Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Fast-Checking > Fake News: STM dá 24 horas para Alexandre de Moraes entregar código-fonte

Fake News: STM dá 24 horas para Alexandre de Moraes entregar código-fonte

Boato – O Superior Tribunal Militar (STM) deu 24 horas para Alexandre de Moraes entregar o código-fonte das urnas eletrônicas. 

Texto da fake news

Versão 1: urgente pessoal STM da 24 horas para Alexandre de Moraes entregar o código fonte Versão 2: STM deu 24 pra Alexandre de Moraes entregar código fonte

Transcrição: E aí pessoal tudo bem vamos lá tem uma notícia aí excelente para todo mundo principalmente para aqueles que estão nas manifestações né na frente dos quartéis que estão ficaram desanimados desiludido com tudo que aconteceu mas aquela notícia boa para todo mundo vocês se lembra do Wilson o juiz Wilson que entrou com um pedido no stm no dia 21 de dezembro solicitando a prisão do Alexandre Moraes como também do Alckmin do Lula que o stfn ele tinha informado que não tinha competência para julgar a essa questão que só quem julgaria era o Senado Federal pois bem estamos em gló agora o presidente já não tá mais em exercício e quem tá mandando no país é o exército brasileiro e sendo assim a competência agora é do STF pois bem esse processo tá em andamento e o que que tá acontecendo o stm né solicitou Alexandre Moraes ele pediu né melhor falando até exigiu Alexandre Morais que dentro de 24 horas ele Apresente o código fonte Zero Hora do dia 23 até 23 horas 59 minutos 59 segundos Mais especificamente para que apresente o código fonte eu acredito que isso se não vier acontecer vai rolar prisão aqui no Brasil a partir do dia 2 né passado agora se não vier apresentar a exigência do stm nós vamos começar a ver as coisas se concretizando Ok essas informações para vocês tranquilizar o coração agora Compartilhe o vídeo Comente o vídeo ok grande abraço para todo mundo

STM deu 24 horas para Alexandre de Moraes entregar código-fonte?

Mais uma vez, estamos aqui para falar sobre uma fake news do naipe “prazo para acontecer algo bombástico”. Ao contrário do que apontam os textos e vídeo, a informação é falsa.

Primeiro porque o processo que pedia a prisão de Alexandre de Moraes é absurdo e foi apenas enviado para promoção política. Segundo porque o Brasil não está em GLO. Estamos diante de um novo governo e não é de Bolsonaro. Terceiro porque esta história circula desde 2 de janeiro. As 24 horas já passaram e nada aconteceu.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Quarto porque o STM não tem poder de julgar ou determinar que ministros do STF (ou quaisquer outros civis) façam algo. Quinto porque não há nada sobre o assunto em fontes confiáveis. Ou seja: a informação é fake.

Links de referência

Ministério Público Militar do STM pede a prisão de Alexandre de Moraes #boato

Bolsonaro acionou Conselho de Defesa Nacional e publicou GLO no Diário Oficial #boato

PS: A categoria Fast-Checking é uma nova experiência de checagem rápida do Boatos.org para conseguirmos responder a todas demandas que recebemos. Se a experiência for bem sucedida, ampliaremos o número de desmentimos no site.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso