Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia de Xangai, na China #boato

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia de Xangai, na China #boato

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia da China, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Vídeo mostra uma dança de robôs que foi feita na Disneylândia de Xangai, na China. Isso mostra como a tecnologia é incrível.

Nos últimos tempos, o que não tem faltado é informação falsa que está sendo requentada na internet (isso se dá, inclusive, pela falta de novas fake news na internet). A que vamos falar hoje aponta para uma suposta atração que teria ocorrido na China.

Um vídeo de dançarinos fazendo uma performance está circulando junto com a mensagem que aponta que os dançarinos seriam robôs e que a apresentação teria ocorrido na cidade de Xangai. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1:  Esta dança foi criada na China e transmitida na Disneylândia de Xangai. Não são artistas dançantes, mas robôs construídos na China. Os robôs parecem tão reais, têm expressões faciais e movimentos tão perfeitos, que não se podem distinguir de pessoas reais.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Versão 2: Leia isso depois de ver o vídeo. Esta dança clássica foi criada na China e transmitida na Disneylândia de Xangai. Eles não são artistas dançantes, mas robôs feitos na China. O tempo de apresentação é de apenas 5 minutos, mas o tempo de espera pelos ingressos é de 4 horas e o preço do ingresso é de 499 yuan. (US $ 75) É mais complexo que o do Japão e tem expressões faciais perfeitas. Ambos os dançarinos são robôs. Eles parecem tão reais que não podem ser distinguidos de pessoas reais. Isso é assustador!

Vídeo mostra dança de robôs na Disneylândia de Xangai, na China?

As imagens se espalharam, agora, em 2023, com todas as forças na internet. Porém, a história que aponta para a tal dança dos robôs na China não só é falsa como já foi desmentida pelo Boatos.org lá em 2020. Como o desmentido de outrora vale para hoje, relembre o que escrevemos:

Para começo de conversa, a mensagem da publicação segue a linha standard características já manjadas de fake news: é vaga (não fornece mais informações sobre a origem dos supostos robôs, como laboratório e criador, por exemplo), alarmista (tem o intuito de impressionar e gerar compartilhamentos), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar o que está sendo dito.

Em segundo lugar, já sabemos que quem gosta de espalhar boatos online adora o tema “vídeos incríveis”. Inclusive, já tivemos que desmentir vários deles aqui no Boatos.org, como você deve se lembrar daquele que supostamente mostrava o rei do Bahrein chegando a Dubai com um robô guarda-costas incrível; outro em que girafas estariam saltando de trampolim, fazendo acrobacias e mergulhando na água na Austrália; ou, ainda, outro vídeo com teor assustador que supostamente mostrou a Polícia Civil dando de cara com um fantasma em orfanato abandonado em Rosana (SP).

Assim como nestes causos, ao buscarmos mais informações sobre a tal dança dos robôs na China, nada encontramos. Ao contrário disso, bastou fazer uma rápida busca pelo vídeo para entendermos direitinho essa história e chegarmos à verdade. Descobrimos que o vídeo, na verdade, se trata de uma apresentação dos dançarinos Abbey Clancy & Aljaz ao programa de Strictly Come Dance, do canal BBC One, um concurso com vários casais de dançarinos.

Na ocasião, em 2013, Abbey Clancy & Aljaz levaram ao público uma performance da categoria de valsa vienense, com a música “Delilah”. Ou seja, nada de robôs e tampouco China. Todos os casais participantes do programa em questão são humanos e bem vivos, inclusive.

Resumindo: é falsa a informação que aponta para a dança de robôs na China. A apresentação não foi feita na China e muito menos foi feita por robôs em Xangai. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular agora em 2023.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 9275-5610

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/41sX0QS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso