Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Pianista japonês Nobuyuki Tsujii tem síndrome de down #boato

Pianista japonês Nobuyuki Tsujii tem síndrome de down #boato

Pianista japonês Nobuyuki Tsujii tem síndrome de down, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Nobuyuki Tsjuii, pianista japonês, possui síndrome de down e encanta a todos com seu talento no piano.

A música clássica é uma das artes mais admiradas ao redor do mundo todo. Seja pela tradição ou pela emoção que ela desperta. Mesmo não sendo muito popular nos dias atuais, muita gente ainda se inspira na mússica clássica para aprender algum novo instrumento.

Dentre eles, está o piano. Um dos instrumentos mais ilustres de apresentações clássicas e orquestras. E no mundo do piano, o japonês Nobuyuki Tsujii é um dos grandes expoentes. Com apenas 4 anos, o jovem que, agora, tem 34 anos, começou a ter aulas de piano. Hoje, já viajou o mundo todo se apresentando e mostrando seu talento.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, o pianista japonês Nobuyuki Tsujii teria nascido cego e com Síndrome de Down. No vídeo que acompanha a publicação, Nobuyuki Tsujii interpreta com perfeição a música “La Campanella”, do pianista Liszt. Segundo a história, essa é uma das partituras mais difíceis de serem interpretadas, mas o japonês conseguiu atingir o objetivo e emocionou a todos. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Versão 1: “O pianista. Somente quatro pianistas no mundo conseguiram reproduzir com perfeição “La Campanella”, de Liszt, cuja partitura foi considerada um desafio às habilidades dos grandes virtuoses. Nem o próprio Lizt conseguiu reproduzi-la a contento. O pianista do vídeo, Nobuyuki Tsujii, é cego e portador da Síndrome de Down. Um verdadeiro anjo que consegue transmitir a criação do compositor numa interpretação perfeita, como se fosse de sua própria autoria. Sem a leitura, pode canalizar de maneira completamente livre essa composição, numa execução magistral. Mais uma comprovação da Teoria das Inteligências Múltiplas. Fenomenal!”.

Versão 2: “*O pianista do vídeo é o japonês Nobuyuki Tsjuii. Nasceu cego e com Síndrome de Down. Poucos pianistas conseguiram interpretar a difícil peça de Frans Liszt, “La Campanella”. Dizem que, nem o próprio Liszt, conseguia interpretá-la bem. A metade do vídeo é o aplauso emocionado do público que prestigiava a apresentação. Aproveite…*”.

Pianista japonês Nobuyuki Tsujii tem síndrome de down?

A informação causou um verdadeiro burburinho nas redes sociais, em especial, no Facebook e deixou muita gente surpresa. Apesar disso, a informação não é verdadeira. A explicação fica por conta dos detalhes sobre a vida do jovem pianista.

Ao ler a mensagem, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque ela apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter vago, extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência da informação em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas sobre supostas condições de personalidades famosas não são novidade por aqui. A equipe do Boatos.org já desmentiu uma bastante curiosa. Após a Copa do Mundo de 2022, uma história apontou que o craque argentino Lionel Messi seria autista.

Pois bem, resolvemos checar essa história a fundo e descobrimos que ela não é verdadeira. O pianista japonês Nobuyuki Tsujii nasceu com um problema de saúde chamado microftalmia. Ela causa alteração no desenvolvimento dos olhos, levando à redução do bulbo ocular. Por conta disso, Nobuyuki Tsujii ficou cego. Entretanto, ele não possui Síndrome de Down. A história foi desmentida por uma página de fãs do pianista. De acordo com ela, Nobuyuki Tsujii não possui a condição, mas as histórias têm se espalhado em diversos idiomas, como português, espanhol, inglês e russo.

Em resumo: a história que diz que o pianista japonês Nobuyuki Tsujii tem Síndrome de Down é falsa! Nobuyuki Tsujii nasceu com uma condição chamada microftalmia, que causa a redução do bulbo ocular. Por conta disso, o pianista japonês ficou cego. Mas ele não possui Síndrome de Down. Uma página alimentada pelos fãs do pianista aponta que a história já se espalhou em diversos idiomas, como português, espanhol, inglês e russo. Porém, não é verdadeira. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso