Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Zagallo foi internado, mas não morreu, ao contrário do que apontam mensagens na internet

Zagallo foi internado, mas não morreu, ao contrário do que apontam mensagens na internet

Zagallo morreu aos 92 anos de idade hoje, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-jogador e técnico Mário Jorge Lobo Zagallo morreu aos 92 anos de idade.

  Introdução

Para quem não é tão jovem, algumas coisas chamam atenção na vida. Uma delas é perceber que ídolos antigos estão nos deixando. Depois da morte de Pelé no final do ano passado, apenas cinco jogadores da seleção brasileira campeã mundial na Suécia seguem vivos. Um deles é Mário Jorge Lobo Zagallo.

A internação dele gerou uma comoção em redes sociais. E, no meio de diversas mensagens de apoio, começou a surgir a informação de que Zagallo morreu. Leia algumas das mensagens que circula online:

Versão 1: Morreu ZAGALO!! Minhas condolências aos familiares e amigos próximos! Minhas condolências à Família Botafoguense!! Versão 2: Morreu o Unico ser Tetracampeão do Mundo no Futebol, O Brasileiro Zagalo!! Versão 3: Morre aos 92 anos, Mário Jorge Lobo Zagallo, ex-jogador e técnico da Seleção Brasileira

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

Vimos a mensagem se espalhando em todas as principais redes sociais. Vimos, inclusive, alguns perfis influentes falando da história. Há também publicações em sites. A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista e a falta de citação de fontes confiáveis.

Não é de hoje que fake news de morte de pessoas que foram internadas circulam na internet. Já desmentimos casos de morte que não ocorreram com Stênio Garcia, Geraldo Luís e RR Soares. Houve, ainda, casos em que famosos que, de fato, faleceram e tiveram a morte antecipada (em um claro desrespeito com eles).

Na parte da checagem do conteúdo, vamos verificar as seguintes informações: 1) Zagallo morreu? 2) Qual é o estado de saúde de Zagallo? 3) Como obter informações confiáveis em casos como este?

Checagem

Zagallo morreu?

Felizmente, não. A informação circulou por redes sociais, mas não consta em nenhuma fonte confiável. Mais do que isso: com o passar das horas, não se sustentou e foi desmentida pelo próprio perfil do ex-técnico no Instagram.

Qual é o estado de saúde de Zagallo?

No perfil oficial do “velho lobo”, há informações. Veja: “Boa noite a todos! Nosso “velho lobo” se encontra internado para tratamento de infecção urinária em estado estável, lúcido e respirando sem a ajuda de aparelhos. Ainda não há previsão de alta hospitalar. Manteremos todos informados por aqui. Obrigado, Família Zagallo”. Ou seja: ele continua internado, mas está em estado estável de saúde.

Como obter informações confiáveis em casos como este?

Não acredite em especulações em redes sociais. Tente se informações com informações oficiais (do perfil da pessoa famosa), boletins médicos da instituição que a pessoa está internada (em alguns casos, eles são públicos) e notícias da mídia. E mais do que isso: se não tiver informações oficiais, respeite o momento da família.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Zagallo tenha morrido por conta dos problemas de saúde na internação. Ele continua internado, mas está em estado estável. Continuamos torcendo e evitando fake news na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm