e compartilha esse vídeo com mais pessoas, para que mais pessoas ficam sabendo disso”.

A história ganhou as redes sociais, em especial, o Tik Tok e deixou muita gente apavorada. Apesar disso, ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto. Além disso, não é de hoje que história mirabolantes sobre truques para sequestro e assalto são compartilhadas na internet. Aqui no Boatos.org já desmentimos algumas, como a que dizia que uma mulher estaria usando panelas para realizar sequestros e outra que afirmava que bandidos estariam usando um papel com droga que funciona pelo toque para realizar sequestros.

A partir disso, vamos te responder se vale a pena acreditar nessa história ou não: 1) Bandidos estão colocando bichinhos de pelúcia em carros para realizar assaltos? 2) É possível que algum bandido coloque bichinhos de pelúcia em carros para assaltar? 3) Há alguma lógica em um bandido realizar um roubo desta natureza?

Checagem

Bandidos estão colocando bichinhos de pelúcia em carros para realizar assaltos?

Procuramos, procuramos, procuramos, mas não encontramos nenhum relato sobre o assunto (nem na mídia tradicional, nem nas redes sociais). E se não não existe caso, não existem provas. Encontramos apenas vídeos falando sobre o suposto truque dos bandidos, mas nenhuma pessoa relatou ter sofrido tal crime usando bichinhos de pelúcia como isca. Além disso, a mulher do vídeo afirma que os casos estariam ocorrendo nos Estados Unidos e não no Brasil.

Na internet, é possível encontrar diversas histórias desmentidas nos Estados Unidos sobre formas engenhosas de sequestro. Por exemplo, em 2021, uma história afirmava que bandidos usavam barbantes nas maçanetas dos carros para sequestrar mulheres vulneráveis. Já em 2020, uma história apontava que bandidos estariam marcando carros para identificar possíveis vítimas. Nenhum dos casos era real.

É possível que algum bandido coloque bichinhos de pelúcia em carros para assaltar?

Sim. Agora que a história viralizou nas redes sociais, é possível sim que alguém copie a ideia. Porém, é bastante improvável. A tática é bastante arriscada (muita exposição e os próprios bandidos podem se contaminar com as drogas) e ainda deixa provas (e possíveis testemunhas). Sabemos que a maior parte dos sequestros atuais ocorrem de maneira oportuna, quando os bandidos percebem que a pessoa está desatenta.

Há alguma lógica em um bandido realizar um roubo desta natureza?

Não tem. Bandidos envolvidos em tráfico humano costumam afastar a vítima sem muito alarde, como proposta de emprego em outros países. Além disso, bandidos no Brasil esperam a vítima estar desatenta e fazem uma abordagem violenta, com o uso de armas. Em geral, os sequestros no país costumam ser rápidos. Os bandidos sequestram a pessoa, a mantem por um curto período de tempo em um local isolado e a obriga a fazer transações e empréstimos. Uma pessoa inconsciente não teria utilidade alguma para os bandidos.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Bandidos não estão usando bichinhos de pelúcia para realizar assaltos. O vídeo afirma que a tática estaria sendo usada nos Estados Unidos e no mundo todo, mas ao procurar pelo assunto na internet, não encontramos nada. Nem um relato, nem um aviso da polícia, nada. Além disso, esse tipo de tática é complicada e precisa ser pensada para uma pessoa em específico.

Os bandidos, em geral, preferem assaltar e sequestrar pessoas desatentas e em situação de vulnerabilidade. Se isso não bastasse, os bandidos costumam passar pouco tempo com as vítimas, obrigando as pessoas a fazerem transações bancárias e empréstimos, por exemplo. Se a pessoa estiver inconsciente (por causa da suposta droga), não seria útil para os bandidos.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)