Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Entretenimento > Antonio Fagundes fica bêbado e apanha em posto de gasolina #boato

Antonio Fagundes fica bêbado e apanha em posto de gasolina #boato

Antonio Fagundes fica bêbado e apanha em posto de gasolina, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – O ator petista Antonio Fagundes foi flagrado bêbado enquanto apanhava em um posto de gasolina. Vídeo mostrou tudo.

  Introdução

A nossa sessão de boatos “clássicos” aponta, hoje para algo que teria ocorrido com o ator Antonio Fagundes. Agora, em 2023, um vídeo atribuído a ele voltou a circular na internet.

Nas imagens, um homem idoso provoca um outro homem em um posto de gasolina. Em seguida, ele leva um soco, cai no chão. Junto ao vídeo, mensagens apontam que se trata de Antonio Fagundes, que ele seria um petista e que as imagens foram gravadas “ontem” em São Paulo. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: Antônio Fagundes, ator petista da globolixo bêbado, arrumando confusão e apanhando em um estacionamento de um posto de gasolina, ontem a noite em São Paulo. Versão 2: ANTÔNIO FAGUNDES, ator petista da globolixo (Ele Não) bêbado arrumando confusão e levando um “Sossega Iáiá“ no estacionamento de um posto de gasolina, em São Paulo. Que vexame!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

  Análise

Vimos o conteúdo se espalhar, principalmente, por meio de mensagens no WhatsApp. Vimos, também, o vídeo e a mensagem se espalharem por meio de redes sociais como o Twitter, Facebook e Instagram.

Assim como um boato “clássico”, a mensagem tem características de fake news como o caráter vago (inclusive com o “ontem”), o tom alarmista, os erros de grafia e a falta de citação de fontes confiáveis que confirmem a informação.

E, assim como um boato clássico, trata-se de uma informação que já foi checada. Esta mentira foi desmentida pelo Boatos.org em maio de 2018. Vamos nos aprofundar no desmentido na terceira parte do nosso texto.

Na checagem, vamos responder às seguintes questões: 1) É Antonio Fagundes que está no vídeo em questão? 2) Quem é a pessoa que está no vídeo e o caso ocorreu ontem? 3) Antonio Fagundes é um petista?

Checagem

É Antonio Fagundes que está no vídeo em questão?

Não é. Em 2018, o Boatos.org entrou em contato com a assessoria de comunicação do ator que negou que fosse ele no posto de gasolina. Na ocasião, o próprio perfil do Instagram do ator apontou que se tratava de uma fake news. “O VÍDEO QUE ESTÁ CIRCULANDO ESTA MANHÃ ENVOLVENDO O NOME DE ANTONIO FAGUNDES É FAKE”.

Quem é a pessoa que está no vídeo e o caso ocorreu ontem?

Como se imagina (uma vez que o vídeo circula há mais de cinco anos), o vídeo não ocorreu “ontem”. O homem em questão é um engenheiro de São Paulo e a agressão ocorreu em maio de 2018 em um posto de gasolina no bairro de Alphaville, em Barueri (SP).

Antonio Fagundes é um petista?

Não necessariamente. Ele já fez campanha para Lula, nas eleições de 1989, mas disse no ano passado que “não faz campanha para mais ninguém”. Por outro lado, ele já fez críticas pesadas a Bolsonaro e bolsonaristas.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que o vídeo que viralizou na internet mostre o ator Antonio Fagundes apanhando em um posto de gasolina. Na realidade, o vídeo mostra outro homem e a história é uma fake news que já desmentimos há algum tempo.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm