Boato – Justiça do Rio de Janeiro vai multar pessoas que saírem de casa sem ingresso para as Olimpíadas. A ideia é evitar trânsito nos jogos.
Agora é contagem regressiva mesmo. Na próxima sexta-feira, 05 de agosto, será a abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. Os preparativos estão a mil, os atletas já chegaram, os espectadores do evento também estão a caminho. O país parece já estar no clima dos jogos e algumas modalidades nem esperarão pela abertura – começam no dia 3.
Porém, a dias do início a tensão que tem pairado sobre as pessoas por causa de possíveis ações terroristas e os problemas estruturais da cidade, agora os moradores do Rio de Janeiro têm mais uma questão para lidar. Segundo uma notícia que estão espalhando na internet, a justiça decidiu multar os moradores que circularem pela cidade sem ingresso para as Olimpíadas. O motivo? Evitar trânsito e confusões durante o evento esportivo. Confira:
Depois da multa de R$ 1,5 mil para quem trafegar, sem autorização, nas faixas olímpicas, reservadas a delegações e “aspones” da Olimpíada, agora a justiça decidiu multar o carioca que sair de casa sem ingresso para os jogos. A medida visa evitar que gente que não tenha nada a ver com a competição circule livremente pela cidade, piorando o trânsito a atrapalhando o evento.
Com o ingresso, o morador vai poder conferir tranquilamente os Jogos Olímpicos. Caso não tenha, a pessoa já será barrada na saída da sua casa, sendo obrigada a voltar imediatamente e ver tudo pela TV. “O morador já tem o ano inteiro pra curtir o Rio e nada mais justo que ele nos ajude a melhorar o trânsito ficando em casa durante esses 19 dias. E mais, a segurança de todos é prioridade. E como sabemos que o Rio é muito violento, é mais seguro não sair mesmo”, disse uma fonte do judiciário.
A Justiça do Rio vai multar quem sair de casa sem ingresso para as Olimpíadas?
As pessoas tem compartilhado essa história crentes de que ela é verdadeira, apesar de não ser. Como a maioria dos boatos que já esclarecemos aqui, essa notícia, completamente inventada, usa a básica fórmula das balelas – pega uma informação verdadeira para “distrair” os leitores e joga as mentiras no mesmo “balaio”.
Por mais chocante que pareça, de fato a Prefeitura do Rio de Janeiro definiu a aplicação de multas de R$1,5 mil para quem transitasse indevidamente nas faixas olímpicas (as faixas especiais estabelecidas na cidade para circulação de atletas e pessoal ligado à organização do evento). A justiça, aliás, proibiu que as multas fossem cobradas e suspendeu a determinação da prefeitura.
No entanto, o resto da história é conversa fiada. Não há nenhuma proibição definindo que os cariocas não deixem suas casas só por que não têm ingressos para as Olimpíadas, isso é bem absurdo para ser real. E mais, esse boato foi inventado pelo site Sportista, o site de esportes do famoso Sensacionalista, sim aquele que assumidamente cria notícias engraçadas e falsas, na internet.
Tanto é assim, que diferente da questão das multas – que foi amplamente coberta pela imprensa – nada, nadinha, veio à tona nos jornais e grande mídia sobre proibição de ir às ruas. Até porque, pensando logicamente, a polícia terá muito mais o que fazer do que ficar de porta em porta fiscalizando quem sai ou não sem ingresso.
Recapitulando, apesar dos compartilhamentos com mensagens de ódio e de ‘onde já se viu uma coisa dessas’, não haverá multas para quem sair de casa sem ingressos para as Olimpíadas no Rio de Janeiro. Essa história é balela total, uma piada. Aos cariocas, saibam que a cidade continua sendo de todos, e sobre o resto – que comecem os jogos!