Boato – O apresentador Carlos Massa, o Ratinho, alertou que o filme Corpus Christi, de Jean Wyllys, será exibido nos cinemas.
Quando falta criatividade para os criadores de notícias falsas, histórias antigas são requentadas e levemente modificadas para dar uma impressão de atualidade. É justamente isso que acontece no texto que vamos desmentir hoje.
Circula na internet a informação de que o apresentador Carlos Massa, mais conhecido como Ratinho, teria denunciado o lançamento do filme Corpus Christi. De acordo com a mensagem, o filme seria uma paródia gay da vida de Jesus e seria dirigido por Jean Wyllys. O texto foi publicado em alguns blogs. Leia a mensagem que circula online (reprodução do Facebook):
Carlos Massa, o Ratinho, denunciou filme Corpus Christi de Jean Wyllys?
Por incrível que pareça a história se espalhou online. Falamos “por incrível que pareça” porque se trata de um dos boatos mais batidos da internet. O texto do “alerta” é idêntico (inclusive com os erros de português e pedido de compartilhamento) a outro boato envolvendo uma denúncia contra Jean Wyllys.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
A única diferença entre os boatos é que na outra versão a denúncia não havia “autor”. Só por isso já dá para desconfiar que não há alerta algum do Ratinho.
Mas e o filme, existe? Também não. Já desmentimos algumas vezes a história do tal filme Corpus Christi. Inclusive o texto de alerta (que circula na internet) serviu como base para a “denúncia” contra Jean Wyllys. Explicamos mais sobre o filme no vídeo abaixo:
Deu para entender? O boato que envolve Ratinho e Jean Wyllys é uma evolução de um boato que envolve só o nome de Jean Wyllys que, por sua vez, é a evolução de um boato envolvendo a exibição do filme Corpus Christi sem o nome de ninguém. Lembra que falei sobre falta de criatividade nos boateiros. Aí está a prova.
Junte isso ao fato de que o próprio Carlos Massa desmentiu a informação em sua página do Facebook. De acordo com o apresentador, ele não usa a internet para falar de filmes. “Reforçando e pedindo a todos os meus seguidores que ignorem uma página fake da internet que faz referencia a um filme brasileiro. Estão usando o meu nome de má fé. Obrigado”, diz. Assista ao vídeo:
Resumindo só para ficar bem claro: não há filme de Jean Wyllys e nem denúncia de Ratinho tampouco filme Corpus Christi. Trata-se mais um boato que circula na internet sobre o assunto.
Ps.: Esse artigo é uma sugestão de diversos leitores via WhatsApp. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.