Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Austrália cria campo de concentração para não-vacinados e vai vacinar crianças à força #boato

Austrália cria campo de concentração para não-vacinados e vai vacinar crianças à força #boato

Austrália cria campo de concentração para não-vacinados e vai vacinar crianças à força, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Austrália resolveu vacinar 24 mil crianças à força e, ainda por cima, criou um campo de concentração para pessoas que não querem se vacinar contra a Covid-19.

O avanço da vacina contra a Covid-19 está sendo apontado como um dos trunfos da diminuição de casos e mortes pela doença no Brasil. Mesmo assim, ainda há pessoas que tentam atacar o processo de vacinação. Muitas dessas pessoas estão compartilhando conteúdos sobre um país “que sofre muito” (ironia): a Austrália.

De acordo com mensagens que circulam online, os australianos estão em um perrengue danado por causa de duas ações do governo. A primeira seria vacinar 24 mil crianças à força em um estádio. A segunda seria criar um “campo de concentração” para pessoas que não querem se vacinar. Leia duas mensagens que circulam online e que são acompanhadas por vídeos (que não serão exibidos aqui):

Versão 1: Austrália: “24.000 crianças serão vacinadas em um estádio na Austrália na próxima semana. O acesso dos pais não será permitido.” Versão 2: Campo de concentração de não vacinados na Austrália! Mesmo com passaporte sanitário muitos não quiseram ser cobaias do experimento. O governo da Austrália achou então que melhor seria isola-los da sociedade em campos de concentração.

Austrália cria campo de concentração para não-vacinados e vacinar crianças à força?

As duas mensagens se espalharam com todas as forças na internet e, claro, deixaram o pessoal do movimento antivacinas em polvorosa. Só que não é verdade que a Austrália está vacinando crianças à força ou mesmo planejou criar um campo de concentração para não-vacinados.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

As mensagens (que têm características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta citação de fontes confiáveis) não são as primeiras sobre “os horrores da Austrália” (um dos países que melhor estão lidando com a Covid-19 no mundo) durante a pandemia.

Já desmentimos, por exemplo, a informação falsa que uma criança havia sido “retirada à força” de pais não-vacinados. Assim como nos outros casos, os exemplos de hoje são de mensagens que tiraram vídeos de contexto para criar um factoide de ataque à vacinas.

No caso da vacinação forçada das crianças, a informação falsa surgiu de uma campanha criada pelo o governo de Nova Gales do Sul (região do país) para vacinar crianças de uma região de risco para Covid-19 em uma espécie de Dia D (algo até comum no Brasil). Como aponta este artigo de checagem do site AAP da Austrália, a vacinação não era forçada.

Por sinal, a própria AAP aponta que o número de estudantes vacinados na campanha foi muito menor do que o anunciado na fake news. Ao todo, 15.390 jovens se vacinaram. Nenhum de forma forçada.

Sobre a outra informação, do campo de concentração de não-vacinados, também se trata de uma fake news. Como também aponta a AAP, as imagens que estão circulando como de “um local para não-vacinados” são, na realidade, para pessoas que chegam se outros países e têm que cumprir a quarentena ao chegar na Austrália.

A construção foi feita na região de Queensland e não tem nada a ver com isolar pessoas que não se vacinam e, muito menos, há quaisquer maus-tratos as pessoas que estão por lá. A pessoa fica por 14 dias (em vez de gastar com um hotel) e, depois disso, está liberada para ir para onde quiser.

Resumindo: não é verdade que a Austrália está forçando a vacinação de crianças ou mesmo que criou campos de concentração para não-vacinados. Os vídeos que estão circulando são de outras situações e as mensagens que viralizaram por aí estão distorcendo a realidade.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso