Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Datena esculacha Faustão, em áudio, por causa de críticas a Bolsonaro #boato

Datena esculacha Faustão, em áudio, por causa de críticas a Bolsonaro #boato

Boato – Indignado com Fausto Silva (Faustão), José Luiz Datena esculachou o apresentador da Globo em áudio que viralizou na internet.

Há alguns dias, o Boatos.org desmentiu uma história que dava conta que o apresentador Fausto Silva teria criticado o presidente Jair Bolsonaro durante fala no Domingão do Faustão. Passada uma semana do nosso desmentido, a história ressurge na internet graças a uma suposta resposta de outro apresentador de TV.

Circula no WhatsApp, Facebook e Youtube, um vídeo que dá conta que o apresentador José Luiz Datena teria “esculachado” Faustão por causa da declaração contra Bolsonaro. No áudio, Datena teria falado que Faustão deveria estar “pastando grama”, que “ofendeu muitos brasileiros” e que ele “era puxa-saco de políticos”. Assista a um vídeo feito com o áudio, leia mensagens que circulam online e à transcrição da fala:

Versão 1: DATENA DA O RECADO PARA O FAUSTÃO. E CHAMA ELE DE BAJULADOR DE POLÍTICOS CORRUPTOS. Versão 2: Meus parabéns Datena,esse canalha nem grama merece pastar , eu desejo coisas piores pra este vagabundo Versão 3: Datena esculacha Faustão após ofensas ao Presidente Bolsonaro. Briga de Famosos A coisa ta pegando fogo… O Loco Bichô

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Transcrição: Você devia tá pastando grama. O que eu tinha de respeito por você como artista, eu perco como ser humano. Você como ser humano é absolutamente zero, zero. Porque atacar o presidente da República Federativa do Brasil é uma coisa. Agora atacar multidões de pessoas que não têm estudo porque até hoje as elites não deram estudo a essas pessoas… isso é um crime de lesa à pátria, meu amigo. Entendeu?

Você sempre foi puxa-saco de político. Puxa-saco de político. Porque cultura não significa inteligência, meu amigo. E você provou ser um homem de péssima qualidade no meu ponto de vista. Péssima qualidade. Você quis atacar a figura do presidente da República e atacou a maioria do povo brasileiro. Isso é ridículo o que você fez.

Datena esculachou Faustão, em áudio, por causa de supostas críticas a Bolsonaro?

É claro que a mistura “comentário ácido” + “posicionamento político” fez a tal declaração se espalhar por aí. Mas será mesmo que Datena direcionou a tal fala a Faustão e saiu em defesa ao presidente Bolsonaro? Não. Senta aí que a gente explica tudo.

De cara, achamos a história do comentário de Datena um tanto quanto estranha. Os motivos são três. O primeiro é que a mensagem que acompanha o vídeo segue aquele roteiro básico das fake news (vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis) e não há uma fonte confiável que balize a informação.

O segundo é que achamos estranho o arquivo ser vazado em formato de áudio. Datena tem um programa de TV para falar (quase) o que quiser. Ele não iria sair por aí jogando áudio no “Zap” para externar uma opinião. O terceiro é que, para dar a declaração, Datena teria que ter caído na fake news que aponta que Faustão criticou Bolsonaro. E como vocês sabem, já a desmentimos por aqui.

Com base nisso, procuramos sobre a tal declaração e descobrimos a verdade. Para explicar o caso, temos que voltar ao ano de 2009. À época, o cantor Caetano Veloso deu uma entrevista ao Estadão na qual citou que votaria em Marina Silva e que Lula seria um “analfabeto”. Apesar de Caetano, posteriormente, ter dito que “não era bem assim”, Datena não gostou da declaração e fez uma crítica pública ao cantor em seu programa. Assista:

Algum tempo depois de ter dado a declaração, Datena também se desculpou a Caetano. Desculpas à parte, o importante é perceber que toda a fala utilizada como direcionada a Faustão foi retirada (com direito a cortes) dessa declaração sobre Caetano Veloso.

Em meio a uma história na qual Caetano falou sobre Lula, Datena ficou chateado com uma crítica sobre Lula, Datena xingou Caetano e todo mundo se desculpou, o fato é que o apresentador da Band não falou nada de mal sobre Faustão (que também não falou nada sobre Bolsonaro). O áudio é uma montagem sobre um vídeo antigo e a história é uma das balelas mais confusas que já passou por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.