Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Palmeiras vai doar renda de jogo para vítimas de incêndio no CT do Flamengo #boato

Palmeiras vai doar renda de jogo para vítimas de incêndio no CT do Flamengo #boato

Boato – O Palmeiras decidiu fazer a doação da renda obtida no clássico contra o Santos para as famílias das vítimas do incêndio no CT do Flamengo.

O ano de 2019 não tem sido fácil em relação a tragédias. E uma das notícias que mais chocou as pessoas foi o incêndio no CT do Flamengo que vitimou 10 adolescentes. Em meio à comoção com as mortes e à investigação sobre o que teria ocorrido, uma postagem relacionada ao Palmeiras tem circulado na internet.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, o Palmeiras teria divulgado uma nota oficial na qual informa que a renda obtida na partida contra o Santos (que será realizada em 23 de fevereiro) será destinada às famílias das vítimas do incêndio no Ninho do Urubu. Leia três versões da história que circula online:

Versão 1: Palmeiras doará a renda líquida do clássico contra o Santos para as famílias dos meninos vítimas do incêndio no CT do Flamengo, considerando que em média, o lucro dos jogos no Allianz Parque é de 2,5 milhões, então, como são 10 famílias, Palmeiras vai doar 250 mil pra cada, tenho orgulho de ser Palmeirense, pois além de sermos o time mais rico do Brasil, estamos sempre ajudando, doamos 1 milhão pra Chape, pagamos as despesas pro time do Acre que disputou a copinha voltar pra casa e etc, ou seja, rico ou milionário de verdade, é o que não junta tesouros apenas pra si, mas ajuda quem precisa em causas humanitárias

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: SE Palmeiras , informa que a renda do Clássico entre Palmeiras X Santos será doada para as famílias das vítimas da garotada do Flamengo, que bela solidariedade do nosso rival. Versão 3: Nota oficial Sociedade Esportiva Palmeiras informa que toda renda do clássico entre palmeiras x santos será destinada as famílias da triste tragédia que aconteceu com aquelas jovens promessas do futebol brasileiro no CT do Clube de Regatas Flamengo, assim como o Palmeiras fez em 2016 ajudando a erguer a Chapecoense a Sociedade Esportiva Palmeiras não ficará atrás e vai ajudar novamente outro grande clube do futebol brasileiro.

Palmeiras vai doar renda de jogo para vítimas de incêndio no CT do Flamengo?

É claro que a atitude foi muito elogiada por torcedores (inclusive do Santos). Mas será mesmo que a diretoria do Palmeiras lançou uma nota oficial afirmando que irá doar dinheiro para a família das vítimas do incêndio? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Ao nos deparar com o texto, percebemos alguns detalhes suspeitos. O primeiro deles estava no histórico desse tipo de boato. Mensagens como essa de “times vão ajudar” foi uma constante no caso da tragédia do voo da Chapecoense, em 2016. Três exemplos são as doações (que não aconteceram) de Messi, Cristiano Ronaldo e do PSG ao time catarinense.

Além disso, as mensagens que falam do assunto não ajudam. Além de elas terem algumas características de boatos (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis), a “nota oficial” não tinha (por causa dos erros de português e palavras empregadas) “cara” de nota oficial. Parecia mais “textão do Instagram”.

Com base nessas desconfianças, resolvemos buscar sobre a tal “nota oficial” do Palmeiras. Procuramos no site e nas redes sociais do clube e, como era de se esperar, nada encontramos. Ou seja: a nota oficial não existe.

Vale fazer mais dois comentários. O primeiro é que (ao contrário do caso da Chapecoense) o Flamengo tem totais condições (e obrigação) de arcar com indenizações para a família das vítimas.

O segundo é que, se o Palmeiras fosse ajudar, o mais lógico seria doar a renda do “primeiro jogo após a tragédia” (contra o Bragantino no dia 11/02 e não contra o Santos) como, por exemplo, fez o Guarany (CE). O clube da cidade de Sobral vai doar a renda obtida no jogo contra o Fortaleza no dia 10/02 para a família das vítimas. Ao todo, foram R$ 65 mil.

Resumindo: salvo a hipótese de que o Palmeiras “se comova” (ou queira fazer uma campanha em cima da viralização do conteúdo), a história que aponta que a renda obtida no jogo contra o Santos será doada para as vítimas do incêndio no Flamengo é falsa. É, por enquanto, mais um boato que circula online.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.