Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Bélgica desiste de disputar as Olimpíadas #boato

Bélgica desiste de disputar as Olimpíadas #boato

Boato – Por falta de segurança no Rio de Janeiro, delegação da Bélgica decide abandonar os Jogos Olímpicos. 

O Rio de Janeiro se prepara para ser palco de um dos mais importantes eventos esportivos do planeta. Em 30 dias, o Brasil recebe mais de 10 mil atletas para a disputa de 39 modalidades e visitantes de todos os cantos do mundo durante duas semanas, de 5 a 21 de agosto.

Em contagem regressiva para a abertura dos jogos, o Rio ainda é alvo de desconfianças. A cidade-sede coleciona problemas e incertezas. Além da segurança na cidade, o zika vírus e a situação dos cofres públicos preocupam os brasileiros.

Bélgica desiste dos Jogos Olímpicos Rio2016, diz boato
Bélgica desiste dos Jogos Olímpicos Rio2016, diz boato

Mas, não só os brasileiros estão preocupados. De acordo com uma publicação, que tem sido compartilhada nas redes sociais, a delegação da Bélgica enviou uma carta renunciando as Olimpíadas, por falta de segurança na cidade maravilhosa. Leia na integra:

PRIMEIRA DELEGAÇÃO ABANDONAR AS OLIMPÍADAS

A delegação da Bélgica poderá vir abandonar as olimpíadas por FALTA DE SEGURANÇA NO RJ; o Reio Philippe da Bélgica enviou ao comitê uma carta renunciando as olimpíadas que diz: O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, mas também a mais violenta do mundo; não posso enviar meus atletas para uma campo de guerra, são atletas não soldados. Assim sendo ordenei o retorno de nossa delegação antes que algo mais serio aconteça.

Bélgica desistiu das Olimpíadas?

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

A mensagem, que tem causado alvoroço nas redes sociais, na verdade é falsa. Essa história, assim como o policial militar que alertou sobre terrorismo nas Olimpíadas e o COI que rejeitou Temer e convocou Dilma para a abertura dos jogos são mais falsas que uma nota de três reais. Vamos entender os porquês.

Primeiro, se você acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens com intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, a mensagem possui características de boatos. São alarmistas e com erros de ortografia comuns.

Uma simples busca no Google pode resolver o mistério, pois nada saiu além deste post, que circulou na web. E mais, existem publicações com relatos de visitas da Bélgica no Rio. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

Detalhe: haverá 16 funcionários belgas nos Jogos Olímpicos. Entre eles estão árbitros, membros de júris e mordomos, escolhidos por suas respectivas federações internacionais, distribuídos nos esportes: atletismo, remo, badminton, cycliing, equitação, hóquei, tênis, tênis de mesa, vela e voleibol.

Sobre a foto, que acompanha a publicação, a origem está aqui. A imagem foi registrada quando o Rei Philippe e a Rainha Mathilde cumprimentavam os jogadores, após a eliminação para a Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que a Bélgica desiste de disputar as Olimpíadas é #boato. A Bélgica pode até desistir dos Jogos Olímpicos, mas isso é, hoje, improvável.