Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Flamengo anuncia compra do Vasco e fusão entre clubes #boato

Flamengo anuncia compra do Vasco e fusão entre clubes #boato

Flamengo anuncia compra do Vasco e fusão entre clubes, diz boato (Foto: Reprodução/Internet)

Boato – O Flamengo acabou de anunciar a compra do Vasco da Gama e a fusão entre clubes, que agora vai se chamar Clube de Regatas Flamengo da Gama.

  Introdução

Nos últimos tempos, o Vasco da Gama tem atravessado uma crise sem precedentes. Nem mesmo a compra da SAF por parte da empresa 777 Partners tem aliviado a tensão. E é neste contexto que uma história voltou a circular em redes sociais.

De acordo com mensagens que estão viralizando online, a crise é tanta que o Flamengo teria anunciado a “compra do Vasco” e uma fusão entre equipes, que agora passaria a se chamar Clube de Regatas Flamengo da Gama. Leia:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

FLAMENGO ANUNCIA COMPRA DO CR.VASCO DA GAMA E FUSÃO ENTRE CLUBES Medida foi tomada entre os clubes como tentativa de salvar a situação do clube de São Januário Clube de Regatas Flamengo da Gama já estreia no Campeonato Brasileiro.

  Análise

Vimos a história se espalhando em diversas redes sociais (como, por exemplo, Facebook). Ela tem algumas características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Histórias sobre coisas relacionadas a clubes de futebol são comuns na internet. Já desmentimos denúncias sobre times terem comprado competições, compras de times como o Liverpool e outros.

As questões que serão respondidas na parte da checagem são as seguintes: 1) Flamengo e Vasco fecharam uma compra e uma fusão? 2) Há alguma chance de isso ocorrer algum dia? 3) O que fazer se você vir links como o citado?

Checagem

Flamengo e Vasco fecharam uma compra e uma fusão?

Não fecharam. Ao buscar os locais nos quais a história circulou, vimos apenas links soltos em redes sociais. A informação não é balizada por nenhuma fonte confiável que confirme a história. Ao contrário, o link mais utilizado é de um site que cria manchetes falsas na internet.

O que fazer se você vir links como o citado?

É difícil, mas o mais recomendável é você evitar clicar no link. Ao invés disso, vá até um buscador e procure pela notícia “bombástica” que foi publicada na rede social. Desta forma, você evita dar um clique para um site que divulga fake news e, de quebre, se protege caso o site esconda algum golpe.

Há alguma chance de uma fusão entre Flamengo e Vasco ocorrer algum dia?

É muito difícil. Os dois clubes são grandes rivais e as torcidas acabam se retroalimentando da rivalidade. Hoje, não há qualquer chance de isso ocorrer. O próprio estatuto do Vasco aponta que, no caso de uma fusão, o nome Club de Regatas Vasco da Gama não pode ser mudado.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o Flamengo tenha comprado o Vasco da Gama e anunciado uma fusão entre os clubes. Apesar de as equipes estarem em momentos distintos, a mensagem não passa de uma fake news/pegadinha que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm