Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Datena é detonado ao vivo em programa por “homem simples” #boato

Datena é detonado ao vivo em programa por “homem simples” #boato

Datena é detonado ao vivo em programa por “homem simples”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um homem entrou ao vivo no programa do Datena e detonou o apresentador durante exibição do Brasil Urgente. Vídeo comprova a ação. 

O “grosso” das notícias falsas em relação às manifestações do dia 7 de setembro foi, de certa forma, neutralizado. Mesmo assim, fake news, por assim dizer, residuais continuam circulando por aí. A última envolve o nome do apresentador José Luiz Datena.

Um vídeo de um homem criticando o apresentador, atacando o ministro Alexandre de Moraes e defendendo as ações do presidente Jair Bolsonaro está sendo compartilhado como se fosse uma entrada ao vivo no programa Brasil Urgente. Junto ao vídeo, está circulando mensagens que apontam que o homem “detonou” Datena ao vivo e que “Não pode ser cortado”. Leia textos que circulam online e assista ao vídeo:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: Por essa o datena não esperava se ferrou transmissão ao vivo não pode ser editada e agora DATENA Versão 2: Homem simples detona datena ao vivo: “Eu gostava do seu programa, hoje eu tenho nojo de escutar a sua voz” ( Veja o vídeo) Versão 3: Por essa o datena não esperava se ferrou transmissão ao vivo não pode ser editada e agora DATENA. Datena se ferrou?? Eu gostava do seu programa. Homem simples detona Datena.

Vídeo: é falso que assalto foi realizado com camiseta no retrovisor de carro

Datena é detonado ao vivo em programa por “homem simples”?

O vídeo se espalhou com muita força na internet e, claro, deixou muita espantada com a ousadia do “homem simples” e com a falta de reação do apresentador. Só há um detalhe: o vídeo em questão não foi veiculado “ao vivo” no Brasil Urgente.

A mensagem e o histórico deste tipo de boato já nos deixa muito desconfiados da veracidade da informação. A mensagem que circula junto com o vídeo tem características de fake news como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de citação de fontes confiáveis que comprovem que o vídeo foi exibido ao vivo no Brasil Urgente.

Não bastasse isso, essa técnica de pegar um vídeo “aleatório” e fazer uma montagem como se fosse de uma participação em um programa ao vivo não é nova. Em 2018, um vídeo de alguém defendendo a Ditadura Militar começou a circular como se fosse de uma entrada na GloboNews. O que ocorreu em 2021 não foi muito diferente disso.

Antes da participação do “homem simples” virar uma entrada ao vivo no Brasil Urgente, ela foi publicada em canais bolsonaristas em seu “formato original”: um vídeo gravado do celular. Foi apenas depois que o vídeo original circulou que alguém fez a montagem e o incluiu no programa.

A programa de que é uma montagem está na própria reação do apresentador. Se você prestar atenção, Datena continua falando (até de forma serena) mesmo durante a reação do “homem simples”. Vale apontar que, ao fazer uma busca por notícias do “homem detonando Datena ao vivo no Brasil Urgente” (se o episódio fosse real, já teria virado notícia em sites especializados em televisão).

Ao fazer reversa da imagem da participação do homem, nada encontramos. Na realidade, achamos um vídeo que provavelmente foi utilizado como base para montagem. É essa abaixo em que, em fevereiro de 2020, telespectadores ligaram para o programa para falar sobre o preço dos combustíveis.

Sobre o conteúdo, não é sequer possível dizer que o homem “detonou o apresentador”. Na realidade, o sujeito apenas repetiu a velha ladainha de bolsonaristas: “que Bolsonaro está certo e que a culpa do que ocorre no Brasil é do STF”. A interpretação se ele “detonou” ou só “choramingou” fica a cargo de quem assiste.

Resumindo: a história que aponta que um homem entrou ao vivo no Brasil Urgente e “detonou” o apresentador José Luiz Datena é falsa. Não passa de mais um boato que circula online fruto de uma montagem (das mais toscas, por sinal).

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3vN6CET
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: