Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Agricultor expulsou MST da Argentina borrifando fezes em área invadida #boato

Agricultor expulsou MST da Argentina borrifando fezes em área invadida #boato

Agricultor expulsou MST da Argentina borrifando fezes em área invadida, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra o momento em que o MST é expulso de uma fazenda na Argentina. Agricultor borrifou fezes líquidas em militantes.

Desde o tempo das eleições de 2022, o que não tem faltado é informação falsa relacionada ao Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra. As eleições passaram, mas ainda tem gente espalhando desinformação sobre supostas situações envolvendo o MST.

Um vídeo de um homem em um trator borrifando um líquido próximo a um grupo de pessoas está circulando como se fosse de um fazendeiro da Argentina expulsando militantes do MST que haviam ocupado uma fazendo no nosso país vizinho. Leia a mensagem que circula online e assista ao vídeo:

Versão 1: MST invade terras na Argentina e o agricultor joga fezes líquida na área ocupada, os invasores não aguentam o cheiro e se retiram. Deixou os invasores na m… Versão 2: Argentina,  agricultor joga estiercol nos invasores do MST, na sua propriedade.  Boa ideia!!!!!

Versão 3: O MST invadiu uma fazenda na Argentina e o fazendeiro rociou as terras fertilizando as com bosta líquida. Os invasores não aguentaram o cheiro e as moscas abandonaram o local deixando as barracas. Que sirva de exemplo p todos! Adorei!!!!! ótima idéia.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Agricultor expulsou MST da Argentina borrifando fezes em área invadida?

O que não faltou foi gente compartilhando a história em questão nas redes sociais. Porém, há dois detalhes. 1) A história que circula online é falsa. 2) O vídeo foi utilizado em outra fake news: a que apontava que “Sem-Terra haviam sido expulsos de uma fazenda no Reino Unido”. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Para chegamos à verdade, fizemos uma busca pelo vídeo. Descobrimos que ele é de 2016. Vamos começar com o que é real na história. É fato que o caso ocorreu em Preston e é fato que o fazendeiro em questão fez a pulverização de um material desagradável. No caso, a pulverização foi de estrume (o que é levemente diferente das fezes em si). Porém, as informações reais param por aí.

Como aponta essa matéria do Mashable da época, na realidade se tratava de um protesto do Greenpeace contra a prática de fracking (uma forma de extração de recursos naturais criticada por ambientalistas). Na ocasião, o protesto teve a participação da atriz Emma Thompson e os manifestantes estavam organizando um bolo. Não havia nada de invasão de terras.

Além disso, a frase atribuída ao fazendeiro em questão também não consta em nenhuma fonte confiável. Muito provavelmente, a fala (por sinal, um tanto quanto cínica) foi inserida nas “versões MST” da história.

Vale apontar que não há qualquer registro recente de que o MST tenha ocupado fazendas recentemente na Argentina (até porque não faz muito sentido, uma vez que o grupo luta por regularização de terras no Brasil), muito menos que tenha sido expulso com fezes borrifadas.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um agricultor expulsou o MST em uma fazenda da Argentina borrifando fezes. Trata-se de uma fake news utilizada em um vídeo já desmentido em outra oportunidade pelo Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso