Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que frase sobre “envelheci, mas meu coração continua jovem” seja de Richard Gere

É falso que frase sobre “envelheci, mas meu coração continua jovem” seja de Richard Gere

Richard Gere disse envelheci, mas meu coração continua jovem e não há tempo para mais nada, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Richard Gere disse “envelheci, mas meu coração continua jovem” e “não há tempo para mais nada” em uma publicação em redes sociais.

Análise

Mensagens de artistas famosos sempre causam grande repercussão na internet (mesmo quando têm uma atribuição falsa de autoria). É o caso da história de hoje, que aponta para uma suposta frase dito pelo ator norte-americano Richard Gere.

De acordo com publicações em redes sociais (principalmente Facebook e Instagram), Richard Gere teria falado que “Envelheci, mas meu coração continua jovem”, “não há tempo para mais nada” e outras coisas. Leia:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Versão 1: “Richard Gere aos 74 anos, não há tempo para mais nada Envelheci, mas meu coração continua jovem, sempre temos os mesmos anos na alma. Eu sei que é a idade perfeita, todos os anos são especiais e preciosos. Não se arrependa de envelhecer é um privilégio que nem todos têm.

E tem toda a razão. Nenhum de nós sairá daqui vivo, então, por favor, pare de se tratar como um pensamento tardio. Coma a comida deliciosa. Caminhe ao sol. Pule no oceano. Diga a verdade que você carrega em seu coração como um tesouro escondido. Seja gentil. Seja estranho. Não há tempo para mais nada.” Richard Gere

Versão 2:Richard Gere aos 74 anos disse algumas palavras sábias. Envelheci, mas meu coração continua jovem, sempre temos os mesmos anos na alma. Eu sei que é a idade perfeita, todos os anos são especiais e preciosos. Não se arrependa de envelhecer é um privilégio que nem todos têm. E tem toda a razão…

Checagem

O Boatos.org já desmentiu um conteúdo muito parecido com esse (na verdade, era uma versão “resumida” da história de hoje) em 2020. Precisamos atualizar o conteúdo apenas por conta de pequenas mudanças nele. Vamos fazer isso respondendo a algumas perguntas. São elas: 1) Richard Gere disse “envelheci, mas meu coração continua jovem” e “não há tempo para mais nada”? 2) O que o Boatos.org falou na checagem de 2020 sobre a frase atribuída a Richard Gere? 3) Quem é o autor da declaração?

Richard Gere disse “envelheci, mas meu coração continua jovem” e “não há tempo para mais nada”?

Não disse. Conforme falamos, a declaração que está circulando hoje é uma muito similar a mensagens que circulavam em 2020. Na ocasião, o Boatos.org fez o desmentido do conteúdo apontando que, além de não constar a tal fala em qualquer fonte confiável, a fala havia sido desmentida nos EUA e pertencia a outra pessoa. No próximo tópico, vamos relembrar o que foi escrito.

O que o Boatos.org falou na checagem de 2020 sobre a frase atribuída a Richard Gere?

Ao buscar pela frase em inglês, não encontramos nada em fontes confiáveis. Ao contrário, encontramos um desmentido relacionado à frase. Mais do que isso: descobrimos que ela já foi atribuída a diversos conhecidos.

De acordo com o site Snopes, a frase foi atribuída, além de Richard Gere, a Keanu Reeves, Christopher Walken, Anthony Hopkins etc. Ou seja: como aponta o próprio Snopes, “a todo mundo menos ao autor original”.

Quem é o autor da declaração?

Conforme falamos na checagem de 2020, a frase é de Nanea Hoffman, fundadora da página “Sweatpants & Coffe”. A publicação original é de 2015. Foi a partir daí que ela passou a ser falsamente atribuída a celebridades e até traduzida de forma errônea para outros idiomas (como o português).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Richard Gere tenha dito “envelheci, mas meu coração continua jovem” e “não há tempo para mais nada”. A história que está circulando é uma fake news que foi desmentida em versão muito parecida aqui no Boatos.org em 2020.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).