Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Não existem provas de que Faustão tenha furado fila do SUS para transplante de coração

Não existem provas de que Faustão tenha furado fila do SUS para transplante de coração

Faustão furou a fila do SUS para transplante de coração, diz boato (Foto: Reprodução/TikTok)

Boato – Faustão furou fila do SUS para transplante de coração. Fausto Silva comprou lugar na fila.

  Análise

Depois de anunciar que havia entrado na fila do transplante de coração por conta de um problema de insuficiência cardíaca, o apresentador Fausto Silva conseguiu o tão desejado órgão no dia 27 de agosto de 2023.

O fato de o transplante ter ocorrido rápido fez com que um burburinho corresse de forma meio tácita em redes sociais e, principalmente, espaços offline: de que Faustão teria “furado a fila do SUS”. Em alguns casos, é dito que ele teria comprado o órgão.

Uma pesquisa rápida no TikTok (foi só uma amostragem) nos ajuda a ter ideia do impacto do que está circulado. “URGENTE Faustão furou a fila do transplante!”, “Furou a fila o que o dinheiro não faz né”, Notícia triste Faustão Pagou Pra Furar a Fila”, “Fausto Silva furou a fila e recebeu transplante do coração”, “Faustão furou a fila do sus para receber transplante” e “O POVO QUER SABER PORQUE FAUSTÃO FUROU A FILA TÃO RAPIDO” são alguns exemplos de conteúdos que circularam na internet.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Em comum, os vídeos tinham a alegação de que Faustão estava junto a quase 400 pessoas esperando o órgão e o conseguiu em cerca de uma semana. Não há qualquer apresentação de provas ou mesmo teorias que embasem as declarações. O que há são mensagens soltas e muito burburinho.

Checagem

As três perguntas que vamos responder na nossa parte da checagem são as seguintes: 1) Faustão furou a fila do SUS do transplante de coração? 2) Como funciona a fila de transplantes no SUS? 3) Por que Faustão recebeu o coração tão rápido?

Faustão furou a fila do SUS do transplante de coração?

Não há qualquer prova disso (e o ônus da prova é de quem acusa). Uma acusação pesada como esta demandaria de provas robustas para se sustentar. Porém, o que há são palavras soltas e uma estranheza pela rapidez no transplante. Porém, ela é explicada (ao contrário do que apontam as mensagens) com provas.

Como funciona a fila de transplantes no SUS?

Para que entendamos o processo, precisamos compreender como funciona a ordem da fila de transplantes. O próprio Ministério da Saúde lançou uma nota explicando os critérios:

E quais os critérios da lista de espera por um órgão? São todos critérios técnicos, em que tipagem sanguínea, compatibilidade de peso e altura, compatibilidade genética e critérios de gravidade distintos para cada órgão determinam a ordem de pacientes a serem transplantados.

Quando os critérios técnicos são semelhantes, a ordem cronológica de cadastro, ou seja, a ordem de chegada, funciona como critério de desempate. Pacientes em estado crítico são atendidos com prioridade, em razão de sua condição clínica.

Ou seja: a ordem de chegada não é o primeiro critério, ao contrário do que muitas pessoas imaginam, na hora de decidir quem vai receber transplante primeiro. Isso fez com que Faustão fosse colocado em uma prioridade.

Por que Faustão recebeu o coração tão rápido?

A situação de Fausto Silva era gravíssima. Tanto que ele estava em uma fila de prioridades. Por ter o sangue tipo B (incomum), ele estava com outras três pessoas compatíveis com o órgão. Ele era o de número 2. E, de acordo com a Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, a equipe médica da primeira pessoa da fila (que não foi divulgada) recusou o órgão.

Ou seja: houve uma convergência de fatores que acarretaram na doação. A logística, o tipo sanguíneo, a gravidade e a recusa fizeram o transplante ser mais rápido.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

No mínimo (para sermos conservadores), a teoria que circula na internet não passa de um boato sem comprovação. Não é porque Fausto Silva teve um rápido transplante que significa que ele comprou um lugar na fila do SUS. Tudo que circulou não passam de conjecturas sem um elemento real.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm