Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Imagem que mostra Bolsonaro ao lado de Neymar na apresentação no Al-Hilal é montagem

Imagem que mostra Bolsonaro ao lado de Neymar na apresentação no Al-Hilal é montagem

Neymar exigiu que foto de Bolsonaro fosse exibida em sua apresentação do Al-Hilal na Arábia Saudita, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Neymar exigiu que imagem de Bolsonaro fosse mostrada ao lado da dele durante apresentação no Al-Hilal, clube da Arábia Saudita.

  Análise

A transferência de Neymar para o futebol da Arábia Saudita, mais exatamente para o Al-Hilal, ainda está causando furor. E neste contexto uma mensagem está circulando entre bolsonaristas.

Uma imagem da suposta apresentação de Neymar junto com a foto do ex-presidente Jair Bolsonaro está circulando junto com uma mensagem que aponta que o jogador exigiu que a dele de Bolsonaro fosse mostrada na apresentação. Leia a mensagem que circula online e veja a foto:

Amplie a foto…O Neymar é realmente o rei do mundo árabe. Além de desembarcar no país ostentando sua fé em Jesus, ainda teve o seu pedido atendido, colocando a imagem de Jair Bolsonaro ao seu lado no show de apresentação promovido pelo Al Hilal.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis. Além disso, não é raro que fake news sobre coisas que exaltam Bolsonaro circulem na internet. Temos um exemplo do Oriente Médio neste fake news que circulou durante a Copa de 2022.

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às questões: 1) A imagem de Neymar e Bolsonaro no estádio do Al-Hilal é real? 2) Neymar pediu que a imagem de Bolsonaro fosse exibida no estádio na Arábia Saudita? 3) O jogador é apoiador do ex-presidente?

A imagem de Neymar e Bolsonaro no estádio do Al-Hilal é real?

Não é. Apesar de compartilhada na mensagem, a imagem não passa de uma montagem. De fato, houve um show de drones que formaram a imagem de Neymar no céu de Riad, na Arábia Saudita. Mas não havia a imagem de Bolsonaro no vídeo.

Neymar pediu que a imagem de Bolsonaro fosse exibida no estádio na Arábia Saudita?

Também não. Não há qualquer registro tampouco lógica que apontem que Neymar, do nada, decidiu mostrar a imagem de Bolsonaro junto com a sua na apresentação no Al-Hilal, na Arábia Saudita.

O jogador é apoiador do ex-presidente?

Apesar do boato, uma coisa é real: Neymar tem se mostrado apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro. Pelo menos, durante as eleições de 2018 e 2022, o craque declarou voto no candidato da direita. Mas como você deve imaginar, todo apoio tem limite.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Neymar tenha pedido para que a foto de Bolsonaro fosse exibida no estádio do Al-Hilal, na Arábia Saudita. Não encontramos qualquer registro do pedido em fontes confiáveis e a imagem que está circulando é uma montagem.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm