Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Camila Pitanga volta atrás e diz que laudo médico apontou Covid-19 em vez de Malária #boato

Camila Pitanga volta atrás e diz que laudo médico apontou Covid-19 em vez de Malária #boato

Camila Pitanga volta atrás e diz que laudo médico apontou Covid-19 em vez de Malária, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Depois de anunciar que está com malária, a atriz Camila Pitanga voltou atrás e admitiu que laudos médicos apontaram que ela está com Covid-19.

Assim como nas boas (ou más) histórias de ficção, o que não faltam são “spin-offs” no mundo das fake news. Hoje, vamos falar de um texto que surgiu depois que o boato que apontava que a atriz Camila Pitanga estava com Covid-19 foi desmentido.

De acordo com textos que circularam em redes sociais, Camila Pitanga e os médicos que a atenderam “admitiram” que haviam se enganado. O laudo médico da atriz teria confirmado que ela estaria com Covid-19 e não com malária. Leia a mensagem que está circulando, principalmente, em redes sociais como o Facebook e Instagram:

Confira o desmentido em vídeo:

Camila Pitanga volta à internet e choca os fãs ao revelar que após realizar tratamento com Cloroquina, descobriu erros nos laudos médicos, que apontavam Covid-19 ao invés de Malária

Camila Pitanga voltou atrás e disse que laudo médico apontou Covid-19 em vez de Malária?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Por incrível que pareça, a nova tese se espalhou com muita força na internet e gerou muitos comentários contra a atriz. A mensagem que fala sobre o “engano” de Camila Pitanga e dos médicos, porém, não procede.

A mensagem, por si só, já nos deixa desconfiados. Assim como “bom boato” na internet, é vaga, alarmista, com erros de português e não cita uma fonte confiável. Ao buscar sobre o assunto em fontes confiáveis, nada encontramos a respeito da história. Ao contrário disso, encontramos desmentidos.

Além do desmentido da “primeira fase do fake” (feito também pelo Boatos.org), as agências de checagem Lupa e Aos Fatos desmentiram a informação. Ambos apontaram que a história, antes de viralizar no Facebook, surgiu em um perfil no Twitter “especializado” em notícias inventadas. O próprio perfil diz o seguinte: “A maior revista de notícias fictícias da internet. Não acredite em nada que encontrar aqui. Perfil independente de humor criando sátiras e paródias todo dia”.

É importante citar que, ao buscarmos por mais informações no perfil oficial de Camila Pitanga no Instagram, não achamos nada sobre ela falar que laudos estavam errados. Ao publicar que ela e a filha estavam curadas da doença, reafirmou, ao agradecer os profissionais do Hospital das Clínicas (em São Paulo), que teve a doença. Leia o que ela escreveu:

Ontem fizemos a verificação de cura e estamos muito felizes com o novo resultado! Claro que vamos precisar fazer alguns exames periódicos, pq é pouco provável, mas acontece da malária voltar!!! E é isso. Fiz essa foto entre médicas e agentes de saúde, uma equipe grandiosa em número e capacidades. Meu agradecimento à rede SUS e esse centro de excelência que é o departamento do laboratório da Sucen.

Resumindo: a história que aponta que Camila Pitanga e os médicos admitiram que o laudo da atriz estava errado e que ela estava com Covid-19 é falsa. A história surgiu em um perfil de notícias fictícias e foi levado mais a sério do que deveria entre usuários do Facebook e Instagram.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/318Tn5c
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK