Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Neto de Neguinho da Beija-Flor é flagrado fumando e armado #boato

Neto de Neguinho da Beija-Flor é flagrado fumando e armado #boato

Neto de Neguinho da Beija-Flor é flagrado fumando e armado, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Gabriel, neto do sambista Neguinho da Beija-Flor morto pela polícia, aparece em filmagem fumando e com um revólver na cintura na sede do tráfico.

É de lei (que expressão antiga): sempre que um caso de morte depois de uma operação policial vira notícia, não demora muito para aparecer na internet um “vídeo incriminatório” contra a vítima.

Aqui no Boatos.org já desmentimos dúzias de notícias falsas do tipo. Como exemplo, podemos citar acusações contra os jovens Marcus Vinícius, Rafael Canoza, Maria Eduarda e outros. Fizemos até um vídeo alertando contra esse tipo de fake:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

A última pessoa da lista é Gabriel Ribeiro Marcondes, morto durante um tiroteio em um baile funk na Baixada Fluminense. A notícia da morte do rapaz de 20 anos ganhou mais repercussão porque ele era neto do sambista Neguinho da Beija-Flor. A repercussão fez com que um vídeo começasse a circular online.

De acordo com postagens que circulam online, Gabriel era traficante e foi flagrado fumando e ostentando uma arma em um vídeo. A filmagem (que não será exibida aqui) é acompanhada de mensagens que condenam o rapaz e a “mídia”. Leia algumas das muitas mensagens que circularam online:

Versão 1: OLHA O NETO DO NEGUINHO DA BEIJAR FLOR. TRABALHADOR MONTADOR DE TENDA QUE MORREU INOCENTE. Versão 2: E O NEGUINHO DA BEIJA FLOR DIZENDO QUE O NETO DELE FOI MONTAR TENDA NA FAVELA…… QUE MÍDIA NOJENTA!!!! Versão 3: Políciais sem coração e pudor, mata um menino honesto e trabalhador, Neto do Neguinho da beija-flor.

Versão 4: ESSE ERA O BOM MENINO NETO DO NEGUINHO DA BEIJA-FLOR QUE MORREU EM CONFRONTO COM A PM DO RJ….BOM MENINO… COITADINHO !!! Versão 5: Nos grupos de WhatsApp Estão dizendo que é o Neto do neguinho da beija flor era inocente, garoto trabalhador Versão 6: Esse e o neto do neguinho da beija-flor que foi morto na bacia

Neto de Neguinho da Beija-Flor foi flagrado fumando e armado?

Como vocês viram, o que não faltaram foram adjetivos em relação ao neto de Neguinho da Beija-Flor. Porém, o julgamento está sendo feito em cima de uma informação falsa. Não é Gabriel que flagrado fumando e armado no vídeo em questão.

Além de o histórico já apresentado, a mensagem em questão nos deixa muito desconfiados. Ela, assim como uma “boa fake news”, é vaga, alarmista, com erros de português e não cita fontes confiáveis. Para além disso, não encontramos nenhuma prova (nem mesmo por parte da polícia) de que Gabriel estivesse fazendo algo ilícito no momento da morte.

Para terminar, uma análise da imagem. Assim como em outros casos, o sujeito da foto nada tem a ver com Gabriel. A pessoa da imagem tem orelhas mais para dentro, sobrancelhas muito mais grossas, nariz, olhos e estrutura óssea do rosto completamente diferentes. Ou seja: a pessoa que jogou o vídeo na web sequer se interessou em verificar se era a mesma pessoa.

Resumindo: a história que aponta que o neto de Neguinho da Beija-Flor foi flagrado com armas e fumando em um vídeo é falsa. Não passa de mais uma fake news de imputação de crimes que circula após uma ação policial que resulta em morte de inocentes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2QvB43t
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK