Silvia Faria, diretora da Globo, é comunista e já foi filiada ao PCdoB #boato

Boato – A diretora de jornalismo da Globo, Silvia Faria, é uma comunista que já foi filiada ao PCdoB e disse que Che Guevara e Fidel Castro são seus heróis. Ela é quem manda Bonner bater no Bolsonaro.

Quem acompanha as conversas em redes sociais sabe que não é de hoje que a mídia tem sido atacada por correligionários de Bolsonaro. Dentre acusações de imparcialidade, sempre sobra algo como “fulano é comunista”, “ciclano é esquerdista” etc. No caso de hoje, mensagens apontam para a diretora de jornalismo da Globo Silvia Faria.

De acordo com textos que estão circulando na internet, Silvia Faria é uma comunista. As “provas” estariam nas informações de que ela teria sido filiada ao “Partido Comunista” (PCdoB) e que disse no Twitter que tem Che Guevara e Fidel Castro como heróis. Leia a mensagem que circula online:

QUEM É QUE TODOS OS DIAS MANDA O BONNER METER O CACETE NO BOLSONARO? SÍLVIA FARIA, DIRETORA DE JORNALISMO DA GLOBO. FOI DO PC DO B. ADMIRA O COMUNISMO E TEM CASTRO COMO HERÓI. ELA SÓ NÃO QUER VIVEM EM CUBA…

ESSA É SILVIA FARIA, DIRETORA GERAL DE JORNALISMO DA REDE GLOBO Conhecida por ter posições de extrema esquerda, já foi filiada ao partido comunista ( PCdoB), em seu Twitter disse uma vez que, Che Guevera e Fidel Castro eram verdadeiros revolucionários. Ela coordena ataques diário contra o Presidente Bolsonaro, num jornalismo indecente sujo e imoral. VAMOS DEIXAR ELA CONHECIDA, ESSA COMUNISTA.

Silvia Faria, diretora da Globo, é comunista e já foi filiada ao PCdoB?

A mensagem não demorou muito para se espalhar com força na internet (é do tipo de mensagem que, de tempos em tempos, viraliza). Porém, as informações que circulam nela sobre Silvia Faria não são reais.

As características da mensagem e o histórico de acusações contra setores da mídia serem “comunistas” já nos deixam desconfiados. Apesar de ter acusações fortes, a mensagem, além de não apresentar qualquer prova, é vaga, alarmista, tem erros de português e não cita qualquer fonte confiável que embase a informação. Além disso, não é raro (como nesses exemplos aqui e aqui) que jornalistas sejam tachados, sem provas, de “esquerdistas”.

No caso de hoje, não é diferente. A primeira coisa que fizemos foi procurar por mais informações relacionadas à trajetória de Silvia Faria e nada encontramos sobre referências ao PCdoB (procuramos, inclusive, na lista de filiado ao partido). Inclusive, todos os relatos (como esse e esse) sobre ela não citam qualquer preferência política. Nada encontramos também sobre tuítes falando que Fidel Castro e Che Guevara seriam seus heróis. Ou seja: as duas informações foram tiradas do nada.

Sem resultados, resolvemos entrar em contato com à assessoria de comunicação da TV Globo para verificar a informação. Como imaginávamos, foi nos dito que se trata de uma fake news. “A postagem é totalmente falsa. Silvia Faria jamais foi filiada a partidos políticos, nem publicou a frase citada em qualquer rede social. Há anos ela não publica em seus perfis pessoais”, apontou a emissora.

Com isso, podemos cravar que a informação que aponta que Silvia Faria, diretora de jornalismo da Globo, declarou ser “fã” de Che Guevera e Fidel Castro é falsa. O mesmo podemos dizer sobre a informação de que ela era do PCdoB. A mensagem é apenas de mais um boato (não o último) sobre a emissora que circula por aí.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)