Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofre grave acidente de carro #boato

Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofre grave acidente de carro #boato

Boato – O cantor Johnny Hooker, que criou polêmica após chamar Jesus de bicha, gay e travesti durante show, sofreu um grave acidente de carro e está à beira da morte.

Nos últimos tempos, muitas notícias (verdadeiras e falsas) têm viralizado na internet graças ao cada vez mais acirrado debate em torno de religião, sexualidade e ideologia de gênero. Na semana passada, um vídeo (verdadeiro) do cantor Johnny Hooker durante um show viralizou muito na internet.

Na filmagem (que era um protesto contra o cancelamento de uma peça que retratava Jesus como travesti), ele dizia que Jesus era bicha, gay e travesti. O vídeo é real, mas a polêmica já rendeu algumas notícias falsas. No início da semana, falamos da informação falsa que apontava que a declaração teria sido dada durante o festival Lula Livre. Hoje, outra história que é um desdobramento do vídeo começou a circular.

De acordo com uma mensagem no WhatsApp, o cantor Johnny Hooker sofreu um grave acidente de carro. A mensagem, com um apelo fortemente religioso, aponta que o cantor está a beira da morte. Mais do que isso, a mensagem aponta que o “assessor de Johnny Hooker” pediu orações e, claro, dá mais uma “crucificada” em relação à declaração. Ao final, a mensagem tem um link para a “notícia”. Leia:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Mensagem no WhatsApp: DE DEUS NÃO SE ZOMBA. LEMBRA DO CANTOR QUE CHAMOU JESUS DE “BICHA” E “TRAVESTI” EM UM SHOW ESTA SEMANA NO PERNAMBUCO? ELE SOFREU ACIDENTE DE CARRO NESTA SEXTA-FEIRA E ESTÁ À BEIRA DA MORTE. Seu assessor pede para que todos que orem pela vida dele.

SERÁ QUE NÃO SERIA MELHOR PEDIR PERDÃO A DEUS E AO MUNDO? De Deus não se zomba… Tudo que o homem semear, isso também ceifará (gálatas 6:7) Pedimos a todos Repassem está mensagem.

Início da notícia: Cantor que chamou Jesus de “bicha” e “travesti” sofre acidente grave e fica à beira da morte. Uma das ‘celebridades’ mais polêmicas do momento, o cantor Johnny Hoocker estaria a beira da morte. […]

Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofreu um grave acidente de carro?

É claro que a informação iria se disseminar rapidamente no WhatsApp. Afinal, mexeu com “religião”, mexeu com muita gente. Inclusive, algumas pessoas trataram o ocorrido como um “castigo de Deus” ou como “merecido”. Mas será que o tal castigo veio mesmo? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: a mensagem. Vamos pensar nas principais características de boatos online. É vaga? Sim (não diz sequer onde ocorreu o acidente). É alarmista? Sim (chega a ser carregada de letras em caixa alta). Pede compartilhamento? Sim. Tem erros de português? Sim. Cita fontes confiáveis? Não. Ou seja: a mensagem fecha o pacote completo de fake news que conseguem sucesso na internet.

Vamos nos ater ao último item do nosso checklist descrito no parágrafo anterior. A mensagem não só não cita fontes confiáveis como o link que está na mensagem viral é de um site de notícias falsas. Já desmentimos um bocado de informações falsas que já vieram de lá. Só para citar dois exemplos: a mensagem que aponta que o STF iria monitorar o WhatsApp e a que falava das mulheres que engravidaram após tomar uma vacina da febre amarela.

Só para ter certeza de que a informação é, de fato, falsa, resolvemos checar na mídia se havia alguma notícia sobre o acidente de Johnny Hooker. Como é de se imaginar, nada encontramos. Nas redes sociais do cantor, também não encontramos nenhum comunicado sobre o acidente.

Para terminar, há mais um fator. Além de a história ser falsa, as imagens do suposto acidente não têm nada a ver com Johnny Hooker. Elas são de um acidente automobilístico ocorrido na cidade catarinense de Lebon Régis em 2013.

De acordo com informações do site do Jornal Notícias do Dia, um carro e um caminhão se chocaram na SC-350. O motorista ficou preso nas ferragens por cerca de meia hora, mas sofreu apenas ferimentos leves. Felizmente, ninguém morreu no acidente.

Resumindo: a história que aponta que Johnny Hooker, cantor que chamou Jesus de travesti, sofreu um grave acidente de carro e está à beira da morte é falsa. A notícia surgiu em um site de fake news, as imagens são de um acidente de 2013 e o cantor, felizmente, está bem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.