Faustão chama Bolsonaro de imbecil durante programa na Globo #boato

Boato – O apresentador Fausto Silva chamou o presidente Jair Bolsonaro de imbecil durante o programa Domingão do Faustão da TV Globo.

Está mais do que claro que os eleitores mais fiéis do presidente Jair Bolsonaro não nutrem muita simpatia pela “grande mídia” e pela “classe artística”. No meio dessa “atmosfera”, um dos alvos preferidos é a TV Globo. E é claro que qualquer coisa (mesmo) pode virar munição para um ataque. É o caso da história de hoje.

Tudo começou com uma declaração do apresentador Fausto Silva durante o programa Domingão do Faustão que foi ao ar no dia 6 de janeiro de 2019. Durante mais um dos seus “desabafos em stand up”, Faustão deu uma “lição de moral” no brasileiro com a seguinte declaração (não vamos colocar o vídeo aqui, mas com um Google você acha):

“Na hora do Carnaval e da seleção, o brasileiro [e nós sabemos muito bem] é um povo que tem união, tem solidariedade, tem uma integração. Por que isso não acontece nas coisas sérias? Luta por educação, saúde pública, contra a corrupção, contra a incompetência. O imbecil que está lá – e não devia estar – pode até ser honesto, mas é um idiota que está e está ferrando com todo mundo”.

Bastaram as palavras serem ditas pelo apresentador para a “internet” apontar que Faustão tinha chamado Bolsonaro de imbecil. “O apresentador Faustão chamou o Presidente Bolsonaro de imbecil”, apontou uma postagem no Facebook. “Faustão chama Bolsonaro de imbecil e Sophie Charlotte defende a Amazônia e o Carnaval”, apontou uma postagem no Twitter.

Faustão chamou Bolsonaro de imbecil durante programa na TV Globo?

O assunto chegou ao primeiro lugar no Twitter e gerou até outras notícias falsas como a que apontava que Faustão teria dito que “iria embora do Brasil” se não parassem de incomodá-lo (não vimos necessidade de desmentir essa ainda). Mas será mesmo que Fausto Silva estava se referindo a Bolsonaro quando falou em o “imbecil que tá lá”? A resposta é não. Vamos aos fatos.

É fato que a declaração foi um tanto quanto dúbia. Porém, em nenhum momento Faustão fala o nome de Bolsonaro, Temer ou seja lá quem for. Tudo que surgiu na internet partiu da interpretação de usuários de redes sociais (tanto os favoráveis como os contrários a Bolsonaro). Se analisarmos mais dois detalhes, a tese de que o apresentador estava se referindo ao novo presidente se enfraquece um pouco mais.

O primeiro é que o programa, que é um especial sobre os 30 anos do Domingão do Faustão, foi gravado em novembro do ano passado. Faustão até poderia saber que Bolsonaro seria presidente, mas é impossível ele falar que o “imbecil está ferrando todo mundo” (afinal, Bolsonaro nem havia tomado posse). O segundo é que Faustão, apesar de fazer críticas à classe política, dificilmente cita nominalmente os escolhidos.

Para por uma pá de terra na história, o próprio Fausto Silva veio a público explicar a fala dele sobre o “imbecil que tá lá”. Em um vídeo enviado ao colunista Flávio Ricco do UOL (e a outros jornalistas), Faustão reafirmou que não estava falando de Bolsonaro. Leia trechos da transcrição e assista ao vídeo:

O programa de domingo passado foi gravado. Ainda assim, em nenhum momento eu falei a respeito do atual presidente, muito menos dos eleitores, no termo “imbecil”. Quando usei a palavra, usei para explicar que muitas vezes o político imbecil, que não está preparado pra ser eleito e nem sabe porque esta lá, ele acaba entrando nessa onda da vaidade e esquece dos problemas do país. […]

Esse foi o contexto e objetivo que falei, jamais falando especificamente de uma pessoa ou dos eleitores dessa pessoa. Até porque, quando houve o resultado, o que eu falei foi ao eleito, democracia é isso, ele tem que se preocupar em governar pra todo mundo. Aos derrotados, façam uma autocrítica e principalmente tenham humildade de reconhecer a derrota, até porque, só assim vocês poderão engrandecer o Brasil, fazendo uma oposição coerente e consistente, mas pensando no país e não nos próprios interesses.

Apesar da celeuma criada após a fala de Faustão durante o seu programa dominical (isto é polarização, baby), a história que aponta que ele chamou Bolsonaro de imbecil é falsa. Na verdade, o apresentador estava se referindo à “políticos genéricos”. Fala explicada, boato desmentido, bora para a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

33 comentários em “Faustão chama Bolsonaro de imbecil durante programa na Globo #boato

  • 15/01/2019 em 21:48
    Permalink

    Sempre recorria a esse site para tirar qualquer dúvida para não correr o risco de compartilhar mensagens falsas. Mas, depois dessa, esse site perdeu totalmente a credibilidade. Eu vi e ouvi o que o Faustão disse. E ele estava sim se referindo ao Presidente Bolsonaro.

