Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofre grave acidente de carro #boato

Boato – O cantor Johnny Hooker, que criou polêmica após chamar Jesus de bicha, gay e travesti durante show, sofreu um grave acidente de carro e está à beira da morte.

Nos últimos tempos, muitas notícias (verdadeiras e falsas) têm viralizado na internet graças ao cada vez mais acirrado debate em torno de religião, sexualidade e ideologia de gênero. Na semana passada, um vídeo (verdadeiro) do cantor Johnny Hooker durante um show viralizou muito na internet.

Na filmagem (que era um protesto contra o cancelamento de uma peça que retratava Jesus como travesti), ele dizia que Jesus era bicha, gay e travesti. O vídeo é real, mas a polêmica já rendeu algumas notícias falsas. No início da semana, falamos da informação falsa que apontava que a declaração teria sido dada durante o festival Lula Livre. Hoje, outra história que é um desdobramento do vídeo começou a circular.

De acordo com uma mensagem no WhatsApp, o cantor Johnny Hooker sofreu um grave acidente de carro. A mensagem, com um apelo fortemente religioso, aponta que o cantor está a beira da morte. Mais do que isso, a mensagem aponta que o “assessor de Johnny Hooker” pediu orações e, claro, dá mais uma “crucificada” em relação à declaração. Ao final, a mensagem tem um link para a “notícia”. Leia:

Mensagem no WhatsApp: DE DEUS NÃO SE ZOMBA. LEMBRA DO CANTOR QUE CHAMOU JESUS DE “BICHA” E “TRAVESTI” EM UM SHOW ESTA SEMANA NO PERNAMBUCO? ELE SOFREU ACIDENTE DE CARRO NESTA SEXTA-FEIRA E ESTÁ À BEIRA DA MORTE. Seu assessor pede para que todos que orem pela vida dele.

SERÁ QUE NÃO SERIA MELHOR PEDIR PERDÃO A DEUS E AO MUNDO? De Deus não se zomba… Tudo que o homem semear, isso também ceifará (gálatas 6:7) Pedimos a todos Repassem está mensagem.

Início da notícia: Cantor que chamou Jesus de “bicha” e “travesti” sofre acidente grave e fica à beira da morte. Uma das ‘celebridades’ mais polêmicas do momento, o cantor Johnny Hoocker estaria a beira da morte. […]

Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofreu um grave acidente de carro?

É claro que a informação iria se disseminar rapidamente no WhatsApp. Afinal, mexeu com “religião”, mexeu com muita gente. Inclusive, algumas pessoas trataram o ocorrido como um “castigo de Deus” ou como “merecido”. Mas será que o tal castigo veio mesmo? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Primeiro ponto: a mensagem. Vamos pensar nas principais características de boatos online. É vaga? Sim (não diz sequer onde ocorreu o acidente). É alarmista? Sim (chega a ser carregada de letras em caixa alta). Pede compartilhamento? Sim. Tem erros de português? Sim. Cita fontes confiáveis? Não. Ou seja: a mensagem fecha o pacote completo de fake news que conseguem sucesso na internet.

Vamos nos ater ao último item do nosso checklist descrito no parágrafo anterior. A mensagem não só não cita fontes confiáveis como o link que está na mensagem viral é de um site de notícias falsas. Já desmentimos um bocado de informações falsas que já vieram de lá. Só para citar dois exemplos: a mensagem que aponta que o STF iria monitorar o WhatsApp e a que falava das mulheres que engravidaram após tomar uma vacina da febre amarela.

Só para ter certeza de que a informação é, de fato, falsa, resolvemos checar na mídia se havia alguma notícia sobre o acidente de Johnny Hooker. Como é de se imaginar, nada encontramos. Nas redes sociais do cantor, também não encontramos nenhum comunicado sobre o acidente.

Para terminar, há mais um fator. Além de a história ser falsa, as imagens do suposto acidente não têm nada a ver com Johnny Hooker. Elas são de um acidente automobilístico ocorrido na cidade catarinense de Lebon Régis em 2013.

