Galvão Bueno beija Patrícia Poeta na boca durante Copa, mostra foto #boato

Boato – Foto mostra narrador Galvão Bueno beijando a apresentadora Patrícia Poeta na boca durante bastidores da Copa do Mundo.

A Copa da Rússia está aí e os brasileiros desejam, do fundo do coração, que o filme de 2014 não se repita no mundial deste ano. Dentro de campo, os resultados têm tudo para serem diferentes. Porém, uma coisa da última Copa já está se repetindo: alguns boatos. Outro dia desmentimos, novamente, um texto atribuído ao técnico Zagallo. Hoje o assunto é Galvão Bueno.

Circula na internet uma foto do narrador da Globo dando um beijo na apresentadora do programa É de Casa Patrícia Poeta (ex-Fantástico e ex-Jornal Nacional). Junto às imagens, comentários bombásticos circularam. Confira alguns deles:

Versão 1: Bem amigos da rede Globo…vai dar merda!!! Galvão Bueno beijando a Patrícia poeta. Versão 2: Vcs não pediram? Patrícia Poeta calou a boca do Galvão Bueno. Agora babem… Versão 3: SEÉLOKO O GALVÃO BUENO TRAIU O NEYMAR COM A PATRICIA POETA COMO PODE ISSO. Versão 4: Galvão e a poeta

Foto mostra Galvão Bueno beijando Patrícia Poeta durante Copa do Mundo?

A tal imagem está se espalhando muito entre pessoas que não resistem a uma fofoca (ok, ok). Mas será mesmo que a imagem que mostra Galvão Bueno dando um beijo em Patrícia Poeta é real? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: não faz muito sentido a mensagem circular como se fosse da Copa de 2018 (ela é tão vaga que é possível pessoas pressuporem isso). Galvão está (como em todos mundiais dos últimos anos) cobrindo a Copa na Rússia. Porém, Patrícia Poeta está no Brasil, apresentando o É de Casa.

Segundo e definitivo ponto: a mesma história circulou durante a Copa de 2014. Na época, Galvão e Patrícia estavam, de fato, fazendo uma “dobradinha” no Jornal Nacional (hoje a dupla é Galvão Bueno e Renata Vasconcellos). O beijo na boca nada mais era do que uma montagem em cima de uma imagem real dos dois se cumprimentando antes de entrarem no ar. Veja o que escrevemos na época (conteúdo completo no link):

Beijo de Galvão Bueno e Patrícia Poeta na boca é pegadinha da web

Durante a transmissão do Jornal Nacional do dia 2 de julho de 2014, data do jogo entre Brasil e Colômbia (quartas de final da Copa de 2014), a Rede Globo deixou o sinal do satélite aberto e quem tem antena parabólica conseguiu ver os instantes antes de o programa entrar no ar.

Instantes esses que incluíram os últimos ajustes: de roupa e maquiagem e claro, um beijinho de boa sorte entre os apresentadores. E eles não sabiam que as imagens já estavam no ar. Detalhe: o beijo era no rosto, claro.

O que acontece é que quem resolver fotografar os instantes só liberou fotos da aproximação de Galvão, o que, claramente, parecia um beijo na boca. E aí, os jornalistas resolveram usar essa imagem para conseguir cliques. Mas nada passou de um mal-entendido, certo? Não.

Para completar a história, algum sacana resolveu “aproximar” ainda mais Galvão Bueno e Patrícia Poeta e publicar o tal beijo na boca em redes sociais. Detalhe: se alguém clica no link, vai parar em uma daquelas páginas de pegadinhas.

Resumindo: a história que fala de um beijo na boca entre Galvão Bueno e Patrícia Poeta é falsa. Tudo foi uma montagem que circulou na internet durante a Copa de 2014 e voltou a circular em 2018. Se o Boatos.org existir até 2022, é possível que teremos que desmentir novamente a balela. Até o Qatar.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet