Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Policial militar alerta para terrorismo nas Olimpíadas do Rio #boato

Policial militar alerta para terrorismo nas Olimpíadas do Rio #boato

Boato – Em um áudio no WhatsApp, policial militar fez alerta para ninguém ir às Olimpíadas do Rio porque vão acontecer ataques terroristas.

Faltando um mês para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, pouco se vê de “clima olímpico” no país. O que começa a aparecer com mais força é um temor de uma ameaça terrorista, algo que acontece desde a tragédia ocorrida nos Jogos de Munique em 1972 e reforçada pelo crescimento do Estado Islâmico no mundo.

Policial alerta para terrorismo nas Olimpíadas, diz boato
Policial alerta para terrorismo nas Olimpíadas, diz boato

Para piorar a situação, uma policial militar teria feito um alerta gravíssimo para que todas as pessoas deixassem de ir às Olimpíadas. O relato teria ocorrido após uma palestra que policiais militares tiveram no CFAP (Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças) no Rio de Janeiro. Degravamos o áudio. Leia o texto dele:

Família boa tarde eu tô aqui no CFAP, no quartel da polícia aqui no Sulacap, numa palestra sobre antiterrorismo. Todos os dias têm que vir 11 pessoas de cada batalhão para cá assistir esta palestra. E eu fui escalada para vir hoje. Eu e mais 10 do meu batalhão. Então, o que que acontece.

Eu vou pedir para vocês, encarecidamente, todos da minha família e quem da minha família quiser passar isso adiante. Só não divulga o meu nome, por favor, mas eu tô pedindo para vocês para, nas Olimpíadas, ninguém botar a cara na rua para assistir aos jogos. Os Jogos serão na maior parte na Barra da Tijuca, Maracanã, Deodoro e Copacabana. São nesses quatro lugares, só que a maioria dos jogos vão ser na Barra.

 Não vão assistir jogos nas Olimpíadas. Por quê? No Brasil, nunca teve terrorismo, mas nas Olimpíadas têm. Vários países que tiveram Olimpíadas “teve” ataque terrorista. E eles estão fazendo isso com a gente porque houve um aviso prévio. Entendeu? Aqui no Brasil, nas Olimpíadas. Eu estou apavorada. Então eu peço para ninguém da minha família ir ver os jogos. Quem já comprou ingresso para assistir aos jogos, não vai. Porque pode não acontecer, mas pode acontecer.

Eles não estão mostrando isso pra gente à toa. Eu estou vendo aqui os vídeos. Eu tô vendo tudo que eles estão passando. Então, por favor. Não vão assistir nenhum jogo. É melhor a gente evitar do que acontecer. Por que o recado já foi dado. Já foi avisado.

Vamos destruir este país de m… o Brasil será o nosso próximo alvo. Isso já foi avisado. Do Estado Islâmico. Então, a gente não vai pagar para ver. Eu amo a minha família e não quero ver ninguém correr risco. Passem adiante, mas não divulguem o meu nome pelo amor de Deus por que senão eu fico presa. Tá bom, boa tarde. Beijo.  

Policial militar alertou para terrorismo nas Olimpíadas?

Tentando procurar pelo o tal áudio, achamos o seguinte comentário de um internauta: “Invocação do Mal 2 dá medo mas vocês já ouviram o áudio do WhatsApp de uma policial falando sobre terrorismo nas Olimpíadas?”. De fato, se levarmos ao pé da letra o que ela fala, dá medo. Mas é improvável que uma policial que participe de treinamentos antiterrorismo tenho falado uma mensagem dessa (salvo a hipótese de ela ser louca).

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Ao escutar pela primeira vez a mensagem com o alerta, lembramos do “família…” que foi utilizado no início da mensagem que apontava que feijão com bicho havia matado dez pessoas. Não conseguimos ter acesso ao áudio antigo, mas que uma corrente lembra outra, isso é certo. Dito isso, vamos aos fatos. Separamos em tópicos para mostrar os “furos” do áudio:

1 – No início, ele diz que participou de uma palestra antiterrorismo no CFAP e que onze policiais de cada batalhão têm que participar da palestra por dia. Agora, se diversos colegas dela do batalhão já tinham visto a “palestra horripilante” por que ela ficou tão chocada quando chegou a vez dela? Será que não teve um alerta para os colegas de batalhão?

2 – Para além disso, não vimos em nenhuma lista de ações antiterrorismo palestras para policiais militares. Os treinamentos dados aos policiais estão sendo feito para forças especiais. Entre eles estão fuzileiros navais, agentes da Força Nacional e policiais do Bope. Mesmo que a tal “palestra” existisse, com certeza não iria expor tanta coisa assim.

3 – A policiais cita que diversos países “teve” (SIC) ataque nas Olimpíadas. Isso dá a impressão que há ataques em todas as edições. Na realidade, aconteceram dois ataques durante os jogos: em 1972, em Munique (Alemanha) e em 1996, em Atlanta (EUA). No segundo caso, não foi terrorista islâmico e sim norte-americano da extrema direita. Ou seja, “dois” não é a definição mais correta de vários.

4 – Outra questão: por que razão iriam mostrar “os vídeos” apavorantes em uma palestra da polícia. O que tem de informativo em algo que se a pessoa quiser e tiver estômago, pode ir até o Live Leak e assistir. A única hipótese para se mostrar vídeos assim seria para analisar o modus operandi dos terroristas. Mas isso é para um treinamento e não para uma palestra.

5 – Por fim e o maior engano da nossa amiga PM. Ela cita que o Estado Islâmico chamou o Brasil de “país de merda” quando nos ameaçou. Porém, ela fez uma citação a uma mensagem errada sobre os terroristas. Houve de fato, uma ameaça via Twitter. Porém, não tinha nada de “país de merda”. Vale lembrar que a mensagem é de novembro do ano passado e que o Brasil não acabou sendo “o próximo alvo”. De lá para cá, aconteceram muitos outros atentados.

Deu para sacar que a mensagem tem muito mais de alarmismo e informações genéricas do que algo de verdade. Junte a isso, o fato que 9 entre dez notícias que têm como fonte áudios do WhatsApp são falsas e que a grande maioria dos boatos pedem o compartilhamento e chegamos ao fato que o tal alerta da policial não passa de um trote. De muito mal gosto por sinal.

Em tempo, existe de fato, risco e a segurança das Olimpíadas (assim como em todos eventos de grande porte do mundo) está sendo reforçada para que nada aconteça. Porém, cravar que vai acontecer algo com 1o0% de certeza é, no mínimo, irresponsabilidade.