De acordo com informações do site do Jornal Notícias do Dia, um carro e um caminhão se chocaram na SC-350. O motorista ficou preso nas ferragens por cerca de meia hora, mas sofreu apenas ferimentos leves. Felizmente, ninguém morreu no acidente.

Resumindo: a história que aponta que Johnny Hooker, cantor que chamou Jesus de travesti, sofreu um grave acidente de carro e está à beira da morte é falsa. A notícia surgiu em um site de fake news, as imagens são de um acidente de 2013 e o cantor, felizmente, está bem.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

10 comentários em “Cantor Johnny Hooker, que chamou Jesus de bicha, sofre grave acidente de carro #boato

  • 14/08/2018 em 21:26
    Permalink

    Eu creio que Deus irá julgar a cada um segundo suas obras,temos que orar por todos os ímpios,daqueles que falam bem ou mal,mas também não podemos deixar que nossas crianças,que é o futuro dessa nação,achem que tudo isso é normal,não podemos dar ibope pra esse tipo de coisa,temos que orar mais por nossa nação,para que Deus coloque homens verdadeiramente Dele seja na política,Líderes espirituais ,cantores que verdadeiramente louvem a ele,para que nossas crianças vejam eles(principalmente nos que somos pais)e queiram seguir o exemplo,não essa “liderança” falida que a gente vê hoje por ai

  • 09/08/2018 em 09:18
    Permalink

    Falso não é, esta um pouco distorcido, mas que esse vagabundo tem é queimar no inferno.

  • 08/08/2018 em 13:26
    Permalink

    Hum o referido “cantor” estava debochando. É portanto não há que se falar que ele não falou. Menos por favor. Jesus é o Senhor. E a Ele toda honra e glória.

  • 07/08/2018 em 15:19
    Permalink

    Mais se isso é boato ou nao, se esse cantor sofreu acidente ou não, vai morrer, eu não vou orar por ele, por que chamou Jesus de bicha, travesti deixa ele morrer, assim vai pro inferno

  • 06/08/2018 em 02:57
    Permalink

    Que sorte desse infeliz!!! Já estava aqui comemorando!! Mas , do castigo divino não se escapa. Esse infeliz merece isso é muito mais

  • 05/08/2018 em 19:52
    Permalink

    Casos polêmicos como esse é prato cheio para quem não tem o que fazer, e fica espalhando boatos na internet. Mas uma coisa é certa; Essa alma sebosa vai pagar carro pela blasfêmia. Não que Jesus seja vingativo, mas porque ele mesmo vendeu sua alma para o diabo.

  • 05/08/2018 em 14:33
    Permalink

    Sejamos minimamente honestos se queremos combater as fake news.
    Johnny Hooker não chamou Jesus de bicha, ele disse que Cristo é bicha, é travesti, porque Jesus possui a face de quem acredita nele, branco, negro, homem, mulher, bicha, hétero, travesti e o mais importante, a face do amor ao próximo, da bondade, da solidariedade e alteridade

  • 05/08/2018 em 11:38
    Permalink

    Na minha opinião, todo ser humano merece respeito. Sendo gay, sendo hetero, sendo cristão, cada pessoa tem direito a ter suas crenças. Você pode não aceitar, mas temos que respeitar e pedir direção a Deus para lidar com isso, sendo cristão. Se não for cristão, peça a quem for de sua crença para dar sabedoria e discernimento para lidar com tudo isso. Mas a nossa fé deve ser respeitada sempre. Tudo bem falar de Jesus para as pessoas, mas ninguém é obrigado a ouvir ( infelizmente ). Nós cristãos devemos pregar o evangelho a toda criatura segundo a Bíblia, e nos acreditamos nisso, e cada um tem o direito de acreditar no que quiser, apenas parem de se odiar, parem de julgar, parem de maltratar uns aos outros.

  • 05/08/2018 em 10:57
    Permalink

    Que bom que o “artista” está bem. Poderemos nos divertir pir muito tempo ainda com as bobagens que ele e outros da mesma “linha de pensamento” gostam de dizer por aí.

  • 05/08/2018 em 10:47
    Permalink

    A sorte dele é que Deus é misericordioso, se fosse vingativo como os fiéis já tinha sido fuminado a muito tempo por falar essas abominações

Fechado para comentários.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)