    Resposta
  • 15/01/2019 em 05:47
    Permalink

    boatos.org parabens pelo trabalho. tem gente q nao sabe ler. hj em dia isso é normal.

    Resposta
  • 15/01/2019 em 05:41
    Permalink

    Depois dessa, como acreditar que notícias como “Filhote de cachorro nasce com cara e corpo de gente” são falsas??

    Resposta
  • 13/01/2019 em 17:08
    Permalink

    Se referiu indiretamente ao presidente da república, isso é fato. Suas explicações não colaram. Boatos.org fora de cogitação e fonte de pesquisa.

    Resposta
  • 13/01/2019 em 12:27
    Permalink

    Boatos convenceu tanto quanto o vídeo do Faustão se retratando.

    Resposta
  • 13/01/2019 em 07:32
    Permalink

    Como defender o indefensável Faustão? Só o Boato org. mesmo! Ele disse:
    Ele pode ser até honesto…. A quem ele se referia a não ser o Bolsonaro?
    A Temer? Isso não seria possível e nem coerente. Me engana que eu gosto.
    Este blog consegue fazer boato do real.

    Resposta
  • 12/01/2019 em 15:55
    Permalink

    Meus amigos, o Sr. Fausto Silva é um sujeito inteligente. Eu acho que jamais faria ou diria algo comprometedor contra o presidente em exercício.
    Foi realmente o que o boatos.org está tentando explicar. No dia que o apresentador disse o que disse, eu entendi perfeitamente o que ele quis dizer. Acredito que, temos coisas muito mais importantes para defender, do que meras fofocas de disse me disse.

    Resposta
  • 12/01/2019 em 13:33
    Permalink

    Tanto é verdade que ele gravou vídeo tentando “desdizer” o que realmente disse. O vídeo está na mídia para quem quiser assistir.

    Resposta
  • 12/01/2019 em 12:07
    Permalink

    A análise é rasa e tem um viés unilateral. A material nada explica, por exemplo; quem é o “honesto?” Quem é o imbecil? Naturalmente Faustão não está fazendo uma generalização, até porque, os termos são todos no singular. Direcionado!

    Tanto a direita quanto a esquerda entenderam a mesma coisa. Faustão, tacitamente, falava de Bolsonaro. O fato de ter sido o programa gravado, nada altera, até porque, já se sabia quem era o presidente eleito.

    “Ferrando todo mundo”. Todo mundo quem?

    Dizer que o brasileiro não se une quando precisa. Falsa a afirmação. Temos mudado muita coisa dessa política suja. Lava Jato tem apoio popular. Senado e Câmara renovados com voto popular. E mais, tiramos a corja do PT do comando do país no voto. Se isso não for união por um país melhor, nada mais é.

    Resposta
  • 12/01/2019 em 00:07
    Permalink

    Com o corte dos bilhões que o governo anterior dava prá Rede Globo, os milhões mensais de muitos artistas globais serão reduzidos a meros salarinhos. Faustão tem razão em estar chateado com o novo governo. Mexeu no bolso…Sobrou prá Bolsonaro. Só boatos.org não vê isso.

    Resposta
  • 11/01/2019 em 21:41
    Permalink

    Faz um bom tempo que notei que esse Boatos.org é uma farsa. Não é nada confiável. Sempre favorecendo apenas um lado.

    Resposta
  • 10/01/2019 em 21:28
    Permalink

    A Boatos.org é um blog esquerdista, comunista, demagogo, mentiroso. Eu cancelei minha participação nessa porcaria de blog que só denigre os honestos e aplaudam os fascistas, os criminosos. NÃO ACREDITO NESSE BLOG.

    Resposta
  • 10/01/2019 em 20:27
    Permalink

    Sinceramente “boatos.org” essa foi demais..
    Depois dessa, fui!!!

    Resposta
  • 09/01/2019 em 15:16
    Permalink

    Inacreditável a boatos.org corroborar essas justificativas estapafúrdias. Vocês não me pareciam tendenciosos mas, agora, vejo que não primam mais pela credibilidade. Uma pena…

    Resposta
  • 09/01/2019 em 10:30
    Permalink

    Se não foi direto, foi indiretamente pois o B é político a 28 anos e nada fez e nem vai fazer. Faustão mandou a verdade aos Minions. Aceita que dói menos.

    Resposta
    • 15/01/2019 em 07:48
      Permalink

      Vai dormir lulocomunopetralha com Maduro e Batisti…kkkkkkk

      Resposta
  • 08/01/2019 em 19:57
    Permalink

    Eu sei o que ouvi. Emissoras sérias de rádio colocaram o áudio e não tem como negar que ele chamou sim o Presidente de idiota. Não é uma afirmação genérica. Me admiro muito este blog emitir um “veredito” desse tipo. Perdeu a minha credibilidade. Se vocês dissessem que o vídeo foi gravado antes da definição do segundo turno, teriam de afirmar que a Globo fez de caso pensado em repeti-lo no ultimo domingo. A partir de agora vou começar e pesquisar melhor para saber se a resposta de vocês também não é fake news.

