Caetano Veloso e Manuela D’Ávila posam com camiseta “Presidente Louco, podemos lhe defecar hoje?” #boato

Boato – Segurando camiseta com frase “Presidente Louco, podemos lhe defecar hoje?”, Caetano Veloso e Manuela D’Ávila posam sorrindo para foto. 

Desde 2018, os ânimos entre a chamada esquerda e direita andam à flor da pele. Na internet, isso se materializa em forma de críticas e muitas (mas muitas!) fake news. E as eleições presidenciais de 2018 estão aí para provar isso.

Acontece que, mesmo depois do final das eleições, os embates seguem. E as fake news também! Nos últimos dias, uma história sobre o assunto tem circulado nas redes sociais. De acordo com a foto que acompanha a publicação, o cantor Caetano Veloso e a jornalista e política brasileira Manuela D’Ávila estariam segurando uma camiseta com uma frase ofensiva contra o presidente Jair Bolsonaro. Segundo a publicação, os dois apareceriam rindo, segurando a camiseta com a frase estampada “presidente louco, podemos lhe defecar hoje?”. Confira mensagens que circulam online:

Confira o desmentido em vídeo:

Versão 1: “Vamos boicotar show desse moleque. Ele não respeita a vontade do povo brasileiro!”. Versão 2: “Esse babaca é o maior enganador, o maior criador de boicotes aos jovens cantores, que o Brasil já teve! Quero que você se afogue na sua defecação, babaca enganador!”. Versão 3: “A VERDADEIRA FACE DE CAETANO ! NÃO RESPEITA O POVO BRASILEIRO E SUAS ESCOLHAS”.

Caetano Veloso e Manuela D’Ávila posam com camiseta “Presidente Louco, podemos lhe defecar hoje?”

A informação já está circulando há algum tempo nas redes sociais (como Facebook e WhatsApp) e tem sido bastante comentada (e condenada pelos defensores do presidente Jair Bolsonaro). Apesar disso, a história não passa de fake news.

A jornalista e política brasileira Manuela D’Ávila já deve estar cansada de ver o rosto dela aqui no Boatos.org. As informações falsas envolvendo o nome da política não são novas (e parece que voltaram com força total após o anúncio de que ela vai concorrer à Prefeitura de Porto Alegre). A equipe do Boatos.org já desmentiu um montão delas, como a que dizia que uma foto mostraria Manuela D’Ávila com olheiras e tatuagens de Che Guevara e Lenin. Também a que indicava que ela teria usado uma camiseta com a frase “Jesus é travesti” e, por fim, a que apontava que Manuela teria dito que abortar seria a única saída para não criar filho de vagabundo.

Ao buscar por mais informações sobre o assunto na internet, descobrimos que a foto, na realidade, não passa de uma montagem. A foto original foi publicada, na página oficial de Manuela D’Ávila no Facebook, no dia 8 de fevereiro de 2019. E bem, a imagem mostra que a camiseta, na verdade, é uma provocação a Bolsonaro, mas a frase é totalmente diferente. A estampa que aparece na camiseta é a frase “orange is the new Queiroz”, um trocadilho com o seriado “Orange is the new black” e com o caso Fabrício Queiroz, ex-motorista e segurança do senador Flávio Bolsonaro (filho do presidente do Brasil). Na época, Queiroz estava sendo investigado por causa de movimentações financeiras suspeitas em suas contas.

De acordo com a publicação, a camiseta faz parte do Instituto “E se fosse você?”, comandado por Manuela D’Ávila com o objetivo de combater o ódio e as mentiras nas redes sociais. Na oportunidade, a peça foi dada de presente ao cantor Caetano Veloso. Vale ressaltar que a camiseta foi lançada antes do Carnaval e o tema acabou fazendo sucesso entre os foliões.

Em resumo: a história que diz que Caetano Veloso e Manuela D’Ávila posaram sorrindo segurando camiseta “Presidente Louco, podemos lhe defecar hoje?” é falsa! A foto não passa de uma montagem. A imagem original foi retirada de uma publicação na página oficial de Manuela D’Ávila no Facebook. A foto foi publicada no dia 8 de fevereiro de 2019 e a frase que estampa a camiseta é “orange is the new Queiroz”, um trocadilho com a série “orange is the new black” e com o caso Queiroz.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2H2c3Iu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK