Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Árvores na Tailândia se multiplicaram porque pessoas jogaram sementes pela janela dos carros #boato

Árvores na Tailândia se multiplicaram porque pessoas jogaram sementes pela janela dos carros #boato

Número de árvores na Tailândia se multiplicou porque pessoas jogaram sementes pela janela dos carros (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Uma campanha promovida pelo governo da Tailândia fez com que o número de árvores no país se multiplicasse. Ela consistia em fazer com que as pessoas guardassem sementes e jogassem da janela de seus carros.

O tempo de seca em algumas regiões do país e as queimadas em alguns locais têm feito algumas (só algumas) pessoas darem valor ao meio ambiente. Em meio a esse quadro, uma mensagem que conta uma história lá da Tailândia voltou a circular na internet.

De acordo com um texto que circula online, o governo da Tailândia conseguiu mudar a situação em relação às florestas do país com uma atitude muito simples: incentivar as pessoas a guardarem sementes de frutas e, quando saírem de casa, ir jogando da janela dos seus carros. O texto fala, ainda, que “essa” seria a melhor época para fazer isso. Leia a mensagem que está circulando online:

Confira o desmentido em vídeo

Caros amigos: Em breve será a temporada de frutas como goiaba, maracujá, melão, laranja, mamão, abacate, melancia, limão, etc. Meu pedido para todos é de não jogar as sementes no lixo, mas em vez disso, lavá-las, secá-las (ao sol) e armazená-las em um saco de papel e guardá-las no carro. Toda vez que saírem para um campo, quando estiverem pescando, *fazendo trilha de moto ou bike*, viajando, joguem essas sementes nos terrenos vazios, à beira da estrada, ou na beira dos rios e lagoas.

Com este ato simples, podemos contribuir com no mínimo uma árvore a cada temporada. A nossa missão de tornar este mundo verde pode acontecer. O governo tailandês promoveu esta ideia aos seus cidadãos nos últimos anos. O número de árvores frutíferas na natureza multiplicou-se, especialmente nos distritos do norte da Tailândia. Não adianta só reclamar do calor, da falta de chuva ou do preço dos alimentos. Temos que fazer a nossa parte. Recebi essa msg, achei a idéia maravilhosa, por isso estou compartilhando… façam o mesmo!

Árvores na Tailândia se multiplicaram porque pessoas jogaram sementes pela janela dos carros?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Não demorou muito para a mensagem voltar a circular na internet e, possivelmente, fazer com que algumas pessoas já começassem a juntar as suas sementinhas por aí. Só há um porém nisso: infelizmente a história que fala sobre a Tailândia não procede e a dica não é “tão valiosa assim”. Como desmentimos esse mesmo boato em abril de 2019, relembre o que escrevemos sobre o assunto na época:

A história tem erros em dois níveis. Antes de falar deles, vamos a alguns detalhes “gerais da história”. Tanto a mensagem da “versão 1” como a “versão 2” tem características de boatos online. São vagas, alarmistas com erros de português, pedido de compartilhamento e não citam fontes confiáveis. Ao buscar sobre fontes confiáveis, nada encontramos sobre o assunto. Só isso mereceria uma segunda busca. Fizemos e as “coisas apareceram”.

Vamos primeiro falar sobre a “campanha na Tailândia”. É fato que o país tem investido no reflorestamento de algumas regiões, inclusive a norte. Ao buscar sobre as ações, achamos estudos como esse publicado no site da FAO. Muito do trabalho se deu por conta do desenvolvimento de tecnologias e a conscientização das pessoas contra o desmatamento.

Dentre as tecnologias, esteve a importação de sementes de outros países como a Austrália, sementes espalhadas por pássaros (junto com as fezes) e muito trabalho se seleção das melhores espécies. Não há nada sobre “pegue as sementes e jogue por aí”.

Também achamos esse outro texto falando sobre reflorestamento na Tailândia no qual foi dito que a Força Aérea do país resolveu espalhar “bombas de sementes”. Isso mesmo, aviões jogavam sementes lá de cima. Mais uma vez, nada de “ação popular”.

Só esses indícios mostram que a tal campanha, se existiu, foi em uma comunidade muito pequena e não recebeu o crédito como principal responsável pelo reflorestamento no país. Algo que se reforça, ao buscarmos pela origem da história: contas do Facebook das Filipinas. Nada muito confiável.

Agora vamos ao segundo ponto: será mesmo que “sair espalhando sementes” é a melhor forma de replantar árvores? De um ponto de vista “leigo” é, de fato, melhor do que nada. Mas se formos analisar que muitas árvores precisam de cuidados, a coisa não é bem assim (veja exemplos de cultivo de ameixeiras, pessegueiros e cerejeiras).

Ainda há outros problemas que a distribuição de sementes por aí poderia acarretar (como, por exemplo, muitas árvores em um solo que não tem nutrientes para todas), mas nem vamos entrar no mérito. O fato é que, muito mais eficaz do que sair jogando sementes por aí é plantar mudas já fortalecidas na terra ou, pelo menos, não derrubar as que já existem.

Resumindo: se você quer ajudar o meio ambiente, há inúmeras coisas que você pode fazer (ou deixar de fazer). Infelizmente, sair jogando sementes por aí não é uma delas. Não funciona aqui tampouco funcionou na Tailândia.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
Marcações: