Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Vídeo que mostra performance de artista com vela no ânus não é do Brasil e não foi financiada com dinheiro da Lei Rouanet

Vídeo que mostra performance de artista com vela no ânus não é do Brasil e não foi financiada com dinheiro da Lei Rouanet

Apresentação de arte em universidade pública tem performance com vela no ânus e é financiada pela Lei Rouanet, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um artista fez, em uma universidade pública, uma performance com uma vela no ânus e que apresentação foi financiada pela Lei Rouanet. 

  Análise

Basta um vídeo polêmico de uma apresentação artística (muitas vezes o intuito da apresentação é causar furor mesmo) surgir que histórias tentando relacionar algumas figuras surgem na internet.

Na história de hoje, um vídeo (que não iremos exibir aqui) mostra um artista fazendo uma performance em que está “equilibrando” uma vela no ânus enquanto é arrastado por cordas por duas pessoas em um tablado. Junto ao vídeo, há mensagens que apontam que se trataria de uma apresentação em uma universidade federal com o financiamento da Lei Rouanet. Leia algumas mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que Lula foi flagrado beijando Suzanne von Richtofhen

Versão 1: Faculdade federal Me diz… Isso é arte pra você?? Uma pessoa com uma vela acesa no ânus, e pior sendo pago para apresentar esse lixo, com o dinheiro do povo pela lei Roane.  É o fim

Versão 2: Vela no ânus? Isso é  arte?Dinheiro da lei Rouanet  sendo jogado no lixo…. Versão 3: RECEBI NO #ZAP QUE ISSO AQUI ACONTECEU NA U.S.P. E CAPTOU 10 MILHÕES DE LEI RUANEI. ALGUMA AGÊNCIA PODERIA VERIFICAR? Literalmente… Nosso dinheiro sendo despejado no RALO!

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que a apresentação com a vela ocorreu em uma universidade do Brasil? 2) Qual é a origem da apresentação com a vela? 3) A performance foi financiada pela Lei Rouanet?

É verdade que a apresentação com a vela ocorreu em uma universidade do Brasil?

Não é verdade. Na realidade, o que houve foi a publicação em uma página “de humor” voltado para conservadores que foi “comprada” como verdade por algumas pessoas. A apresentação não só não ocorreu em uma universidade pública brasileira como também não é do Brasil.

Qual é a origem da apresentação com a vela?

Não. O vídeo tem um YBDG na legenda. Ao buscar pelo conteúdo, chegamos ao grupo Young Boy Dancing Group. O grupo suíço (mais exatamente de Zurique) é conhecido por performances como a do vídeo (uma delas virou inclusive uma fake news desmentida pelo site).

A performance foi financiada pela Lei Rouanet?

Como é possível inferir (como o grupo é da Suíça e o vídeo não é do Brasil), a apresentação em questão não teve nenhum tipo de financiamento que se utilizou de mecanismos como da Lei Rouanet.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que a performance da vela tenha sido gravada em uma universidade brasileira e sido financiada pela Lei Rouanet. Trata-se de uma fake news que só está circulando para gerar críticas a artistas e universidades.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)