Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Ponto facultativo é decretado no Rio de Janeiro por causa de jogo entre Flamengo e Grêmio #boato

Ponto facultativo é decretado no Rio de Janeiro por causa de jogo entre Flamengo e Grêmio #boato

Ponto facultativo no Rio de Janeiro é decretado por causa de jogo entre Flamengo e Grêmio, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador do Rio de Janeiro Wilson Witzel decretou ponto facultativo para o dia do jogo entre Flamengo e Grêmio, pela Semifinal da Libertadores.

Quem acompanha futebol de forma um pouco mais incisiva sabe que a expressão “o jogo do ano” tem sido utilizada de forma até banal. Mas, para torcedores do Flamengo e do Grêmio, dessa vez é sério (pelo menos por enquanto). No dia 23 de outubro de 2019, as duas equipes realizam o que pode ser chamado de “o jogo do ano”. E, de acordo com um texto que viralizou online, o poder público do Rio de Janeiro também considera isso.

De acordo com mensagens e uma imagem que viralizaram em redes sociais, o governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel, resolveu decretar ponto facultativo no estado. “Amanhã depois de meio dia é ponto facultativo se o Flamengo passa do grêmio qui é certo na quinta é feriado nem queria”, diz uma das mensagens. “O Governador do RJ deu ponto facultativo no Estado nessa quarta a partir do meio dia. Motivo: Flamengo x Grêmio no Maracanã”, aponta outra. Leia o que estaria escrito no “decreto”:

Publicado no DOERJ em 22/10/2019. Decreto 46.701 de 21-10-2019 (DO-RJ de 22-10-2019). Governo declara facultativo o ponto no dia 23-10-2019. Este Ato determina que será facultativo no Estado no dia 23-10-2019 (quarta-feira) à partir das 12h00 considerando a realização de partida de Clube de grandes proporções em competição internacional.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O GOVERNADOR DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO, no uso de suas atribuições constitucionais e legais. Decreta: Art. 1º – Fica considerado facultativo o ponto no Estado do Rio de Janeiro no dia 23/10/2019 à partir das 12h00min considerando a grande movimentação para a semifinal da Taça Conmebol Libertadores e visando maior conforto e segurança à esmagadora maioria da população que torce para o referido Clube e também aos secadores de plantão.

Parágrafo único – Caso o Clube de Regatas do Flamengo vença a partida, fica decretado o ponto facultativo também no dia 24/10/2019 (quinta-feira). Art. 2º – Este Decreto entrará em vigor na data de sua publicação. Rio de Janeiro, 21 de outubro de 2019. Wilson Witzel.

Ponto facultativo no Rio de Janeiro é decretado por causa de jogo entre Flamengo x Grêmio?

É possível dizer que a tal notícia deixou muitos torcedores (não só do Flamengo) felizes. Pena que a alegria durou pouco. Isso porque o tal decreto que teria sido assinado por Witzel é falso. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Ao nos deparar com a mensagem, lembramos, de cara, do “histórico” de decretos que já circularam na internet e depois se mostraram falsos. Vamos citar dois: “o decreto de Crivella mudando um feriado” e o “decreto convocando para a guerra no Carnaval”. Nos dois casos, é possível perceber que o decreto era escrito em um tom jocoso.

Falando em “tom jocoso”, descobrimos um “secadores” no meio do texto que não se encaixaria em um documento oficial. Encontramos também um “Clube” (assim com o C maiúsculo) e um 12h00min que também não são comuns em diários oficiais. Tudo isso já nos deixou desconfiados da veracidade.

Ao buscar por mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que a informação não está em nenhuma fonte confiável. Se a história fosse real, teria, com certeza, virado notícia. Sem o anúncio em fontes confiáveis, resolvemos buscar pelo tal decreto 46.701 no Diário Oficial do Rio de Janeiro. Aí que vimos que ele nada tem a ver com o jogo Flamengo e Grêmio.

O decreto, em questão, transfere, sem aumento de despesa, os cargos em comissão da extinta Secretaria de Estado de Segurança Pública para outros órgãos. O Decreto 46.701 foi publicado no Diário Oficial do Rio de Janeiro em 25 de julho deste ano.

Resumindo: a história que aponta que o governador do Rio de Janeiro decretou ponto facultativo por causa do jogo entre Flamengo e Grêmio e pela Taça Libertadores da América é falsa. Trata-se de uma montagem feita em cima de um decreto que nada tem a ver com futebol.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/31veiMZ