Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Capa do Charlie Hebdo chama artistas brasileiros de babacas #boato

Capa do Charlie Hebdo chama artistas brasileiros de babacas #boato

Boato – Jornal francês, Charlie Hebdo, chamou artistas brasileiros, que protestaram contra Temer no Festival de Cannes, de babacas.

Desde que Michel Temer extinguiu os ministérios da Cultura e o das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos, muitas pessoas foram às ruas e iniciaram manifestações contrárias aos atos do presidente interino. Secretarias de Cultura por todo o país foram ocupadas e nas redes sociais várias correntes tem se espalhado a respeito do ‘golpe’.

Em capa falsa, Charlie Hebdo teria chamado artistas brasileiros de babacas
Em capa falsa, Charlie Hebdo teria chamado artistas brasileiros de babacas

Nessa mesma onda, artistas brasileiros contrários ao governo de Temer levaram suas opiniões até o tapete vermelho do Festival de Cannes, na França. Lá, o diretor e atores do filme Aquarius mostraram cartazes denunciando um golpe no Brasil e o afastamento ilegítimo de Dilma.

Essa atitude deixou muita gente irritada por aqui, fez render muitas críticas na internet e supostamente até o Charlie Hebdo entrou no clima. Utilizando seu tom ácido e satírico, o jornal francês teria ironizado a manifestação dos atores brasileiros em sua capa e os chamou de babacas.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A imagem da capa, postada na página Organização de Combate à Corrupção já rendeu mais de 1700 compartilhamentos e vem acompanhada da revoltosa legenda:

ATÉ CHARLIE HEBBO FAZ CHACOTA COM ARTISTAS BRASILEIROS QUE NÃO SE IMPORTAM COM A CORRUPÇÃO, O CAOS, E O DESEMPREGO NO SEU PAÍS.

Charlie Hebdo chamou artistas de babacas?

Pois bem, sem rodeios: só de olhar é possível ver que a capa do jornal é falsa. A péssima qualidade da imagem, a montagem descarada das frases nos cartazes (visivelmente modificadas em algum programa de edição), as chamadas que são as mesmas da edição de setembro de 2012 do jornal. De verdadeiro só a foto dos artistas no tapete vermelho, nada mais.

Mais feio ainda, essa história do Charlie Hebdo criticar o Brasil nem é inédita. Aqui no Boatos.org já desmentimos falsificações semelhantes pelo menos duas vezes – em uma o jornal teria satirizado Dilma, na outra, o ex-presidente Lula.

Resumindo a novela, a capa é falsa, a crítica é falsa e a comoção desnecessária. Mais um monte de gente caindo em outro #boato.

PS: Esse artigo foi uma sugestão da leitora Kely Cristina. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.