Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Lojas Americanas joga todos os livros de Felipe Neto no lixo #boato

Lojas Americanas joga todos os livros de Felipe Neto no lixo #boato

Lojas Americanas joga todos os livros de Felipe Neto no lixo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – A rede Lojas Americanas aderiu ao “#todoscontraFelipeNeto”, resolveu jogar no lixo todos os livros do youtuber Felipe Neto e boicotá-lo.

Como muita gente tem visto, o principal alvo de fake news de grupos bolsonaristas nos últimos dias tem sido Felipe Neto. Depois que publicou um vídeo no The New York Times em que apontava Bolsonaro como o pior presidente do mundo e anunciou que iria participar de um debate com o ministro Luís Roberto Barroso, do STF, o youtuber se tornou figurinha carimbada em fakes por aí.

Uma das que mais está fazendo sucesso na internet aponta que a Lojas Americanas resolveu entrar no boicote contra o youtuber e jogar todos os livros dele no lixo. A história está sendo reforçada por um vídeo no qual um funcionário de uma loja diz que um livro do youtuber não está mais disponível.

“LOJAS AMERICANAS JOGAM TODOS OS LIVROS DE FELIPE NETO NO LIXO”, diz uma das versões da história. “LOJAS AMERICANAS JOGAM TODOS OS LIVROS DO FELIPE NETO NO LIX0! CANCELADO”, aponta outra.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Confira o

Confira o desmentido em vídeo:

Lojas Americanas jogou todos os livros de Felipe Neto no lixo?

Os vídeos tiveram muita repercussão na internet e renderam comentários de pessoas parabenizando o boicote da Lojas Americanas e criticando Felipe Neto. Mas será mesmo que a rede jogou no lixo todos os livros do youtuber? A resposta é não. Calma aí que gente explica tudo para vocês.

Na realidade, o vídeo em questão retrata a ação da loja contra um livro em especial de Felipe Neto. Tudo começou na semana passada, quando vídeos na internet “denunciaram” um conteúdo de uma revista/livro da editora Ediouro com “jogos com Felipe Neto”. Em uma página, havia uma espécie de brincadeira com o nome “mata, trepa ou casa”.

Em meio à polêmica, o próprio Felipe Neto diz que, quando o público infantil começou a acessar conteúdo feito por ele (no reboque do irmão Luccas Neto com as crianças), ele pediu que a brincadeira em questão fosse substituída em uma nova edição do livro.

É importante citar que, já em 2018, o próprio Felipe Neto admitiu, em uma entrevista para a Veja, que errou ao “criar a brincadeira”. Ao responder se ele errou em algum momento no canal, disse o seguinte: “Sim, errei. O quadro “Casa, Mata ou Trepa”, que acabou saindo no meu primeiro livrão, foi uma falha bem simples de se entender. Quando o livrão foi construído, eu ainda estava voltado pro Youtube, ainda não tinha definido meu novo conteúdo e muito menos como seria meu público. O livrão foi criado quando eu ainda falava palavrões em vídeos e fazia piadas sexuais. DEPOIS disso foi que meu conteúdo começou a se moldar para ser cada vez menos polêmico e controverso para poder abraçar as diferentes idades e públicos diferentes. Porém já era tarde demais, o livrão já estava nas casas das pessoas”, disse.

Mesmo com o pedido, uma pessoa de Curitiba achou a “versão antiga” (com o tal mata, trepa e casa) em uma livraria de um shopping. A mesma pessoa de Curitiba gravou mais um vídeo apontando que os livros em questão haviam sido retirados das prateleiras. Até aí, todas informações estão corretas. 1) A edição antiga do livro, de fato, ainda estava nas prateleiras em Curitiba. 2) Dias depois, o livro foi retirado.

Foi aí que chegamos ao “mal-entendido”. O grande problema ocorreu quando outros perfis no YouTube, Twitter, Facebook e Instagram pegaram o vídeo feito em Curitiba e começaram a falar que TODOS os livros de Felipe Neto haviam sido retirados das prateleiras das Lojas Americanas. Isso não é verdade.

O primeiro ponto que nos fez desconfiar da tese está no próprio vídeo feito em Curitiba. O homem que faz a narração (devidamente cortada em algumas “versões novas”) mostra que não foram todos os livros de Felipe Neto que saíram de circulação. Ele ainda confirma que “apenas o livro da capa amarela” foi retirado das prateleiras.

Só para ter certeza do assunto, entramos em contato com a Lojas Americanas para saber se todos os livros foram retirados. Eis a resposta: “Americanas informa que, ao tomar conhecimento de que alguns exemplares continham tal conteúdo, entrou em contato com a editora e combinou a retirada dos referidos livros das lojas”.

Para terminar, resolvemos consultar por livros do youtuber na versão online da Lojas Americanas. Como é possível ver, há diversos produtos (inclusive livros) disponíveis para venda no e-commerce da empresa.

Resumindo: a história que aponta que a Lojas Americanas jogou todos os livros de Felipe Neto no lixo é falsa. O conteúdo retirado das prateleiras da empresa é de uma edição de um livro que já havia sido modificado e que, de acordo com o próprio Felipe Neto, não deveria estar em circulação. Todos os outros livros dele continuam disponíveis.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2Faip9f
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK