Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Fifa elimina Tigres por escalar jogador com Covid-19 no Mundial #boato

Fifa elimina Tigres por escalar jogador com Covid-19 no Mundial #boato

Fifa elimina Tigres por escalar jogador com Covid-19 no Mundial, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A Fifa acabou de eliminar o Tigres (do México) do Mundial de Clubes por escalar um jogador com Covid-19. Com isso, o Palmeiras está classificado para a final.

A derrota surpreendente (pelo menos para os brasileiros) do Palmeiras para a equipe do Tigres (do México) na semifinal do Mundial de Clubes causou frustrações em torcedores do alviverde e rendeu muitas brincadeiras de torcedores de rivais (já que o Palmeiras continua sem Mundial). Em meio a isso, uma mensagem que surgiu na internet começou dar “esperanças”.

De acordo com o texto, que tem um link do Portal G1 e um link de uma imagem, a Fifa acabou eliminando o Tigres sob a alegação de que um jogador seria sido escalado com “suspeita de Covid-19”. Com isso, o Palmeiras estaria classificado para enfrentar o Bayern de Munique na final. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

FIFA elimina o Tigres por escalar jogador com suspeita de covid, e Palmeiras será o finalista do mundial. https://g1.globo.com https://encrypted-tbn3.gstatic.com/images?q=tbn:ANd9GcTu8G-W0iEFB7QbWgrqjsTtmofCMcY9Gp1MrRrI5XQ3LDeqGmG-cmSGKTqF

Fifa eliminou Tigres por escalar jogador com Covid-19 no Mundial?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

O que não faltaram foram compartilhamentos em redes sociais relacionados à tal eliminação. Porém (e para tristeza dos palmeirenses), a história é falsa. Não teve nada de jogador escalado com Covid-19 tampouco eliminação do Tigres.

Na realidade, a mensagem que está circulando na internet é mais uma “pegadinha” que se utiliza da foto do deputado federal Tiririca.

A estrutura deste tipo de fake é, invariavelmente, assim: uma notícia bombástica que é acompanhada de um link de um grande portal de notícias (para gerar a imagem de miniatura) e um link de imagem. Ao abrir a imagem, podemos ver que se trata da foto de Tiririca com a mensagem “é mentira abestado”. Temos um vídeo que explica esse tipo de fake:

Só no Mundial de Clubes 2020 (que está sendo disputado em 2021), já houve dois boatos sobre o assunto. Um apontava que o Bayern havia desistido da competição. Outro apontava que jogadores do time alemão (como Roberto Lewandowski) teriam testado positivo para a Covid-19.

Vale apontar que, ao buscar por informações sobre casos positivos em jogadores do Tigres na partida das semifinais contra o Palmeiras, nada encontramos (nem no G1 nem em lugar algum). Mesmo que houvesse casos positivos do novo coronavírus, eles seriam detectados nos inúmeros testes que os times fazem antes dos jogos (o que não foi o caso).

Resumindo: a história que aponta que o Tigres foi eliminado do Mundial de Clubes por escalar um jogador que testou positivo para Covid-19 contra o Palmeiras é falsa. Não passa de mais um boato da série “pegadinha do Tiririca” que circulou durante o Mundial de Clubes.

Desmentimos também: O Palmeiras já foi campeão mundial. 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK