Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Daniela Mercury chama Jesus de gay durante Festival Lula Livre, mostra vídeo #boato

Daniela Mercury chama Jesus de gay durante Festival Lula Livre, mostra vídeo #boato

Boato – Em apresentação no Festival Lula Livre, cantora Daniela Mercury desrespeitou a Bíblia e chamou Jesus Cristo e gay e bicha. 

Desde a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que aconteceu no dia 7 de abril de 2018, diversos políticos, famosos e anônimos têm protestado na frente da Superintendência da Polícia Federal, em Curitiba. Outros têm protestado pelas redes sociais.

Uma dessas manifestações “offline” foi realizada em 28 de julho. Na ocasião, políticos e artistas organizaram o Festival Lula Livre pedindo a liberdade do ex-presidente. E o evento tem dado o que falar até hoje. De acordo com um vídeo que anda circulando nas redes sociais, a cantora Daniela Mercury teria desrespeitado a Bíblia e chamado Jesus de gay e bicha durante o festival. Confira:

Versão 1: Veja como foi o show Lula Livre na noite no rio, o que Lula e seus cupinchas defendem! O cúmulo do absurdo com palavrões, desrespeito à Bíblia e a Jesus, questionando sua opção sexual (ao final do vídeo) e escrachando o povo brasileiro! Versão 2: Daniela Mercury nunca mais e quanto ao Lula, o mau caráter enganador do povo, acabou de vez, prisão correta e merecida! Reflita, tire suas conclusões!

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Daniela Mercury chamou Jesus de gay durante Festival Lula Livre?

Muita gente ficou impressionada com a tal declaração. Mas será mesmo que Daniela Mercury teria causado frisson durante o Festival Lula Livre ao questionar a opção sexual de Jesus? A resposta é não! E se você quiser mais detalhes, se segura aí e continua lendo.

Bom, para começo de história, as publicações que acompanham o vídeo possuem diversas características de boatos: são alarmistas, vagas (colocam o vídeo fora do contexto) e não citam outras fontes (como se o vídeo, por si só, bastasse para provar alguma coisa). Essas características já nos deixam desconfiados da veracidade da informação.

Não faz muito tempo, nossa equipe desmentiu um boato envolvendo o festival e outro cantor (no caso, Johnny Hooker). E, assim como naquela ocasião, Daniela Mercury também nunca esteve presente no “Lula Livre”.

Então, onde o vídeo teria sido gravado? Assim como no outro boato, as imagens foram feitas no Festival de Inverno de Garanhuns (PE). Já o protesto da cantora era dirigido ao cancelamento da peça “O Evangelho Segundo Jesus, Rainha do Céu”, que contava com uma atriz trans interpretando Jesus como uma travesti.

Já sabemos que o vídeo não é do festival. Mas há um “extra” na filmagem que circula online: ela sofre um corte no final para dar a entender que Daniela Mercury estava falando “era gay, muito gay, muito bicha” se referindo a Jesus. Na realidade, ela estava se referindo ao amigo dela Renato Russo. Você pode ver isso na transcrição ou no vídeo abaixo:

Em resumo: a história que diz que Daniela Mercury chamou Jesus de gay durante o Festival Lula Livre é falsa. A cantora não fez essa afirmação e também não estava presente no evento. As imagens foram feitas durante o Festival de Inverno de Garanhuns (PE) e o protesto da cantora era sobre o cancelamento de uma peça de teatro que mostra Jesus como uma travesti. Ou seja, boato.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.