Corinthians vendeu o Brasileirão para a Crefisa e para o Palmeiras #boato

Boato – O Corinthians vendeu o Campeonato Brasileiro para a Crefisa (patrocinadora do Palmeiras). O escândalo já foi descoberto.

“Se as pessoas soubessem o que aconteceu no Brasileirão, ficariam enojadas”. Se você já viu esta frase em algum outro contexto, não fique surpreso. Mas é justamente com esta afirmação que começa o texto no qual vamos falar hoje.

O texto, viral no WhatsApp e Facebook, dá uma justificativa para a queda de rendimento do Timão no Brasileiro (que, depois de liderar com folga o primeiro turno, tem a 4ª pior campanha do segundo turno): o time vendeu o título do Campeonato Brasileiro para a Crefisa (patrocinadora do Palmeiras).

De acordo com uma mensagem que circula na internet, a frase inicial seria do atacante Jô e mostrava a indignação dele com o que aconteceu. O texto ainda aponta que tudo começou no jogo contra o Bahia (vencido pelo Bahia por 2 a 1). Antes da partida, o presidente do time Roberto de Andrade, Fábio Carille (técnico do time) e Marco Polo Del Nero (presidente da CBF) teriam combinado tudo.

A mensagem ainda aponta que cada jogador ganhou US$ 700 mil para entregar o título + bônus de US$ 400 mil. Os jogadores ainda ganhariam um contrato com a Crefisa (assim como Neymar e Cristiano Ronaldo). Leia o texto que circula online (reprodução do Facebook):

Print da notícia falsa que fala que o Corinthians vendeu o Brasileirão para a Crefisa e Palmeiras
Print da notícia falsa que fala que o Corinthians vendeu o Brasileirão para a Crefisa e Palmeiras

Corinthians vendeu o Brasileirão para a Crefisa e para o Palmeiras?

O texto circulou muito na internet. Nas nossas buscas, vimos que ele foi muito encaminhado para o “craque Neto” (ídolo do Corinthians e indignado com a queda de rendimento). Mas será mesmo que o Corinthians vendeu o Brasileirão? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Você se lembra que falamos que a frase “Se as pessoas soubessem o que aconteceu” já foi dita em outros contextos? Pois é. Só no Boatos.org já desmentimos meia dúzia de vezes teorias da conspiração que começaram com a frase e seguiam o mesmo enredo (sentimos falta da assinatura de Gunther Schweitzer desta vez).

A última envolveu o próprio Corinthians. Em maio deste ano, o texto falaca que a Ponte Preta teria vendido a final do Paulistão para o Timão e para a CBF. Além da versão “Paulistão”, temos também a versão “7 a 1” da teoria da conspiração e a versão “eleições de 2014”.

Só o fato da notícia se repetir tanto já dá para notar que se trata de um boato. Para além disso, o texto tem algumas incorreções. Uma delas é afirmar que Neymar e Cristiano Ronaldo são atletas da Crefisa. Os dois têm muitos patrocinadores, mas o banco de crédito não é um deles.

Resumindo: a história que aponta que o Corinthians vendeu o Campeonato Brasileiro para a Crefisa e para o Palmeiras é falsa. Trata-se de um boato antigo e clássico na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

Um comentário em “Corinthians vendeu o Brasileirão para a Crefisa e para o Palmeiras #boato

  • 27/02/2018 em 20:16
    Permalink

    Não sei não, a crítica está sendo a mãe do Palmeiras, está comprando tudo para o Palmeiras.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)