Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Suposta conversa no WhatsApp entre médicos que fizeram o transplante em Faustão é falsa

Suposta conversa no WhatsApp entre médicos que fizeram o transplante em Faustão é falsa

Vazou conversa entre médicos que prova que Faustão furou a fila do transplante de coração, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Mensagem aponta para suposta conversa no WhatsApp entre médicos de Faustão sobre fila do transplante de coração.

  Análise

Sem nenhuma prova, pessoas que usam como principal argumentação o fato de “sacar das malandragens do mundo” estão levantando levianamente a acusação de que o apresentador Fausto Silva teria, intencionalmente, furado a fila de transplantes de coração.

Em meio a isso, um vídeo cretino (sim, esse é o adjetivo) está circulando na internet. Com a legenda de “Vazou conversa entre médicos sobre o transplante de coração no dia 27”, o vídeo que tem a marca d’água de uma página chamada “historiasdowhats” apontava para a prova de que Faustão furou a fila. Leia:

Luiz, finalmente chegou um coração bom compatível com o sangue da Vanessa, que esta em primeiro na fila de transplante, já prepara a sala, comunique a família, que iremos em poucos minutos fazer a cirurgia com urgência.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Caio só tem um problema, recebi ordens dos “superiores” para furar essa fila, temos um paciente “prioridade” que irá receber esse coração, infelizmente a Vanessa terá que esperar mas um pouco.

Como assim? Vanessa já esta em estado quase terminal, se ela não receber esse coração hoje, ela infelizmente não irá aguentar. Fora que temos outras prioridades também na fila, se não me engano compatível com este tipo sanguíneo temos 12 com extrema urgência, não podemos simplesmente “furar” o andar da carruagem

Você tem que entender que tudo na vida se baseia em quem tem mais poder de influência, o mundo gira na base do dinheiro, quem pode pagar mais, terá sempre mais prioridade. Se você acha que estou confortável com esta situação, não estou Mas ordens são ordens, se simplesmente desobedecermos, seremos punidos Cara mais é injusto demais com quem estava na fila, qual a idade dessa “prioridade”? 73 anos

Luiz, não estou acreditando nisso, sério mesmo que com tantos jovens na lista, vamos priorizar uma pessoa que já viveu bastante? Claro que cada vida importa, mas antes dessa “prioridade” temos outros com muita vida pela frente 03:51 Que já estão a meses esperando este tipo de coração, isso é um absurdo

Quando que ele foi internado? No começo do mês de agosto Pois bem amigo, Vanessa de 23 anos já esta internada já a 3 meses quase nos ultimos dias, temos o jovem Heitor de 35 anos que esta aguardando a 5 meses, Amanda de 27 anos que deu entrada também em agosto, assim como outros, não acho justo esse sistema. Infelizmente é assim que a banda toca, já prepara a sala que o coração esta chegando, não podemos perder nenhum minuto.

Entendo sua indignação, tenho certeza que milhares de brasileiros também se sentiram assim após o caso vir a público devido a influência da pessoa, mas nós somos apenas funcionários e temos que obedecer ordens.

A mensagem não apresenta nenhuma prova e nem aponta de quem seria o tal médico ou mesmo a fonte do vazamento. Se fizermos a análise básica, a mensagem tem características de fake news como o tom alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis.

Checagem

Na parte da checagem, vamos responder às seguintes questões. A primeira é de onde surgiu a tal suposta conversa entre médicos do Faustão. A segunda é se a suposta conversa dos médicos do Faustão é real. A terceira é se há provas de que Fausto Silva furou a fila do transplante de coração.

Onde surgiu a tal suposta conversa entre médicos do Faustão?

A marca d’água do vídeo denuncia a fonte. Trata-se de um canal do TikTok anônimo que posta supostas “conversas bombásticas” e sem muita ética. Para aliviar a “barra”, o canal bota a suposta legenda devidamente escondida: conversa montada, personagens são fictícios, qualquer semelhança com a realidade é mera coincidência).

A suposta conversa dos médicos do Faustão é real?

Isso já deixa claro que a conversa é falsa (apesar que quem baixou o vídeo e compartilhou no WhatsApp não vai ver o aviso). Porém, há outros furos. O primeiro que o diálogo se deu como se os médicos que receberam o órgão estivessem em um mesmo hospital com quatro pacientes.

O segundo é que os médicos sabiam o nome de todos os pacientes, menos o do Fausto Silva. Estranho, não? O terceiro furo está no horário da conversa. O coração não chegou às 3h da manhã no hospital em que Fausto Silva está internado. Chegou na manhã do dia 27 de agosto de 2023.

Há provas de que Fausto Silva furou a fila do transplante de coração?

Já explicamos ontem que não. Neste link, você pode ver que há uma explicação para o transplante de coração do apresentador ter ocorrido rapidamente e como funciona a fila para a obtenção do órgão pelo SUS. Tudo que está circulando é ilação sem fundamentação.

Conclusão

Fake news ❌

A conversa que está circulando em um vídeo gerado no WhatsApp não é de médicos que fizeram o transplante de coração em Faustão e não prova nenhuma “furada de fila” por parte dele. Trata-se de uma fake news que se aproveita de uma teoria da conspiração que circula por aí.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm