Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Esporte > Lionel Messi é autista: ele foi diagnosticado com autismo aos 8 anos #boato

Lionel Messi é autista: ele foi diagnosticado com autismo aos 8 anos #boato

Lionel Messi é autista ele foi diagnosticado com autismo aos 8 anos, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O craque argentino Lionel Messi é autista. Ele teve o autismo diagnosticado quando tinha 8 anos de idade.

Hoje, 19 de dezembro de 2022, é o dia seguinte da final da Copa do Mundo do Catar. Se você vive no planeta Terra, deve saber que a Argentina se tornou campeã e Lionel Messi conseguiu mais uma glória para a sua carreira.

Coincidentemente, uma história que desmentimos no dia seguinte à final da Copa do Mundo do Brasil, em 2014 (na qual Messi havia sido escolhido o melhor jogador da competição e a Argentina chegou ao vice-campeonato).

Uma história que circulava na internet apontava que Messi seria autista. O craque argentino teria sido diagnosticado com a Síndrome de Asperger (termo que caiu em desuso, mas é referente a um autismo leve) aos 8 anos. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Messi, a superação de um autista. Messi é autista. Ele foi diagnosticado aos 8 anos de idade, ainda na Argentina, com a Síndrome de Asperger, conhecida como uma forma branda de autismo. Ainda que o diagnóstico do atleta tenha sido pouco divulgado e questionado, como uma maneira de protegê-lo, o fato é que seu comportamento dentro e fora de campo são reveladores.

Lionel Messi é autista? Ele foi diagnosticado com autismo aos 8 anos?

A história voltou a se espalhar com todas as forças na internet. Só que, assim como no “day after” de 2014 (não tão feliz para Messi), aqui estamos para desmentir a fake news que aponta que o craque argentino é autista. Para começar, relembre o que escrevemos na época:

Não foi apenas essa postagem, encontrada no Facebook que fala da condição do jogador. A história aponta como o jogador conseguiu “superar” o autismo. Mas e aí? É verdade? Não.

Na realidade, a informação de que Messi seria portador da Síndrome de Asperger foi desmentida pela própria família do jogador ainda na época do lançamento deste texto (que, por sinal, não tem comprovação nenhuma). O pai do jogador disse, ainda, que processaria Romário por declaração a respeito do assunto.

O médico pessoal do jogador também disse que a história é falsa. Ele ainda frisou, em entrevista ao UOL, que qualquer discussão a respeito do assunto é besteira. Ou seja, a história foi refutada. Mas aí, já tinha se espalhado pela internet.

Um filme sobre o jogador foi lançado no dia final da Copa do Mundo. Ele também não cita nada sobre a condição. E convenhamos, Messi é sim tímido, mas qualquer problema que ele tivesse patológico acabaria estourando cedo ou tarde. Com isso, podemos cravar, com certeza, que a história é falsa.

Vale apontar que, de lá para cá, a história perdeu força e continuou sendo desmentida na internet. Ou seja: entre 2014 e 2022 não tivemos nenhuma informação que atestasse que Messi seria autista.

Resumindo: a informação que aponta que Lionel Messi é autista é falsa. Na realidade, trata-se de uma fake news desmentida lá em 2014 que voltou a circular após mais uma final de Copa do Mundo do craque argentino.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

PS: Após alerta do leitor Robson Fernando de Souza, corrigimos a alusão ao autismo. Não se trata de uma doença e sim uma condição. Agradecemos a colaboração do leitor e estamos dispostos a cada vez mais aprender.