Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > É falso que mortes súbitas aumentaram 2.300% após início de vacinação contra a Covid-19

É falso que mortes súbitas aumentaram 2.300% após início de vacinação contra a Covid-19

Morte súbita cardíaca em atletas aumentou 2.300% após vacinação da Covid-19, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Casos de morte súbita em atletas profissionais aumentaram 2.300% entre 2020 e 2023 por causa da vacina contra Covid-19.

  Análise

Começou a circular nos últimos dias em perfis antivacinas na internet uma mensagem que apontaria para a “prova” de que as vacinas contra a Covid-19 matam. Trata-se de uma suposta tabela com a “comparação” do número de mortes súbitas em atletas profissionais por conta das vacinas.

A tabela aponta que a quantidade de mortes nesta natureza aumentou 2.300% entre os três primeiros meses de 2020 e os três primeiros meses de 2023. A prova seria um link de um artigo científico da página jcc.elsevier.pt. Leia o conteúdo contido na mensagem em questão:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Morte Súbita Cardíaca em Atletas Profissionais https://jacc.elsevier.pt/pt-estadisticas-XY735109718625173 2020 ANTES DA VACINAÇÃO DA COVID-19 JANEIRO: 21 MORTES FEVEREIRO: 29 MORTES MARÇO: 29 MORTES TOTAL DE 79 MORTES NO PERÍODO

2023 PÓS CAMPANHA DE VACINAÇÃO DA COVID-19 JANEIRO: 762 MORTES FEVEREIRO: 675 MORTES MARÇO: 406 MORTES TOTAL DE 1.843 MORTES NO PERÍODO Aumento de 2.300% respectivamente!

O histórico deste tipo de conteúdo (sempre utilizado em fake news) já nos chama atenção. Em 2021, por exemplo, o Boatos.org desmentiu uma suposta lista que teria sido divulgada pela Fifa com “jogadores que morreram” por conta da vacina.

Checagem

Agora, na parte de checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) Houve aumento de 2.300% na morte súbita de atletas entre 2020 e 2023? 2) O estudo diz que a vacina contra Covid-19 foi responsável pela morte súbita de atletas? 3) A vacina contra a Covid-19 causa morte súbita como se fala por aí?

Houve aumento de 2.300% na morte súbita de atletas entre 2020 e 2023?

Não houve. A página em questão é um anexo de um artigo publicado no Jacc (Journal of The American College of Cardiology). O artigo é “Morte súbita cardíaca em atletas profissionais”, do médico Whady Hued. O artigo trata apenas importância dos exames preventivos para evitar as mortes.

Em nenhum momento, é dito que houve um aumento nos últimos anos. A página anterior ao comentário editorial de Whady Hued tinha uma tabela com o número de mortes durante jogos. Porém, os dados são de 2000 a 2017.

Mas e a tabela? Quem compartilhou o link “se esqueceu” (ou quis se esquecer) que a página tinha o seguinte título: “Lido 11366 Vezes que se leu este artigo”. Em janeiro de 2020 foram 21 leituras, em fevereiro de 2020 foram 29 leituras, em março de 2020 foram 19 leituras, em janeiro de 2023 foram 762 leituras, em fevereiro de 2020 foram 675 leituras e em março de 2023 foram 405 leituras.

Os números não passam de estatísticas de leituras do site. Uma curiosidade: em um dia de setembro (por conta da fake news), já houve 1018 leituras do artigo. Não tem nada a ver com morte de atletas.

O estudo diz que a vacina contra Covid-19 foi responsável pela morte súbita de atletas?

Não diz. Além de o artigo ter sido publicado antes mesmo da pandemia da Covid-19, não há qualquer relação causal entre imunizantes e mortes súbitas. O que circulou não passou de ilação para satisfazer uma tese falaciosa.

A vacina contra a Covid-19 causa infartos e mortes como se fala por aí?

Não há provas disso. Pelo contrário, algumas estatísticas apontam que a chance de se ter uma complicação cardíaca é muito maior em casos graves de Covid-19 (que são evitados pela própria vacina) do que por efeitos colaterais da vacinação.

Conclusão

Fake news ❌

Os números apresentados na tabela em questão não são relativos à morte súbita de jogadores. O que está circulando na internet é uma fraude que visa fortalecer um posicionamento que não se sustenta.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm