Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Vídeo mostra argentinos sem máscara e em aglomeração no velório de Maradona #boato

Vídeo mostra argentinos sem máscara e em aglomeração no velório de Maradona #boato

Vídeo mostra argentinos sem máscara e em aglomeração no velório de Maradona, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Em velório de Maradona, argentinos quebram isolamento e, sem máscara, fazem aglomeração, mostra vídeo.

Nos últimos dias, o mundo acompanhou a despedida de um dos maiores gênios da história do futebol. Em meio à pandemia de coronavírus, o adeus de Maradona reuniu lágrimas, tumulto e uma multidão na Casa Rosada, onde aconteceu o velório do argentino. Depois das críticas pela falta de cuidado em relação à pandemia, um vídeo tem chamado atenção na internet.

O vídeo que está fazendo sucesso no Facebook mostra uma multidão pulando, hasteando bandeiras da Argentina e entoando hinos. Nas imagens, argentinos cantam e, sem máscara, fazem aglomeração. Na publicação, o texto afirma que o governo argentino liberou a população do lockdown para participar do velório do Maradona. Outra versão ataca as medidas de isolamento da Argentina e diz que essa “hipocrisia não é comentada pela TV”. Leia o que diz a mensagem e assista ao vídeo:

Versão 1: Governo Argentino liberou a população do Lockdown para velório do Maradona e o covid19 vírus mortal da china? Versão 2: Hipocrisia não comentada pelas TVs ou grupos esquerdalhas FDPs…. Velório de Maradona, o xinxeiro…. Se daqui a 14 dias ainda existir argentino vivo é porque o corona virus é tudo uma farsa !!!

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Vídeo mostra argentinos sem máscara e em aglomeração no velório de Maradona?

O vídeo está sendo usado como argumento para criticar as medidas de isolamento da Argentina. Pois bem, não é mentira que o adeus de Maradona gerou muito tumulto e aglomeração. Porém, o vídeo que nada tem a ver com o velório do argentino.

O primeiro e mais óbvio motivo está no próprio texto, que é vago, alarmista e não possui datas e fontes confiáveis. Sem contar com o histórico de boatos que possuem imagens e vídeos fora de contexto. Já apareceram histórias envolvendo o desfile de 7 de setembro em Roma, Disneylândia da China e fogos de artifício dos Jogos Olímpicos.

Como já mencionamos anteriormente, de fato, o velório de Maradona gerou aglomerações e muita gente acabou desrespeitando as medidas de segurança, como o uso de máscara e o distanciamento social. Nesta matéria da Isto é, o epidemiologista e professor da Faculdade Saúde Pública da Universidade de São Paulo, Eliseu Alves Waldman, afirma que o descuido pode custar caro para o país e que “é possível que daqui 14 dias tenhamos um pico de casos de covid-19 na Argentina”.

Mas, apesar da aglomeração no velório, o vídeo nada tem a ver com o velório de Maradona. Ao contrário do que apontam as mensagens, as imagens foram registradas em 2018 na Rússia. No vídeo, torcedores da Argentina demonstram apoio a seleção argentina, que foi eliminada da Copa do Mundo de 2018. Veja no vídeo:

Por fim, vale dizer que, diferente do que diz a mensagem, o lockdown não foi levantado “para o velório”. Após o velório de Maradona, o presidente argentino, Alberto Fernández, anunciou o fim do isolamento social. Segundo Alberto, nas últimas semanas os casos caíram no país e, por isso, o isolamento social será mantido apenas em Bariloche e Puerto Deseado. Inclusive, o próprio ministro da Saúde de Bueno Aires, Fernán Quirós, afirmou que as imagens que vimos do velório devem ser evitadas.

Resumindo: o vídeo que mostra argentinos sem máscara e em aglomeração no velório de Maradona é falso. Isso porque as imagens foram registrada na Rússia durante a Copa do Mundo de 2018 e não no velório do argentino, como afirma a mensagem.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99458-8494.

– Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
– Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
– Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
– Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
– Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2XrGSBD
– Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK