Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Gilberto, atacante do Bahia, assume ser homossexual #boato

Gilberto, atacante do Bahia, assume ser homossexual #boato

Gilberto, atacante do Bahia, assume ser homossexual, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O atacante Gilberto, do Bahia, assumiu que é gay e começou um relacionamento com um torcedor do Bahia. Matéria está no site da Globo.

A sexualidade no meio esportivo ainda é um tabu. Uma das consequências disso  é o grande número de “brincadeiras” (sempre fora de mão) de cunho homofóbico que circula entre torcidas. A última atingiu um jogador de peso: o atacante Gilberto, do Bahia, um dos maiores artilheiros em atuação no futebol brasileiro.

De acordo com mensagens que circulam online, Gilberto teria assumido que é gay e que tem um relacionamento homoafetivo com um torcedor do Bahia. A prova seria um print do site Globo Esporte de uma matéria com o título “Atacante do Bahia assume ser homossexual”. Leia a mensagem que está no print:

Confira o desmentido em vídeo:

FUTEBOL Atacante do Bahia assume ser homossexual Gilberto assume relacionamento com soteropolitano Por Astolfo Gualtieri 15/07/2021 18:41 • Atualizado há 15 minutos O atacante Gilberto, do Bahia, assumiu publicamente ser homossexual, terminando seu casamento para assumir seu relacionamento homoafetivo com um torcedor do Bahia, Mateus Rocha. Ambos estão apaixonados e irão se casar em breve, segundo jogador.

Gilberto, atacante do Bahia, assumiu ser homossexual?

Possivelmente, entre torcedores do Vitória (pelo menos entre os mais babacas), a história se espalhou com muita força na internet. Porém, não é verdade que Gilberto do Bahia assumiu a homossexualidade.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Na realidade, esse tipo de boato da categoria “jogador de futebol assumiu que é gay” é mais do que manjado no mundo das fake news. Já desmentimos histórias falsas usando o nome de outros atletas como, por exemplo, Raí, Jádson, Fágner, Renê Júnior, Júnior Tavares, Denílson e outros. Além do cunho homofóbico (que aponta que ser gay seria uma que diminui uma pessoa), todas essas histórias (incluindo a de hoje) são falsas.

A resposta para o caso de hoje foi facilitada por um detalhe importante: a citação da fonte confiável. Como já falamos, a “bomba” que apontava para o relacionamento de Gilberto viralizou por meio de um print do site Globo Esporte. Porém, ao buscar sobre o assunto na página em questão, nada encontramos. Nem Gilberto (que é casado com uma mulher e tem uma filha recém-nascida) assumiu “que é gay” tampouco tem o tal relacionamento.

O que foi feita foi uma alteração em uma página do site. A técnica é relativamente simples. Primeiro, o internauta acessa uma página em questão. Depois ele clica com o botão direito do mouse e em “inspecionar”. Ao fazer isso, ele pode modificar o conteúdo da página (incluindo título e conteúdo de uma matéria). Para terminar, é só tirar um print do conteúdo adulterado e sair postando como se fosse verdade.

Vale apontar que o suposto autor da matéria (Astolfo Gualtieri) não consta em nenhum texto do site Globo Esporte. Também não encontramos nenhuma matéria na categoria “Futebol” com a data de 18h41 do dia 15 de julho de 2021. Ou seja: até isso foi inventado no conteúdo em questão.

Resumindo: a informação que aponta que o atacante Gilberto assumiu que é gay e que tem um relacionamento homoafetivo com um torcedor do Bahia é falsa. Não passa de mais um boato de cunho homofóbico que circula na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: