Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Banco Central dos EUA (FED) anuncia que Dólar em papel será substituído por Dólar digital #boato

Banco Central dos EUA (FED) anuncia que Dólar em papel será substituído por Dólar digital #boato

Banco Central do EUA (FED) anuncia fim do Dólar em papel, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O Federal Reserve (FED), Banco Central Norte-Americano, acabou de anunciar o fim do Dólar como moeda corrente no país. A partir de agora, todas as transações serão com dólares digitais.

Quem é um pouco mais experiente já deve ter percebido o quanto temos usado cada vez menos o dinheiro em papel. Hoje, as transações do dia-dia têm sido feitas com cartões, NTF e, principalmente, Pix. E, de acordo com uma história que está circulando na internet, o movimento não é só daqui.

Tem sido falado por aí que o Federal Reserve (FED), Banco Central do Estados Unidos, resolveu tomar uma decisão: acabar com as cédulas de Dólar. Isso teria começado agora no início do abril e significaria o fim do dinheiro em papel no país. Tudo seria substituído pelo “Dólar digital”. Leia duas versões da história que estão circulando online:

Confira o desmentido em vídeo:

Confira o desmentido em vídeo (2024):

Versão 1: FIM DOS DÓLARES DE PAPEL Medida é comentada no mundo todo Em 03 de abril o Banco Americano anunciou: chega de dólares! A partir de agora, e progressivamente, as cédulas de papel, as famosas notas verdinhas de dólares, não serão aceitas em transações. Elas darão lugar a transações digitais.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Isso está causando polêmica pois há o costume de uso de dinheiro de papel, mas é necessário que as pessoas se atualizem com a modernidade e aceita a digitalização de quase tudo, até dinheiro. Várias economias no mundo já adotaram essa medida, como a China, que já usa dinheiro digital.

Dessa forma, também, há rastreamento das transações. O sistema é mais interessante e economicamente viavel, e até mais higiênico. As máquinas de saque serão extintas e saques tambem não serao necessários. Os bancos diminuirão o número de funcionários, haverá o controle dos finanças dos cidadãos e combate a sonegações.

No campo da criminilidade, não terá como transportar dólares, nem negociaçoes com o tráfico. Até mesmo gorjetas deverão acontecer de forma digital. Segundo especialistas, essa medida tem muito viés de controle. E para voce, brasileiro, que guarda dólares, cuidado! Daqui um tempo eles não terão validade… as notas poderão ficar como peças de colecionadores em breve […]

Versão 2: Hoje, o Federal Reserve, o banco central americano, está começando nesta semana de 3 de abril uma mudança histórica na condução da economia dos Estados Unidos. A partir de agora, e progressivamente, as cédulas de papel que todos nós conhecemos não serão mais aceitas em transações de cash, ou seja, pagamento à vista ou para qualquer outro tipo de transação.

Elas deverão sair de circulação para dar lugar às transações digitais. Não vai haver mais dinheiro de papel circulando em território americano e isso já está causando muita polêmica e medo, já que a sociedade está acostumada com o uso das notas. Nem mesmo nos bancos nas contas individuais vai haver mais dinheiro de papel. A medida visa acompanhar algumas economias do mundo, como a da China, por exemplo, que já tem adotado o sistema de circulação digital.

Isso para o Fed representa um ganho enorme das operações, pois todo o dinheiro circulante no país em negociações será rastreado e não vai haver mais nenhuma transação comercial que não se saberá o destino e a origem. Para as economias que adotarem o sistema, será sem sombra de dúvida mais interessante e economicamente viável […]

Banco Central do EUA (FED) anuncia fim do Dólar em papel?

Como falamos no início do texto, é fato que o uso do dinheiro em papel tem perdido força. Porém, falar em fim da circulação das cédulas é um pouco precoce. A prova disso é que não procede que o FED acabou com o dinheiro em papel nos Estados Unidos.

Não é a primeira vez que desmentimos informações bombásticas sobre “mudanças financeiras no mundo”. Este tipo de fake news tem, normalmente, um “quê” de teoria da conspiração consigo. Já falamos, por exemplo, que o Real seria substituído por uma moeda chamada Dim e que haveria um reset em bancos.

Uma das versões da história até cita uma fonte confiável para que sejam “conferidas as novas regras”: o site do FED. Foi lá que justamente fomos e, para a nossa (não) surpresa, não havia nada de anúncio sobre o “fim das cédulas de dinheiro”.

A única novidade, já anunciada há algum tempo, é o FedNow. Trata-se de uma espécie de sistema de transações semelhantes ao Pix no Brasil. Chegou-se a falar que o lançamento poderia ser no início de abril, mas, na realidade, está previsto para julho deste ano.

É importante citar que, assim como no caso do Pix no Brasil, o FedNow não vem, em nenhum momento, substituir as cédulas de dinheiro. É possível (caso o sistema de transações eletrônicas se mostre eficaz) que diminua a circulação de dinheiro, mas não há qualquer imposição neste sentido. Também vale frisar que não há um artigo de notícias confiáveis em inglês falando sobre o “fim da moeda em abril de 2023”.

Resumindo: não procede a informação que aponta que os EUA anunciaram o fim do do dólar em papel. Não sabemos de onde saiu a informação que está circulando no Brasil, mas não há nada sobre isso em fontes confiáveis em inglês ou mesmo no site do Federal Reserve.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso