Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > 7 boatos sobre a guerra da Síria que sempre circulam na internet

7 boatos sobre a guerra da Síria que sempre circulam na internet

Crianças, religião e até estrelas do futebol fazem parte de fake news relacionadas à guerra da Síria. Para você não cair mais nestas histórias, o Boatos.org separou sete para você. 

A atual guerra na Síria não é recente. Os confrontos já caminham para o 7º ano seguido. Apesar de não existirem dados exatos sobre o número de civis mortos atualmente, em 2016, um levantamento das Nações Unidas estimava que 400 mil pessoas perderam a vida na guerra.

Por esse motivo, vídeos e fotos de adultos e, principalmente, crianças acabam circulando nas redes sociais. Algumas fotos são chocantes, como mortos e pessoas feridas, e outras mostram o desespero de famílias tentando fugir da zona de guerra.

E nem com essas condições as fake news se mantêm distantes. Pelo contrário, notícias falsas envolvendo o conflito na Síria circulam diariamente pelas redes sociais. Por conta disso, a equipe do Boatos.org escolheu 7 boatos que estão sendo compartilhados por aí sobre a guerra na Síria. Confira!

1) A Bíblia previu a guerra

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Essa história começou a circular recentemente nas redes sociais. De acordo com a postagem, que trazia uma foto de uma passagem da Bíblia, os escritos bíblicos já teriam previsto a guerra na Síria muito antes dela começar. Bem, independente da sua religião, pegar um trecho bíblico, tirá-lo de contexto e publicar uma teoria dessas na internet é, no mínimo, cruel e irresponsável. A equipe do Boatos.org investigou essa história (que surgiu na rede há alguns anos, em espanhol) e concluiu que a teoria não passa de boato.

2) Garoto dorme entre túmulo dos pais

Se você participa ativamente de alguma rede social, com certeza já deve ter visto essa história por aí. De acordo com a postagem, um menino sírio foi encontrado dormindo entre os túmulos de seus pais. A história, por si só, já comove bastante. Junte isso à foto que acompanha a postagem e pronto. Compartilhamentos e mais compartilhamentos. Entretanto, você pode não lembrar, mas essa história não é nova. Além disso, existe outro detalhe importante: ela também não é verdadeira. A foto foi feita por um fotógrafo profissional e os túmulos não são de verdade. Ou seja, boato.

3) Menina tapa olhos da boneca na guerra

Essa é outra história que teve um bom engajamento nas redes sociais. A foto mostrava uma menina tapando o olho de sua boneca e o texto afirmava que a atitude da pequena se deu para que a boneca não visse o horror da guerra. Muitas pessoas compartilharam a postagem com o intuito de mostrar as consequências do conflito. Mas será que a história é verdadeira? A resposta é não. A foto é antiga, foi tirada em 2014, e, bom, o local do registro não é a Síria, mas a Turquia. Sendo assim, não passa de boato.

4) Garota síria de olhos azuis precisa da sua adoção

Bem, essa é uma história que bombou nas redes sociais (e ainda está circulando por aí). Foram inúmeros compartilhamentos sobre a menina síria de olhos azuis que perdeu os pais na guerra. De acordo com a história, uma menina foi encontrada sozinha em um vilarejo na Síria. Ainda segundo a postagem, ela teria perdido os pais na guerra e, portanto, precisava de uma adoção. Muitos usuários se comoveram com a história e se disponibilizaram para ficar com a criança. Mas será mesmo que ela estava disponível para adoção? A resposta é simples: não! O nome da menina é Sidra e ela mora (com os pais) na cidade de Homs, na Síria. O fotógrafo que registrou a imagem, inclusive, lamentou que a foto esteja sendo usada com o propósito de espalhar mentiras na internet. #boato

5) Vão queimar 25 crianças cristãs (2015)

Essa história é antiga. Ela começou a ser divulgada em 2015, quando o Estado Islâmico (EI) estava executando diversas ações no Oriente Médio. E, segundo a postagem, uma dessas ações incluía queimar 25 crianças cristãs. A postagem, inclusive, era acompanhada de uma foto de diversas crianças presas em uma jaula. Acontece que a foto que deu origem à história foi totalmente usada fora de contexto. A foto foi montada por ativistas sírios, que vestiram as crianças de “reféns do EI” para mostrar que elas também estão expostas ao horror desses conflitos. Ou seja, a história não passa de boato e a foto não tem nada a ver com a postagem.

6) CR7 doou todos os prêmios para a Síria

Não é novidade pra ninguém que o craque Cristiano Ronaldo é engajado com diversas causas sociais. Por exemplo, o ídolo português é embaixador da ONG “Save The Children”. E, de acordo com essa postagem que está circulando nas redes sociais, Cristiano Ronaldo teria feito mais uma boa ação leiloando suas bolas e chuteiras de ouro para doar às crianças da Síria. O fato é que, apesar do bom coração do craque, a história não passa de boato. Cristiano Ronaldo doou sim uma “generosa quantia” para as crianças sírias, mas as bolas e chuteiras de ouro continuam com o craque.

7) Ser muçulmano é ser terrorista

Depois dos atentados terroristas reivindicados pelo Estado Islâmico (EI), em 2015, na França, muitas pessoas começaram a compartilhar conteúdos preconceituosos contra muçulmanos. E não demorou muito para que diversas postagens começassem a associar os termos muçulmano e terrorismo. E o pior: posts com esse conteúdo começaram a invadir as redes sociais. Acontece que os termos não podem ser associados dessa forma e merecem uma explicação clara. A equipe do Boatos.org esclareceu o que significa cada termo empregado na mídia e nos posts, como Estado Islâmico, muçulmano, Islã e refugiados, pra você entender e nunca mais errar.