    Resposta
  • 08/01/2019 em 11:01
    Permalink

    Sério? “Ele pode até ser honesto”, era uma referencia genérica? Quem no meio desse lamaçal todo poderia ostentar a posição de honesto senão o Bolsonaro? Me parece ingenuidade da parte de vocês quando alguém fala uma bobagem e depois tenta se explicar vocês compram a explicação como a verdade.

    Resposta
    • 09/01/2019 em 09:15
      Permalink

      Pois é… O boatos.org mostrou como sendo boato uma informação que é Verdadeira, ou seja, não é FakeNews!!! Se o tal apresentador da tal emissora se referiu, em pleno mês de Novembro (a gravação) ao “imbecil que está lá – e não deveria estar”, então não pode ser “genérico” como o boatos.org apregoa. Em Novembro, o Presidente Jair Bolsonaro já estava eleito e, nesse caso, tanto o apresentador, como também os editores do programa deveriam ter feito uma reedição pois sabiam que tal fala causaria polêmica como causou!!! A réplica do apresentador, então, foi pior ainda!!! De qualquer forma, podemos perceber que o que o boatos.org publica como sendo boato, pode ser notícia verdadeira, como foi essa, na qual o apresentador ofendeu, direta ou indiretamente, como queiram, o Presidente Jair Bolsonaro!!!

      Resposta
    • 09/01/2019 em 09:38
      Permalink

      Penso dessa forma.
      “Ele” se refere a apenas uma pessoa.

      Resposta
    • 09/01/2019 em 18:00
      Permalink

      Sinto muito, mas essa explicação do site não colou.
      Primeiro que o programa foi gravado em novembro. Bolsonaro já era presidente eleito.
      Segundo que sim, o Faustão poderia sim fazer previsões do governo do Bolsonaro e dizer que ele tava ferrando todo mundo, pois o Faustão e sua equipe sabe que o programa iria ao ar após os primeiros dias do governo Bolsonaro.
      Ao mencionar o imbecil que está lá, pode até ser HONESTO. Ele já entregou os fatos pois ele não poderia está falando do Temer, já que até às pedras sabem que ele é desonesto.
      E não estava falando de outros HONESTOS na câmara pois apenas um cargo alto como presidente pode “ferrar ou não com todo mundo.

      Resposta
    • 15/01/2019 em 22:09
      Permalink

      Exatamente! Quando o Fautao cita que a honestidade, faz referência clara ao Bolsonaro. Isso o Blog Boatos não levou em consideração, que é o argumento mais importante da declaração.

      Resposta
  • 08/01/2019 em 09:01
    Permalink

    Ouvi o vídeo – o Faustão chamou todos os eleitores de Bolsonaro de idiotas.
    Mostrou total desrespeito pela democracia- que è a vontade da maioria.A início da Fala dele, conclamou a todos para uma resistência, quando disse que na hora do futebol, carnaval todos se unem! Sugerindo que tirássemos o “imbecil-honesto”
    Ilícito penal de injúria contra o Presidente e todos que o elegeram.
    No outro vídeo tentou, sem êxito, desfazer o que falou na TV . O medo de perder a grade do programa, por falta de audiência, a grana originária do Brasil que o sustenta a viver nos EUA. Enfim, a emenda foi pior que o soneto!
    Boato. Org eu ouvi o vídeo,
    Nunca repasso notícias falsas – tb recorria só boato. Org – isto o que Faustão falou posteriormente foi uma figura de linguagem chamada silogismo! Não colou…!

    Resposta
  • 08/01/2019 em 05:03
    Permalink

    Se a decretação do Faustão é dúbia, porque então ele não estaria falando do Bolsonaro?
    “Pode até ser honesto” faz referência a quem?
    Criar um espantalho para algumas pessoas não mais funciona.
    As estrategias de Schopennhauer ja nao funcionam.

    Resposta
  • 07/01/2019 em 22:51
    Permalink

    Era só editar. Eu adorei . Mas se fosse real. Foi usado pra causar mesmo ou foi um lapso dos editores?
    Que será?

    Resposta
  • 07/01/2019 em 22:18
    Permalink

    Nada convincente a explanação de boatos.org desta vez

    Resposta
  • 07/01/2019 em 22:02
    Permalink

    Bolsonaro foi eleito em 28 de outubro!
    Ou seja, foi direcionado a ele!
    Fato!

    Resposta
  • 07/01/2019 em 21:49
    Permalink

    Agora eu tenho certeza que essa boatos é quem espalha fakenews.
    Não adianta querer passar pano para o rolha de poço, para bons entendedores meia palavra basta

    Resposta
  • 07/01/2019 em 21:23
    Permalink

    Se o Faustão referiu -se a políticos, então o termo certo seria “imbecis” e não imbecil, o que sugere referisse a uma única pessoa.

    Resposta
  • 07/01/2019 em 21:09
    Permalink

    Nesse caso por que a gravação foi ao ar?…Poderiam simplesmente ter suprimido esta fala, ou não? Provavelmente a rede golpe, opa, Globo está batendo em cima do inominável eleito em seus telejornais devem ter achado que essa fala iria de encontro aos seus interesses. Mas o desmentido do Faustão ficou pior que a emenda, passou um pano e deu um lustre.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)