Bélgica desiste de disputar as Olimpíadas #boato

Boato – Por falta de segurança no Rio de Janeiro, delegação da Bélgica decide abandonar os Jogos Olímpicos. 

O Rio de Janeiro se prepara para ser palco de um dos mais importantes eventos esportivos do planeta. Em 30 dias, o Brasil recebe mais de 10 mil atletas para a disputa de 39 modalidades e visitantes de todos os cantos do mundo durante duas semanas, de 5 a 21 de agosto.

Em contagem regressiva para a abertura dos jogos, o Rio ainda é alvo de desconfianças. A cidade-sede coleciona problemas e incertezas. Além da segurança na cidade, o zika vírus e a situação dos cofres públicos preocupam os brasileiros.

Bélgica desiste dos Jogos Olímpicos Rio2016, diz boato
Bélgica desiste dos Jogos Olímpicos Rio2016, diz boato

Confira também: Janja tirou foto com traficante? Saiba a verdade aqui!

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Mas, não só os brasileiros estão preocupados. De acordo com uma publicação, que tem sido compartilhada nas redes sociais, a delegação da Bélgica enviou uma carta renunciando as Olimpíadas, por falta de segurança na cidade maravilhosa. Leia na integra:

PRIMEIRA DELEGAÇÃO ABANDONAR AS OLIMPÍADAS

A delegação da Bélgica poderá vir abandonar as olimpíadas por FALTA DE SEGURANÇA NO RJ; o Reio Philippe da Bélgica enviou ao comitê uma carta renunciando as olimpíadas que diz: O Rio de Janeiro é uma das cidades mais lindas do mundo, mas também a mais violenta do mundo; não posso enviar meus atletas para uma campo de guerra, são atletas não soldados. Assim sendo ordenei o retorno de nossa delegação antes que algo mais serio aconteça.

Bélgica desistiu das Olimpíadas?

A mensagem, que tem causado alvoroço nas redes sociais, na verdade é falsa. Essa história, assim como o policial militar que alertou sobre terrorismo nas Olimpíadas e o COI que rejeitou Temer e convocou Dilma para a abertura dos jogos são mais falsas que uma nota de três reais. Vamos entender os porquês.

Primeiro, se você acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens com intenção de alertar a população são, na maioria dos casos, falsas. Além disso, a mensagem possui características de boatos. São alarmistas e com erros de ortografia comuns.

Uma simples busca no Google pode resolver o mistério, pois nada saiu além deste post, que circulou na web. E mais, existem publicações com relatos de visitas da Bélgica no Rio. Se você tem dúvida, pode conferir aqui.

Detalhe: haverá 16 funcionários belgas nos Jogos Olímpicos. Entre eles estão árbitros, membros de júris e mordomos, escolhidos por suas respectivas federações internacionais, distribuídos nos esportes: atletismo, remo, badminton, cycliing, equitação, hóquei, tênis, tênis de mesa, vela e voleibol.

Sobre a foto, que acompanha a publicação, a origem está aqui. A imagem foi registrada quando o Rei Philippe e a Rainha Mathilde cumprimentavam os jogadores, após a eliminação para a Argentina nas quartas de final da Copa do Mundo.

Sendo assim, podemos afirmar que a história de que a Bélgica desiste de disputar as Olimpíadas é #boato. A Bélgica pode até desistir dos Jogos Olímpicos, mas isso é, hoje, improvável.