Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Bráulio Bessa, do programa Encontro, faz cordel para Bolsonaro e Haddad #boato

Bráulio Bessa, do programa Encontro, faz cordel para Bolsonaro e Haddad #boato

Boato – O repentista nordestino Bráulio Bessa aceitou o desafio para fazer um cordel sobre as eleições. Nele, o poeta do programa da Fátima Bernardes critica Haddad, os comunistas e diz que vota em Bolsonaro.

Dentre as cinco regiões do Brasil, a única, de acordo com pesquisas eleitorais, na qual Bolsonaro não venceria Haddad é o Nordeste. Talvez por isso, a região tem recebido uma atenção especial das campanhas para o segundo turno (tanto de um lado quanto de outro). Atenção que, claro, é convertida em boatos.

A última história viral dá conta de que o cordelista Bráulio Bessa, que participa do programa da Fátima Bernardes, teria feito um cordel sobre as eleições. Na canção, ele teria se mostrado totalmente favorável a Bolsonaro e chega a citar kit gay, comunismo e não poupa críticas a Haddad. Leia as mensagens que circulam online, confira a transcrição do vídeo e assista:

Versão 1: Este é o maravilhoso poeta que está sempre no programa da Fátima Bernardes … Ele Fez cordel com tema: eleição/Bolsonaro. NEM O POETA DA GLOBO APOIA O HADDAD!!! Versão 2: Esse nunca mais vai ser chamado pra programas da Globo.Mas o cordel dele disse tudo…#B17 Bolsonaro

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 3: #EleSIM! Repentista nordestino Bráulio Bessa – do Programa da #comunista Fátima Bernardes (#GLOBO) – aceita desafio e faz poesia em apoio ao Jair #BOLSONARO … Depois desse “desafio” esse famoso repentista nunca mais vai ser convidado a participar do programa da #comunista Fátima Bernardes… #JairBolsonaro_Presidente_PSL17. Vídeo de Bráulio Bessa

Transcrição: CORDEL PARA BOLSONARO. Quem vota no HADDAD vive no mundo da lua, pois se ele ganhar a eleição, continua a falcatrua, vamos ter venda de droga liberada em nossa rua, não é bom para a família, nem pra minha nem pra sua, na ideia do Haddad homem não nasce homem, mulher não nasce mulher, a partir dos seus 6 anos pode ser o que quiser, e pra isso ir pra frente o que ele fez eu sei, tentou lançar nas escolas esse tal de kit gay, veja só que malvadeza, tirar das nossas crianças, inocência e pureza, prá você imaginar o quanto ele é do mau, o seu chefe esta preso num presidio federal, nesse crime organizado, a coisa ta muito feia, as ordens que ele recebe vem de dentro da cadeia, vou dizer o que eu penso, mas digo só pra você em matéria de bandido já ganhou do PCC mas caiu na lava jato e isso não vou ver mais,roubarem nosso dinheiro através da Petrobras, da Vale, JBS, o povo não aguenta mais, NÃO QUERO QUE ISSO VOLTE, pelo bem da nação, POR ISSO QUE O MEU VOTO É MESMO PRO CAPITÃO Um homem honrado, que nunca foi acusado de pegar nenhum tostão. Aconselho a todo mundo a votar no 17 para que a vida seja mais bela, e consigamos sair de vez, do horror da Venezuela, Eu não quero no poder um amigo do MADURO, os bonitos ficam ricos, e o povo fica DURO. Por isso a partir de agora eu convoco a toda Gente, VOTE MESMO BOLSONARO COMO NOSSO PRESIDENTE.

Bráulio Bessa, do programa Encontro, fez cordel para Bolsonaro e Haddad?

Muitos fãs de Bolsonaro (inclusive no Nordeste) saíram compartilhando o tal vídeo e comentando que, depois dessa, Bráulio Bessa não seria mais chamado para o Programa Encontro, da Fátima Bernardes. Mas será mesmo que o vídeo procede? A resposta é não. Vamos aos fatos.

De cara, achamos o tal cordel um tanto quanto estranho. O primeiro ponto está no fato de que não achamos a tal manifestação pró-Bolsonaro em nenhuma rede social de Bráulio Bessa. A lógica seria ele postar em perfis oficiais, não? Para além disso, notamos uma certa falta de sincronização entre a voz e a articulação de Bráulio no vídeo. Por fim, notamos que a voz da “introdução” é diferente da voz da declamação.

Esses indícios nos fizeram acreditar de que se tratava de uma montagem. Os indícios se tornaram realidade quando descobrimos o vídeo original. Na filmagem, de março deste ano, Bráulio Bessa fez um cordel sobre a série La Casa de Papel. Assiste aí:

Bem, já deu para ver que a história não procede. Mas tem mais um detalhe que precisamos pontuar. O cordelista usa como “argumento” dois conteúdos de fake news desmentidas aqui. Uma é sobre Haddad falar que o Estado decide sobre crianças após os cinco anos. Outra é sobre o kit gay.

Resumindo: a história que aponta que Bráulio Bessa, que participa do Programa Encontro com Fátima Bernardes, fez um cordel sobre Bolsonaro e Haddad é falsa. O vídeo é uma montagem feita em cima de um vídeo dele sobre a série La Casa de Papel.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.