Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Brasil > Foto mostra fundadores da Lupa, que é uma agência criada para censurar a direita no Facebook #boato

Foto mostra fundadores da Lupa, que é uma agência criada para censurar a direita no Facebook #boato

Foto mostra fundadores da Lupa, que é uma agência criada para censurar a direita no Facebook, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Casal de fundadores da Lupa aparece em uma imagem. Agência foi criada para censurar conservadores de direita no Facebook. 

Que nós do Boatos.org estamos aqui todos os dias desmentindo fake news e falando sobre os mais diversos assuntos, isso é verdade. Que, depois das eleições de 2018 no Brasil, a maior parte dos nossos desmentidos envolvem política, isso também é verdade. Que muita gente não gosta dos nossos desmentidos e adora nos atacar pelas redes sociais, isso é inegável.

Mas parece que chegamos ao auge do trabalho como checadores de informação. Hoje, a gente vai falar sobre outros serviços de fact-checking aqui no Brasil. Mais especificamente sobre uma fake news relacionada a um checador de informação brasileiro: a Agência Lupa.

De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, os “fundadores da Agência Lupa”, Gilberto Scofield e seu marido Rodrigo Mello, estariam censurando “posts e conteúdos” publicados por conservadores de direita no Facebook. Ainda segundo a publicação, a mais “recente e medíocre censura” da Agência Lupa foi afirmar que é falsa a história de que o STF teria retirado os direitos de Bolsonaro sobre a condução dos estados e municípios durante a pandemia. Confira a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

“CONHECE A AGÊNCIA LUPA? AQUELA QUE BLOQUEIA NOSSOS POSTS NO FACEBOOK? Esses da foto são eles… Esses são Gilberto Scofield e seu marido Rodrigo Mello, Militantes de Esquerda, Ativistas LGBT e Anti Bolsonaristas, fundadores da Agência de checagem LUPA que ultimamente vem censurando a maioria dos conteúdos postados por conservadores de Direita, afirmando serem falsos. A mais recente e medíocre censura da LUPA foi dizer que: ” É falsa a afirmação que o $TF tirou os direitos de Bolsonaro sobre a condução dos Estados e Municípios nessa Pandemia”…Ou seja, dá pra entender ou precisa desenhar? Da página de Henrique Aquino De Mattos Valle”.

Foto mostra fundadores da Lupa, que é uma agência criada para censurar a direita no Facebook?

A publicação fez sucesso nas redes sociais e mobilizou diversos internautas. Mas será que essa história de que uma foto mostra os fundadores da Lupa, uma agência que foi criada para censurar conservadores de direita no Facebook é real? Não é!

Vamos aos detalhes! Para começo de história, a publicação segue aquele velho e famoso roteiro de fake news na internet. A publicação é vaga, extremamente alarmista, possui erros de português, não tem pedido de compartilhamento – mas o post, em si, é uma forma de tentar expor as pessoas citadas – e não cita fontes confiáveis.

Como a gente lembrou ali em cima, críticas ao nosso trabalho e ataques nas redes sociais são o que não faltam. São desde ofensas em comentários, rótulos de “esquerdistas ou direitistas” (depende do desmentido) até a exposição de nossos perfis pessoais como forma de retaliação. O que muita gente não sabe (ou entende) é que um jornalista ter uma posição X ou Y na vida pessoal não muda, EM NADA, a nossa metodologia de trabalho. Seguimos critérios de apuração bastante rígidos e precisos, investigamos tudo até chegar em relatos ou dados oficiais (ou outras fontes credíveis) e nos baseamos pela ética jornalística que assumimos desde que recebemos os nossos diplomas de jornalistas. Isso tudo porque queremos trazer informação de qualidade ao nosso público leitor. Não estamos aqui para brincadeira e muito menos para ficarmos ricos. Então, pode ficar despreocupado sobre nós estarmos recebendo dinheiro para defender lado X ou lado Y. Isso não existe. Se você ainda tem dúvida, pode ler um texto que a gente produziu sobre para a CPMI das fake news falando da nossa metodologia.

