Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Charge de Lula é capa da Charlie Hebdo #boato

Charge de Lula é capa da Charlie Hebdo #boato

Boato – Ex-presidente Lula está na capa da revista Charlie Hebdo. A vergonha nacional também é noticiada em francês.

Depois que Lula foi nomeado como ministro da Casa Civil do governo Dilma uma informação voltou a circular na internet: a de que a revista francesa Charlie Hebdo teria feito uma capa com o ex-presidente apalpando o traseiro de mulher com vendas e balança. Ela seria “a Justiça”. Junto a imagem, apareceu o seguinte texto:

Lula está na capa da revista Charlie Hebdo, diz boato
Lula está na capa da revista Charlie Hebdo, diz boato

Uma vergonha nacional também é noticiada em francês e amplamente divulgada na Europa: Lula, ex-presidente do Brasil e “PAI” de uma facção chamada PT, é satirizado com expressão de sarcasmo, pelos caricaturistas do jornal francês Charlie Hebdo, passando a mão na “bunda” da justiça brasileira, foi destaque de capa na última edição deste periódico. A manchete diz (tradução): “Confirmado: O Supremo Tribunal Brasileiro é uma merda.”da PETROBRAS

A tal capa da Charlie viralizou no Facebook após a confirmação de Lula na Casa Civil. A grande questão estava relacionada ao fato do ex-presidente “fugir” na Primeira Instância da Justiça Federal (e do juiz Sérgio Moro) e passar a ser julgado pelo STF. Mas será mesmo que a capa existe? A resposta é não.

Depois do atentado contra a revista, em janeiro de 2015, algumas capas falsas da revista começaram a circular na internet. Já havíamos desmentimos uma capa em que Dilma aparecia nua.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Voltando a capa de Lula. Olhando o Facebook oficial da Charlie Hebdo, não achamos a tal capa. Vendo mais alguns detalhes, descobrimos que a imagem é de uma capa de 2012 da publicação. Por sinal, a capa mostra uma imagem do profeta Maomé. Isso causou revolta entre muçulmanos. A imagem de Lula foi feita em cima de outra charge, publicada no Peru. Dê uma olhada aqui.

Sendo assim, podemos afirmar que a capa da revista Charlie Hebdo com Lula é falsa. Tudo não passa de uma montagem de pessoas que não simpatizam com o governo. Agora se eles têm ou não razão na imagem, aí são outros quinhentos.