Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Fred Astaire e Rita Hayworth dançam forró em vídeo #boato

Fred Astaire e Rita Hayworth dançam forró em vídeo #boato

Fred Astaire e Rita Hayworth dançam forró em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Fred Astaire e Rita Hayworth dançaram forró em vídeo. Nas imagens, os atores aparecem bailando ao som da música Feira de Mangaio, da cantora Clara Nunes.

Como se sabe, fake news não é coisa de hoje. Apesar de ter ganhado mais força nos últimos tempos, acompanhando o ritmo acelerado de compartilhamentos nas redes sociais, as notícias falsas estão em todo lugar, desde que o mundo é mundo. E não é só na política, viu? Até o universo do cinema também anda rodeado de mentiras sobre atores e longas-metragens – das pesadas às mais inofensivas – e acabam deixando muitos fãs confusos por aí.

Exemplo disso, uma publicação para lá de cômica que começou a circular no Facebook, desde o Carnaval, traz um vídeo em que os atores Fred Astaire e Rita Hayworth supostamente dançam forró. Nas imagens, as estrelas de Hollywood aparecem dançando supostamente ao som da música Feira de Mangaio, da cantora brasileira Clara Nunes, no maior “suingue”, o que deixou muitos cinéfilos encantados e gerou vários compartilhamentos na rede social.

Mais do que a performance da dupla mais dançante da telona, já famosa pela atuação nos filmes “Ao Compasso do Amor” (1941) e “Bonita Como Nunca” (1942), o diálogo dos personagens no vídeo também chama atenção. “Você acha que eu não sei dançar forró?”, desafia a bailarina. Confira, a seguir, o vídeo em questão e o texto original da publicação que está rodando online e causando o maior alvoroço:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Diálogo do vídeo: Rita Hayworth: “Você acha que eu não sei dançar forró?” Versão 1: O Talento de Fred Astaire e Rita Hayworth. Ao som de “Feira de Mangaio” com Clara Nunes. #fredastaire #forró #brasilidade #carnavalnoisolamento #claranunes Versão 2: E pra começar a semana, nada como um forró. Com Fred Astaire, ainda por cima

Fred Astaire e Rita Hayworth dançaram forró em vídeo?

O vídeo viralizou, chegando a alcançar 2,1 mil compartilhamentos no Facebook somente em uma das publicações. No entanto, apesar de cativante, a história não procede.

E desconfiamos disso, logo de cara, por conta do recente histórico de boatos online relacionando estrelas hollywoodianas a músicas brasileiras, como aquele que desmentimos aqui falando sobre o ator norte-americano Gene Kelly ter supostamente se inspirado no frevo de Recife para criar a coreografia da clássica comédia musical Cantando na Chuva (Singin’in The Rain), lançada em 1952.

Assim como neste caso, essa história de Fred e Rita dançando forró, apesar de muito divertida, não passa de um boato (e dos mais criativos). Para começar, o vídeo original é uma cena retirada do filme “Bonita Como Nunca”.

Trata-se de uma comédia musical lançada em 1942, estrelada por Fred Astaire e Rita Hayworth, que segue o roteiro padrão de outros musicais interpretados anteriormente pelo ator: um primeiro encontro nada romântico entre um homem e uma mulher, regado a uma virtuosa dança solo de Astaire, uma dança casual e um dueto romântico entre o casal.

No longa, os dois dançam ao som da música “The Shorty George”, de Jerome Kern, que é totalmente diferente de forró. Inclusive, muitos cinéfilos apontam que a coreografia dos bailarinos é inspirada em outro ritmo brasileiro: o frevo de Recife (não há provas, mas é uma hipótese).

Além do mais, sequer seria possível Fred e Rita estarem dançando a música Feira de Mangaio, de Clara Nunes, uma vez que o hit foi lançado 37 anos depois do filme, em 1979. Ou seja, como muitos já devem ter imagino, o vídeo que está rodando online não passa de uma montagem (e muito bem feita, diga-se de passagem).

Resumindo: A publicação que dá conta de que Fred Astaire e Rita Hayworth dançaram forró é falsa. O vídeo, apesar de divertido, não passa de uma montagem (muito bem feita), já que, na cena original, retirada do filme “Bonita Como Nunca”, de 1942, o casal de bailarinos dança a música “The Shorty George”, de Jerome Kern, que não tem nada a ver com forró e tampouco com Clara Nunes.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2m2887O
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/38hcBcy