Dito isso, vamos ao desmentido de hoje. De cara, já temos algo a dizer: a vida pessoal e o posicionamento político dos citados não interessa a ninguém. Além disso, mesmo procurando informações sobre Gilberto e Rodrigo, não encontramos nenhum indício que mostre que eles sejam ativistas antibolsonaro, esquerdistas e blábláblá (mimimi).

Para completar, até a informação “não opinativa” está completamente equivocada. Gilberto e Rodrigo não são os fundadores da Lupa. A verdadeira fundadora é a jornalista Cristina Tardáguila. Após toda a confusão, ela se pronunciou nas redes sociais e soltou o verbo. Ela esclareceu que a Agência Lupa (assim como outros sites de checagem) não censura, mas checa informações. Também ressaltou qualquer reclamação sobre o Facebook deve ser encaminhada à rede social.

Há uma desinformação INACEITÁVEL em curso. Gilberto e Rodrigo NÃO SÃO os fundadores da @agencialupa. EU SOU. A Lupa não censura nada. Checa. (Se você tem algum problema com o FB, reclame lá). O fato de os dois serem um belo casal e terem uma linda família está motivando o ódio.

Também entramos em contato com Gilberto Scofield que desmentiu toda a história. De acordo com Gilberto, ele ocupa o cargo diretor de negócios e estratégia na Agência Lupa e não é “fundador” da Lupa. Já seu marido, Rodrigo Mello, é corretor de imóveis e nada tem a ver com a agência. Gilberto também explicou que não fundou a Agência Lupa e que a suposta censura, na verdade, é um selo de desinformação imposto pelo Facebook. Dessa forma, a agência nada tem a ver com as publicações que são retiradas do ar.

É claramente um ataque de discurso de ódio com a proximidade das eleições. Nem eu nem meu marido, Rodrigo de Mello, somos fundadores da Lupa, agência que foi fundada, na verdade, pela jornalista Cristina Tardáguila em 2015 como pode ser comprovado nos documentos da empresa. Eu sou diretor de negócios e estratégia da agência e meu marido é corretor de imóveis.

Além disso, a Agência Lupa não bloqueia posts no Facebook. Ela checa conteúdos e os classifica como verdadeiros, falsos, exagerados, etc. seguindo metodologia que se baseia em bancos de dados oficiais, documentos, leis, estudos científicos. Todas as verificações podem ser acompanhadas pelos leitores, que são os checadores da agência. Quem decide se um conteúdo deve receber um aviso sobre seu nível de desinformação é o próprio Facebook. E somente o Facebook.

Por fim, a reclamação sobre a checagem da Lupa relacionada ao STF, Bolsonaro e Covid-19 também não procede. O Boatos.org desmentiu a história de que o STF teria impedido o presidente Jair Bolsonaro de combater a pandemia.

Na realidade, a decisão do STF não impedia Bolsonaro de combater a pandemia. A decisão impedia Bolsonaro de decretar o fim da quarentena nos estados e foi motivada por diversas ações irresponsáveis do presidente. Ou seja: só impedia o presidente de atrapalhar o combate contra a pandemia. O governo federal pode continuar combatendo a doença como quiser, mas não poderia impedir que estados e municípios adotem medidas restritivas mais rígidas e, como toda pessoa sensata sabe, importante para combater a Covid-19.

Em resumo: a história que diz que uma foto mostra os fundadores da Lupa, agência que censura publicações de conservadores de direita no Facebook é falsa! Gilberto e Rodrigo, citados na história, não tem nada a ver com a fundação da agência. A Lupa foi criada pela jornalista Cristina Tardáguila. Gilberto é diretor de negócios da Agência Lupa e Rodrigo é corretor de imóveis (e não tem nada a ver com a empresa). Além disso, a tal “censura” descrita na história não tem nada a ver com a Lupa, mas sim com uma estratégia do Facebook de diminuir o número de conteúdos falsos na rede. Ou seja, quem decide ou não classificar a publicação como falsa é o próprio Facebook. Por fim, a reclamação contra a checagem que envolve STF e o presidente não é pertinente. Bolsonaro não foi impedido de combater a Covid-19 no país, mas sim impedido de atrapalhar que estados e municípios adotem medidas restritivas no combate à pandemia. Ou seja, tudo é um misto de boato sem pé nem cabeça. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK