Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > É falso que “Lojas Francesas” (ou qualquer outra) jogaram os livros de Felipe Neto no lixo

É falso que “Lojas Francesas” (ou qualquer outra) jogaram os livros de Felipe Neto no lixo

Boato – As Lojas Francesas jogaram todos os livros do youtuber Felipe Neto no lixo.

Análise

A história de hoje é uma das mais curiosas que tivemos que escrever aqui no Boatos.org, mas tem sido gerada pelo grande volume de buscas de uma suposta fake news que circulou há tempos na internet.

Um material didático do governo do Estado de São Paulo de 2022 com um material relacionado à checagem de informações conta com um exercício para desmentir fake news (algo muito louvável) que cita algumas supostas sentenças falsas.

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Com base em links disponibilizados em aula de sites de checagem como Lupa e Aos Fatos, o exercício convida os alunos a desmentirem os seguintes boatos: ““Beber água a cada 15 minutos previne da Covid-19.”, “Lojas Francesas jogaram todos os livros de Felipe Neto no lixo.” e “Vinagre é mais eficiente do que álcool gel na proteção contra a Covid-19”.

O primeiro e o último, que vamos falar mais para frente, são, de fato, fake news que foram desmentidas pelos sites em questão e pelo Boatos.org. O outro, que cita “Lojas Francesas”, é que carrega uma pegadinha: não há nenhum desmentido citando a tal loja e os “livros de Felipe Neto”.

Confira o desmentido em vídeo:

Checagem

Se você é um dos alunos (convidamos você, aliás, a nos seguir nas nossas redes sociais que estão linkadas na nossa página inicial) que ficou em dúvida com a colocação, vamos ajudar vocês (pode até falar para o professor/a na aula) respondendo às seguintes questões: 1) É verdade que as Lojas Francesas jogaram os livros de Felipe Neto no lixo? 2) Por que o texto no livro didático cita Lojas Francesas e não Lojas Americanas? 3) E quais são as respostas em relação às outras questões?

É verdade que as Lojas Francesas jogaram os livros de Felipe Neto no lixo?

Não. Primeiro, porque não existem “Lojas Francesas” (não com caixa alta que denota que se trata de uma empresa privada). Segundo, porque o exercício, na realidade, se refere a outra fake news que, de fato, circulou na internet. Em 2020, uma fake news sobre as Lojas Americanas (esta, sim, uma empresa privada) terem jogado livros de Felipe Neto no lixo começou a circular na internet. Na ocasião, apontamos que se tratava de uma fake news (o link com detalhes está aqui).

Por que o texto no livro didático cita Lojas Francesas e não Lojas Americanas?

Está aí uma pergunta que não conseguimos responder. É louvável que escolas trabalhem com a questão da desinformação (sempre defendi isso e vejo que há, de fato, uma preocupação louvável com isso). Porém, o fato de estar escrito “Lojas Francesas” e não “Lojas Americanas” nos leva a três hipóteses.

A primeira é de que o título errado faz parte do exercício (seria apenas uma pegadinha). A segunda é que o autor do livro didático pode ter sido escrito desta forma para que se evitasse a divulgação do nome de uma marca (o que não faz muito sentido porque bastaria escolher outro boato que não citasse marcas). A terceira é que houve erro mesmo (seria um erro crasso, por isso ficamos desconfiados). Essa resposta a gente vai devendo.

E quais são as respostas em relação às outras questões?

As outras duas histórias são fake news já desmentidas no Boatos.org. Em março de 2020, desmentimos a fake news que apontava para o “vinagre melhor do que álcool em gel. Na ocasião, apontamos que a história não fazia o menor sentido.  Em agosto daquele ano, também desmentimos a teoria de que beber água preveniria a Covid-19. 

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Assim como o exercício sugere, é falso que alguma loja tenha jogado todos os livros de Felipe Neto no lixo. E, ao contrário do que o exercício sugere, nunca houve fake news citando “Lojas Francesas”. A balela de 2020 falava nas Lojas Americanas.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).